Democracia Ameaçada

Democracia Ameaçada Joshua Wong

Resenhas - Democracia Ameaçada

Tabita.Cardozo 07/06/2023

Um livro bastante atual. Com uma linguagem singular e acessível o autor traz à luz as ameaças que o Estado Democrático de Direito vem enfrentando e como esse movimento ditatorial tem se fortalecido. Excelente leitura.
Leonardo914 18/08/2023minha estante
Fiz uma resenha sobre esse livro, da uma olhada lá e vê o que acha

Tabita.Cardozo 28/08/2023minha estante
Acabei de ler! É impressionante mesmo como o movimento na China se assemelha ao que está acontecendo com o Brasil.

Leonardo914 28/08/2023minha estante
Exatamente, pode não ser absurdo dizer que personalidades políticas aqui estão recebendo todas as diretrizes a seguir direto daquele país lá.

Leonardo914 17/08/2023

Liberdade em Risco
E impressionante a estranha coincidência os atos da ch1na contra os de Hong Kong, atos esses que dá pra comparar facilmente com o que acontece no Brasil, que me faz suspeitar que são seus tentáculos agindo aqui.
As grandes mídias, judiciário, congresso, e grandes empresários cooptados pelo governo, escolas e universidades contaminados com a cultura comunista, manifestantes pacíficos sendo presos, as vezes com o emprego de violência, sem o devido processo legal, deputados de oposição sendo presos ou até tendo o mandato cassado, aparelhamento dos setores públicos, impedimento de candidato disputarem eleições e a perseguição de jornalistas independentes.
E o que dizer sobre a estranha coincidência de em meio a intensos protestos contra o governo do PCCh
Surgir de repente uma epidemia de (SARS) em Hong Kong próximo do mesmo lugar onde foi o marco zero da pandemia do atual SARS que vivemos, abrindo o caminho para expansão dos tentáculos e supressão imediata de várias liberdades inclusive individuais.
A essa altura ch1na já tem parte da Ásia e América latina nas mãos levando infraestrutura super-manufaturadas e rota da ceda, deixando governos locais com enorme dívidas e exportando a cultura da vigilância absoluta dos cidadãos, com sua enorme ambição de liderar ordem internacional nova.
Em fim DEMOCRACIA AMEAÇADA!

Lisie.Julio 13/01/2024

3/5
Gostei da crítica ao poder judiciário. Fora isso, o livro é basicamente a descrição dos dias de prisão que o autor viveu, por conta do seu movimento pró democracia.
Esperava uma reflexão mais profunda mas considerei superficial.

ricardinho 31/10/2023

Autocracia
Democracia ameaçada: A liberdade de expressão em risco e porque precisamos agir, agora.
O livro é uma espécie de diário do ativista honconguês Joshua Wong. Trata-se de cartas escritas quando o jovem esteve preso por incitar protestos como a "revolta do guarda-chuva amarelo", por exemplo. Joshua fala da falta de liberdade irradiada pela China e de como são tratados aqueles que ousam falar contra o regime comunista do país asiático. Fala, também, do Oathgate, ferramenta utilizada pelo governo para tirar os direitos políticos e prender eleitos que não seguem a sua cartilha, com a justificativa de que não está sendo seguido o juramento.
O povo está seguro quando dados são manipulados, não há liberdade para oposição e todo o poder, inclusive o judiciário, é controlado pelo governo monocraticamente? E o mundo pode abster-se do que acontece em uma região específica em nome do lucro ou medo dos tentáculos chineses?
Cabe uma boa reflexão, principalmente em um país polarizado politicamente e governado pelo judiciário, podendo estar a poucos passos de uma autocracia.
Leitura indicada.

site: @photobrincando