Internacionalismo ou extinção

Internacionalismo ou extinção Noam Chomsky (Em Português)

Resenhas - Internacionalismo ou extinção

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gigio 24/01/2022

A poucos passos do apocalipse
Essa obra trata de dois temas de extrema importância e urgência: o aquecimento global e as armar de destruição em massa. São dois grandes perigos à que estamos expostos, e os dois criados/causados pela própria huminadade.
Trata-se de um compilado de palestras e entrevistas, com boas sacadas e ótimos argumentos. Como sempre, Chomsky foi brilhante. No entanto, por ser um tema de tamanha relavância, acredito que deveria ser tratado com maior profundidade.
A introdução é o melhor "capítulo" do livro, por essa razão me decepcionei um pouco com o que veio depois.
Fabricy 25/01/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler! Sou da área ambiental!

Gigio 25/01/2022minha estante
É bom, mas carece de profundidade. Mas valeu como um alerta.

Fabricy 26/01/2022minha estante
Sério? Mas vale mesmo, precisamos acordar!

Bruno Palmeiras 24/07/2021

Noam Chomsky SEMPRE necessário
Em mais um livro o Noam aborda um tema importantíssimo: ou caminhamos para a luta internacional ou caminhamos a passos largos para extinção. As empresas só pensam no lucro imediato, os governos, muito pelo lobby dessas empresas, pouco fazem para minimizar ou eliminar a exploração do meio ambiente em larga escala. E esse lobby, além de comprar governos, manipula pessoas através de redes sociais, mídia e etc, há muitos negacionistas dos problemas relacionados ao meio ambiente. E ainda há mais um agravante nos últimos tempos: o crescimento da extrema direita autoritária e totalitária (sim, são pleonasmos) no mundo.

Janaina Vieira - Escritora 19/06/2022

Chomsky: a voz da razão!
Quando Chomsky se pronuncia sobre qualquer assunto é preciso dar-lhe toda atenção. Afinal, ele certamente está certo em suas colocações/opiniões. Nesse livro, que é a compilação de várias entrevistas e eventos dos quais ele participou, ele fala de algo que, no fundo, muitos de nós já sabem: estamos nos encaminhando para o fim da nossa própria espécie, fato esse causado por nós mesmos, principalmente ao longo dos últimos 150 anos...

As causas que ele aponta são, basicamente, três: o aquecimento global, as armas nucleares e os sucessivos ataques à democracia em vários países de todo o mundo. A solução? Está, unicamente, nas mãos das pessoas, das populações, que, seja onde for, devem se unir e pressionar políticos e autoridades em prol de causas positivas para todos, em conjunto. Ou seja, Chomsky vê o ativismo como o único caminho para pararmos o relógio do Juízo Final que ameaça as cabeças de todos.

O livro nos faz pensar - e muito - no mundo em que vivemos, na banalidade e na inutilidade de continuarmos a valorizar coisas sem importância e na necessidade de pensarmos e agirmos coletivamente, pelo bem de todos. Se continuarmos passando pela vida em prol apenas de nossos próprios umbigos e de nossos interesses tantas vezes mesquinhos, o fim da raça humana sobre a Terra estará cada vez mais próximo. É o que queremos de fato? Penso que não! Por isso, mudar agora é a chave, é a solução, é o caminho a ser trilhado. Por todos.

13marcioricardo 14/03/2024

Ou temos juízo ou o apocalipse.
Livro que fala sobre a necessidade de uma cooperação a nível global para, essencialmente, evitar a nossa extinção enquanto espécie. A nossa e outras.

Assim, Chomsky revela sua preocupação com o enfraquecimento das democracias, a ameaça cada vez mais real de uma guerra nuclear e o aquecimento global que não pára de crescer.

Esperava mais porque já tinha visto vários elogios que colocavam o autor nos píncaros. A mim, pareceu-me que disse o óbvio. Não que não seja necessário, mas de um intelectual tão renomado esperava ler algo que já não se soubesse.

Noam não esconde seu ativismo, suas preferências políticas e sua parcialidade. Parece, por vezes, um pouco ingênuo. É uma pena que, como todos, não tenha abordado a solução óbvia de curto/médio prazo para a pobreza, miséria, capitalismo selvagem, aquecimento global e outras tragédias humanas...
Regis 14/03/2024minha estante
Interessante... ?

Art 12/07/2022

A sexta extinção da humanidade
A obra é composta por um compilado de entrevistas e seminários realizados com o autor, sendo praticamente uma transcrição das falas de Chomsky em formato de livro. São abordados 3 temas principais, os quais são tratados como motivos que podem nos levar às ruínas: o enfraquecimento da democracia, os já presentes problemas ambientais que se agravam cada vez mais e a ameaça de guerras nucleares.

