Tarcine 14/10/2022
Em uma época que Marquês de Pombal queria transformar Portugal em um país iluminista, sobretudo através da laicização do ensino e da expulsão dos jesuítas do país, Basílio da Gama foi preso e condenado ao exílio na Angola por ser acusado de ser amigo dos jesuítas. Para se livrar da condenação, ele recua do seu engajamento pró-jesuíta e escreve um poema em louvor ao casamento da filha do Marquês. Depois disso, Marquês ficou comovido e Basílio foi liberado.
Por volta dessa época, Basílio da Gama escreveu "O Uraguai", que critica os jesuítas e defende a política de Marquês de Pombal e, após a publicação do livro, ele se tornou oficial da secretaria do reino.
"O Uraguai" traz versos decassílabos brancos e cinco cantos sem separação em estrofes. A epopeia se divide nas cinco partes clássicas: preposição, invocação, dedicatória, narrativa e epílogo. A escola literária da obra é o arcadismo, que fala bastante da natureza e traz o índio como o herói.
Sobre a história do livro: Narra uma guerra. No Rio Grande do Sul existia sete povoados que eram administrados pelos jesuítas espanhóis e que viviam em comunhão perfeita com os índios guaranis. Ao sul do Uruguai, existia uma colônia chamada Sacramento, que era administrada por jesuítas portugueses. Com a assinatura do Tratado de Madri, em 1750, Portugal deveria passar a colônia de Sacramento para a Espanha e, a Espanha deveria passar as sete colônias (Sete Povos das Missões) para Portugal, mas os índios que habitavam os Sete Povos das Missões resistiram essa delimitação de terras e foram instigados pelos jesuítas a defenderem estas terras. Para combatê-los, um exército luso-espanhol é formado e é chefiado pelos comandantes Gomes Freire de Andrade (de Portugal) e Catâneo (da Espanha).
Personagens:
General Gomes Freire = comandante das tropas portuguesas. É bom, mas se vê obrigado a machucar os outros, porque os jesuítas não saem do território.
Catâneo = comandante das tropas espanholas.
Cacambo = chefe indígena da tribo e marido de Lindóia - que era muito apaixonada por ele.
Caitutu = irmão de Lindóia.
Lindóia = índia mais linda da aldeia.
Balda = líder jesuíta da tribo. É muito ruim.
Sepé = guerreiro indígena muito forte.
Tanajura = feiticeira muito poderosa que dá rumo a história.
É importante ressaltar que, por conta da estratégia de Basílio, a todo momento ele exalta os índios e os portugueses e combate os jesuítas abertamente.
CANTO 1: Começa com um flashback. Logo no começo, já é dado o spoiler da vitória das tropas portuguesas sobre os povos indígenas que viviam às margens do Rio Uruguai, chamado naquela época de Uraguai. Esse spoiler é uma técnica literária chamada "in media res", que é quando a narrativa da história começa pelo meio da história, e não no começo. Daí, a história retorna ao eixo normal dos acontecimentos: O General Andrade explica as razões da guerra e as topas portuguesas e espanholas se reúnem para combater os indígenas e os jesuítas.
CANTO 2: Os exércitos marcham em direção a Sete Povos das Missões. Chegando lá, Andrade manda soltar alguns índios prisioneiros, na tentativa de resolver a questão com diplomacia. Depois disso, ele se encontra com Sepé e Cacambo, mas o acordo é impossível. Ocorre então o combate. Os índios lutam com bravura, mas não têm chances diante das armas de fogo dos brancos europeus. Sepé morre em combate e Cacambo comanda a retirada.
CANTO 3: As tropas acampam em uma das margens do Rio Uraguai depois da batalha. Enquanto isso, na outra margem do rio, Cacambo, que ainda não tinha voltado para casa depois do combate, descansa e sonha com o espírito de Sepé, que incentiva Cacambo a incendiar o acampamento inimigo. Cacambo então atravessa o rio e incendeia todo o acampamento e foge correndo pra casa para contar a notícia. Mas ele tem o azar de encontrar o padre Balda primeiro, que manda prendê-lo e matá-lo envenenado, porque deseja que seu afilhado Baldeta se torne Cacique, no lugar de Cacambo, e se case com Lindóia, no lugar de Cacambo. Lindóia fica sabendo da morte do amado e procura ajuda da feiticeira Tanajura para também encontrar a morte. A velha prepara um feitiço, mas ao invés de conseguir o que queria, Lindóia tem visões dos grandes feitos do Marquês de Pombal em Portugal. Ela não entende nada e volta para casa.
CANTO 4: Acontece os preparativos do casamento de Lindóia com Baldeta, por vontade do padre Balda. Porém, Lindóia está sofrendo por ter perdido seu amado Cacambo, não quer casar e decide fugir para um bosque, onde se deixa ser picada por uma cobra e morre. Enquanto isso, os brancos chegam na aldeia e os indígenas fogem, mas antes colocam fogo em tudo.
CANTO 5: Basílio da Gama encerra a tarefa e se despede, expressando as sua opiniões sobre os jesuítas, os colocando como os grandes responsáveis pelo massacre aos índios. Também faz referências aos crimes cometidos pela Companhia de Jesus, agradando muito o Marquês de Pombal.