Asas Partidas

Asas Partidas Khalil Gibran

Resenhas - Asas Partidas

Aniram 27/12/2022

Um clássico. Porém, datado.
Comprei este livro porque é um clássico e porque queria ler algo do autor. Porém, quando lemos obras mais antigas (e de culturas diferentes), precisamos estar preparados para encarar maneirismos e muito drama. Definitivamente, esse tipo de romance não é o tipo de literatura que me agrade.
GG 18/02/2023minha estante
O drama MDS!!!!!!!!! O cara é bem melodramático mesmo, chega a ser um pouco engraçado às vezes.

Nathan 23/11/2022

Relembrando 2022
Este definitivamente não é o meu tipo de livro....
A história até é bonita, mas todo o drama e poesia que eu não estou acostumado não foi muito bem.

Matheus 10/10/2022

Que escrita gostosinha. Fala da melancolia ao invés da rebeldia contra o sistema; da história gigante do Líbano que em qualquer lugar pode ter um sítio arqueológico (Astarté fenícia e o Cristo bizantino juntos) e crítica social foda à corrupção na igreja.
Em só cem páginas.
Muito legal.
Pulei as partes de sentimentalismk puro... foi meio demais pra mim.

maduxz 02/09/2022

Oh, Deus, tem piedade e emenda nossas asas partidas!
Asas partidas conta uma verdadeira história de amor entre dois jovens.
O livro é escrito de forma bem poética, sempre com comparações e metáforas muito bem estruturadas.
Além disso, a história faz uma crítica ao papel social da mulher no Líbano.
Recomendo muito pra quem gosta de poesia.

fernandaugusta 29/08/2022

Asas Partidas - @sabe.aquele.livro
"Oh, meu Deus, tem piedade de mim e recompõe minhas asas partidas!"

"Asas Partidas" nos apresenta o descobrimento do amor de Gibran e Selma. Aos 18 anos, Gibran é um jovém solitário e melancólico, até que um velho amigo de seu pai lhe pede uma visita. Em uma casa com um belo jardim nos arredores de Beirute, Farris Effandi Karamy - o amigo - apresenta sua filha Selma a Gibran e os dois passam a ansiar as visitas e conversas no belo jardim.

Na noite em que declaram seu amor, Farris é chamado à presença do ambicioso bispo Ghalib. O padre, cobiçoso da grande fortuna de Farris, requisita Selma em casamento para seu sobrinho, Mansur Bey, homem cruel e ganacioso. Ali começa a desventura do amor de Selma e Gibran, que mesmo não sendo proibido, nunca poderia ser vivido em sua plenitude, já que os pássaros de asas partidas, mesmo contemplando o imenso céu, não podem alçar voo.

São 112 páginas de uma história muito triste, pois o que vemos é a descoberta do mais puro sentimento ser maculada pela opressão do casamento sem amor. Selma é a mulher que vai muito além do Líbano, que vemos em todos os lugares deste mundo: sacrifica a própria felicidade em nome de um bem maior, com um fim trágico.

Gibran, narrador em primeira pessoa, lamenta a perda de sua amada desde o prólogo com profunda dor. Temos um livro de alto caráter poético, com apelos e reflexões muito dramáticas sobre amor, fé e morte. Entremeando-se à história temos uma forte crítica social, à Igreja (o que levou o autor a ser excomungado) e ao apagamento feminino, o que confere um teor muitíssimo atual para esta obra, publicada originalmente em 1912.

Para quem quer conhecer literatura árabe, "Asas Partidas" é uma excelente apresentação. Recomendo.

girlatbook 20/06/2022

you are in love, true love
a escrita poética me pegou um pouco, acho que não é realmente meu estilo de livro, mas adorei ver a devoção e o amor retratado por ambos, é difícil encontrar um amor tão grande assim hoje em dia.

Ana Salafica 27/02/2022

Um livro lindo sem sombras de dúvidas. Não sabia muito ao bem o que encontraria quando comecei a leitura e devo dizer que fiquei bastante surpresa em me deparar com, não apenas uma bela e na mesma medida triste história de amor, como também uma crítica nada velada ao estado de coisas da época.
Só não o considero perfeito no que se propõe pela escrita um tanto prolixa ou talvez repetitiva na primeira metade do livro. De resto, foi uma experiência realmente muito boa.