Com o primeiro, temos uma análise da ascensão da extrema direita no período em que a obra estava sendo construída (Viktor Orbán, Bolsonaro, Trump, etc) e suas políticas autoritárias e negacionistas que se relacionam em muito com o segundo tema principal, enquadrando a ignorância de tais líderes na questão ambiental que leva ao ceticismo sobre o assunto, mesmo com a realização de pesquisas por parte de organizações internacionais (exemplo da PNUMA, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Inclusive, o autor ressalta importantes levantamentos que demonstram o quão esse pensamento está presente nos Estados Unidos. Cerca de 40% da população do país não acredita no aquecimento global ou em eventos climáticos, além da alta porcentagem de membros do partido republicado estadunidense que negam as consequências do aquecimento global ou, talvez até pior, reconhece que está acontecendo, mas acha que não deve fazer nada a respeito. Tais dados devastadores apenas refletem as políticas econômicas que ignoram os tratados de redução de gases estufa em pró da economia, a mais pura representação do capitalismo neoliberalismo e sua prática de colocar o interesse econômico e o lucro acima de qualquer coisa, mesmo que contribua para uma verdadeira extinção. Ao final da abordagem de ambos os pontos, temos trechos sobre o ativismo político e citações de Chomsky de como ele deve ser feito. A ideia é sempre prezar pela organização do movimento, com uma pauta bem definida e atacando a RAIZ do problema, atingindo e tentando mudar as condições dadas pela autoridade ou organização. Um exemplo dado por Chomsky é uma pesquisa (Arlie Hochschild) realizada em áreas pobres do estado de Louisiana onde Trump é majoritariamente apoiado, mesmo que ele e o partido republicado pouco faça política de assistência àqueles de menor renda. O objetivo é entender, de fato, o que leva tais pessoas a apoiarem o candidato de extrema direita.

"É fácil, digamos, em uma New Yorker, colocar um cartum sobre o Trump e sobre o quanto ele é ridículo, mas isso não é entender a questão. Talvez pareça ridículo, mas ele alcança pessoas por certos motivos, e nós deveríamos estar interessados nesses motivos. É como jovens muçulmanos no Ocidente se juntando aos movimentos de Jihad. Gritar com eles não é suficiente. Existem razões. Se você olhar para as circunstâncias de vida deles, poderá enxergá-las e então torna-se possível abordá-las"

Também é destacada a importância em se organizar para pressionar organizações sobre devidas demandas, mesmo que sejam pequenas, mas ainda úteis. Chomsky usa o exemplo de mães que se organizaram e conseguiram, por meio do diálogo com representantes locais, um semáforo para a rua que os filhos têm que atravessar quando vão à escola.

O terceiro ponto centraliza sua abordagem na política internacional e no processo histórico de proliferação mundial de armas nucleares e o que poderia ter sido feito por parte das grandes potências (principalmente se tratando dos EUA) para impedir tal situação por meio do exercício da diplomacia. O risco de conflitos envolvendo a OTAN também são apontados (e realmente eclodiram em 2022), principalmente como consequência da sua expansão e de suas políticas de "segurança nacional" (bem contraditórias), além, é claro, das práticas imperialistas dos Estados Unidos que, com o seu poder político e financeiro, consegue impor a submissão dos demais por meio de organizações internacionais financeiras que tem impacto mundial.

"Quando os EUA impõem sanções, sanções devastadoras e assassinas - e são o único país que pode fazer isso -, então todos têm que obedecer. A Europa pode não gostar das ações contra o Irã, mas todos os países têm que obedecer, devem "obedecer ao mestre"", ou então são expulsos do sistema financeiro internacional".

O livro é curto e, até por isso, não se aprofunda tanto em certos tópicos muito interessantes que acaba citando, mas a leitura ainda vale muito a pena pelos tópicos e reflexões principais.

Mucho texto

Vou ler não

Art 12/07/2022minha estante
canalha!!

Você aí postando textão em 2022

Art 12/07/2022minha estante
a JORNALISTA mariantonia falando de textão!!!!

Josi 21/02/2021

Um alerta sobre as grandes urgências globais
Nesse texto Chomsky traz algumas reflexões sobre as duas maiores ameaças atuais à existência humana, o aquecimento global e o descaso com os tratados de não proliferação de armas nucleares (encabeçado pelos EUA e seguido por outros países). É fato entre a comunidade científica que estamos passando pela 6ª extinção em massa (algo que não é novo na Terra, porque obviamente tivemos outras 5 edições desse acontecimento), o que não sabemos ainda é se iremos além dela ou não. Ou se nos adiantaremos a ela apertando o botão do cataclisma nuclear por algum posicionamento idiota de algum político idem. Chomsky ressalva a importância do manifesto e organização popular para a pressão dos políticos e companhias ao redor do mundo para que tomem as ações necessárias a fim de preservar a vida humana, já que de outra forma não o farão. Os interesses capitalistas, como bem vemos na conjuntura atual, se orientam pelo maior lucro, não importa quanto sofrimento seja infligido às populações ao redor do mundo. Um importante entrave é, além de tudo, a ameaça ao estado democrático em diversos países na figura de chefes de estado de extrema direita partidários de autoritarismo e do negacionismo científico. Não tem salvador da pátria, se quisermos que as coisas mudem, teremos que nós mesmos nos juntar e organizar para fazer algo.

Gio 06/04/2022

"A sociedade sobreviverá por muito tempo?"
O livro cai como uma luva para esse ano em relação ao conflito entre Ucrânia e Rússia, as eleições para presidente e nas questões ambientais. Infelizmente a única alternativa que nós temos é ser otimista e não desistir de tudo para não gerar uma situação de cinismo ou comodismo maior do que já temos no tocante a revoluções nos âmbitos políticos, econômicos, científicos e sociais.

Pâmela Cristina 02/05/2022

Leitura importantíssima, depois da leitura fiquei com um sentimento de impotência. Imaginava que estávamos a beira da extinção, mas não pensei que fosse tão próximo.

Maria.Neves 07/04/2022

Risco nuclear
O autor discorre em seus artigos sobre o risco de um desastre nuclear ocasionado pela presença de um arsenal nuclear assustador nas mãos de uns poucos países.
Além desse risco também há o risco de alterações climáticas provocadas pelas ações humanas e que estão sendo ignoradas por alguns governos e empresas visando "lucros".
Alerta que para a solução deveria haver uma "união" entre os países para evitar essa catástrofe enquanto ainda é tempo.

Rodrigo Leão 04/11/2023

Incrível
Reconhecido como um dos principais intelectuais contemporâneos, defensor ferrenho da democracia e crítico da política externa dos Estados Unidos e do poder global das grandes corporações, Chomsky mostra-se preocupado com o futuro e explica detalhadamente o porquê. Segundo ele, os estados nacionais não têm mais a capacidade para controlar o futuro e preservar o planeta. Só movimentos populares vão conseguir acordos mundiais em defesa do clima e da paz.

Paulo 29/04/2023

Alerta necessário
Trata-se de um livro que nasceu de uma participação do autor em um seminário, incluindo transcrições de entrevistas onde ele alerta para dois grandes problemas que podem sim nos levar a extinção: o aquecimento global e o risco de hecatombe nuclear. Por fim, ainda acrescenta um terceiro elemento: o risco às democracias com a ascensão da extrema-direita em vários lugares do mundo.

Rebekah 13/09/2020

Partes do livro em forma de entrevista que não aprofunda o tema, mas introduz ao pensamento do autor para buscar mais. Pontos interessantíssimos que valem reflexões e revisões de pontos de vistas.

Ruttiere 02/02/2022

Relógio do juízo final
Chomsky através de uma palestra nos mostra o que ameaça a nossa sobrevivência no planeta. Ameaças internas provocadas por nós mesmos ao longo desta vida no planeta.
Reitera que temos pouco tempo para reverter esta situação e só conseguiríamos evoluir se a sociedade pensasse no internacionalismo. Estamos num ponto que não basta cada país pensar em si, devemos pensar no todo.

Enfoca que a mudança deve partir através do ativismo de todos nós e para além disso, as potências mundiais incluir nossa sobrevivência na pauta.

Felipe.Camargo 16/01/2022

Um incansável intelectual
No último dezembro, Chomsky completou 93 anos, mesmo assim continua sendo uma importante resistência em relação a tirania do poder político ( e econômico) no mundo contemporâneo.

O presente livro é um compilado de entrevistas e declarações sobre as principais ameaças da nossa época. O autor lista 3 grandes vilões: a eminência de uma guerra nuclear, o aquecimento global e a deterioração dos sistemas democráticos, sendo esse último, um ponto crucial, visto que, ele pode frear os dois primeiros itens.

No início do livro, uma breve apresentação do pensamento do autor sobre a pandemia.

Giu 04/02/2021

Meu primeiro contato com o pensamento do Noam Chomsky, e já aprendi tanto em tão poucas páginas.

Infelizmente, sou um pouco mais cética e pessimista do que o pensador, não tendo expectativa alguma de que a gente possa reverter os danos que a humanidade já causou e evitar a extinção.

Mas, talvez, se todos parassem para ouvir ou ler a palavra de Chomsky, teríamos uma chance. Por isso, indico a leitura a todos, principalmente quem pretende ter ou já tem filhos e netos e deseja que eles tenham um futuro e um mundo para habitar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5