Monique | @moniqueeoslivros 07/02/2022

Al-Ajniha Al-Mutakassira
{Leitura 06/2022 - ?? Líbano}
Asas Partidas - Khalil Gibran

Esse é um livrinho curto que fala de amor. E já dizia Fernando Pessoa que "todas as cartas de amor são ridículas, não fossem ridículas não seriam cartas de amor". Bueno, com esse livro funciona mais ou menos assim.

Escrito em 1912, esse romance biográfico conta a história de um amor que não deu certo. Narra sobre a submissão e falta de direitos das mulheres daquela época, e também sobre a imposição e o conflito entre religiões.

A história de amor do casal é uma espécie de Romeu e Julieta, e me fez lembrar Camilo Castelo Branco, com seus Amores de Perdição e Salvação. Entretanto, o pano de fundo desse livro é algo a que devemos prestar atenção.

Khalil Gibran foi excomungado da Igreja Católica quando essa obra foi publicada. O poder de um Bispo e seu sobrinho cruel é aqui a representação de toda uma sociedade, onde Poder, Estado e Religião caminhavam (ou caminham?) lado a lado.

E a mulher que não tem direito a desejar, não tem direito a amar e precisa se submeter ao pai e depois ao marido também é evidenciada aqui. Tortuosos caminhos esses que desde 1912 percorremos, em qualquer lugar do mundo.

@loop.literario 06/02/2022

Clássico Libanês
Amei a liricidade do autor, a forma como explora e caracteriza o amor por Selma é lindo demais.

Além disso, a crítica que faz a sociedade apesar de sítio, é bem feita.

Quero conhecer O profeta.

gabreadings 22/01/2022

Surpreendente!
Quando me indicaram esse livro, fui com uma certa expectativa ? o que, eu sei, não é muito bom para o leitor. Mal tinha começado a leitura quando me deparei com a seguinte frase:

?A melancolia que acompanhou meus primeiros anos não resultava da falta de divertimentos (tinha-os muitos) nem da falta de companheiros (encontrava-os onde quer que estivesse); era um mal nato em minh?alma que me fazia amar a solidão e o isolamento, e neutralizava a minha inclinação para os prazeres e as diversões e cortava as asas da minha juventude.?

Acho que foi, acima de tudo, a escrita poética de Gibran que me comoveu e fez com que eu me apaixonasse por essa história de amor entre dois jovens. Praticamente dois adolescentes que não conheciam nada sobre amar e encontraram um no outro aquilo que dera sentido à vida de tantos antes deles. Aliás, o livro foi inspirado na história real do primeiro amor de Gibran, que foi possível e impossível ao mesmo tempo.

Me encantei com o livro, superou minhas expectativas e se tornou um favorito, que eu levarei para a vida.

Joi Coimbra 10/01/2022

O amor é a única flor que brota e se entreabre sem a ajuda das estações.
"Não sou digna de uma nova vida de amor e paz; não sou bastante forte para usufruir dos prazeres e das doçuras, porque um pássaro de asas partidas não pode voar no céu espaçoso"

Um livro profundo sobre primeiro amor e sentimento. No entanto, um amor trágico, poético com um paralelo entre tristeza e amor. Recomendo a leitura, me surpreendi com a estória, existem belas citações que fazem você refletir como um todo. Traz ainda relatos da cultura em que os personagens estão inseridos, o que influência totalmente no curso do romance.

"O amor é a única liberdade do mundo, porque eleva tanto o espírito que as leis da humanidade e o fenômeno da natureza não podem alterar seu curso."

Branco Junior 27/12/2021

Asas e almas partidas
O relato de um amor verdadeiro, tão sublime, que o mundo dos interesses, dos desejos materiais, dos valores mundanos não comporta. A dor de um amor compartilhado, porém impossível é muito maior do que quando um lado ama e outro despreza.

Alexandre Marchito 26/12/2021

O Profeta te deixará com as Asas Partidas
O amor puro entre Khalil Gibran e sua amada Selma vai deixar a todos com Asas Partidas.

Prefiro a poesia de Gibran, mas fiquei encantado com o romance autobiográfico.

gislele 19/07/2021

Um romance trágico cheio de floreios e descrições bastante poéticas de um primeiro amor, no geral eu gostei foi interessante ler sobre um amor avassalador de uma cultura q até então eu desconhecia, a escrita é carregada de metáforas, muito lindo!