Asas Partidas

Asas Partidas Khalil Gibran

Resenhas - Asas Partidas

Jean Bernard 23/05/2021

Belíssimo
Poético e filosófico, lírico e espiritual. Num paralelo entre felicidade e tristeza, um tecido de amor e tradição é cerzido profundamente.
Tão belo quanto profundo, questões tão importantes são tratadas nessa pequena e belíssima obra.
Recomendo fortemente a leitura.

Ana 22/07/2020

"As palavras de Gibran expressam com eloquência sentimentos e pensamentos de que a humanidade continua a precisar".

O livro mais sensível, que mostra o amor em toda sua inocência, além da dor do luto e da separação, e a revolta contra um sistema antiquado que destruiu o futuro de uma mulher, como já fez com tantas outras, e ao mesmo tempo tornou um amor que nasceu da inocência da juventude impossível, mesmo após a morte.

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario Asas partidas
O único romance escrito por Gibran foi baseado em partes, numa aventura real. Durante os quatro anos que Gibram passou no Líbano a aperfeiçoar seu árabe entre a idade de 16 e 20 anos, apaixonou-se por uma bela jovem de sua cidade natal, Hala Daher, e pediu-a em casamento. Mas o tio da moça era um bispo, e Gibran já era conhecido por seu anti clericalismo. O bispo proibiu à sua sobrinha desposar um anticlerical. Gibran propôs à namorada fugir com ele para os Estados Unidos. Mas a moça, embora amasse Gibran, preferiu sacrificar seus sentimentos a desafiar proibições e tabus que, na época, pareciam constituir o próprio fundamento da sociedade e da religião. E aí termina o paralelo entre a vida real e o romance.
A atmosfera do romance, transmite o sofrimento das mulheres orientais, sacrificadas nas suas aspirações mais legítimas, à incompreensão e à prepotência do homem, opondo, todavia, aos seus opressores, não a revolta e a rebelião, mas uma resignação digna e melancólica que as tornavam ainda mais merecedoras de apoio.
O romance é muito sentimental, trazendo a história de um primeiro amor, romântico e cheio de sonhos. E embora partilhado e ilimitado, esse amor termina numa imerecida tragédia, independentemente da vontade e do comportamento dos heróis. Prepare-se para excesso de lágrimas, suspiros, lamentações e sufocações. O ponto alto é o esplendor das imagens, as misteriosas correspondências postas entre a natureza e a alma, o poder de transmitir as emoções, a habilidade com que a lua, o firmamento, as flores, o vento são transformados em instrumentos que formam, com os sentimentos humanos, uma sinfonia de irresistível encantamento. ♡

site: https://www.instagram.com/p/-KsseMmv7b/?taken-by=pomarliterario

Craotchky 14/12/2016

Algumas palavras
"E se nossas mãos se encontrarem noutro sonho, construiremos mais uma torre no céu." - O profeta

Em abril deste ano li O profeta, o mais famoso livro de Gibran Khalil Gibran. Depois deste li mais alguns até que cheguei a este, o sétimo livro dele que concluí. Asas partidas é o único romance do autor. Não venho aqui para falar tanto deste livro, mas para falar um pouco de minha experiência até então com este escritor, poeta, pintor, entre outras coisas.

Khalil Gibran é libanês e através de seus escritos conseguiu dispersar sua obra para além do mundo árabe. Com 11 anos mudou-se com a família para os Estados Unidos até que, aos 16 anos, voltou ao seu país para aperfeiçoar seu árabe. Durante sua carreira concluiu livros tanto em inglês quanto na sua língua mãe. Tornou-se um dos mais notáveis escritores orientais.

Um dia me perguntaram: Ele é bom?
Respondi: Ele é diferente.

Digo o seguinte: Ele não é bom, por vezes cansa. E o que me faz querer ler ainda mais? Bom, os textos dele são diferentes daqueles que costumo ler, daquela literatura que costumo consumir. Vários livros nada mais são do que reuniões de textos. Nos vários que li encontrei poemas, meditações, pensamentos, algumas opiniões e muitas divagações, parábolas e um único romance, justamente este. Não posso deixar de dizer que cada livro que leio me obriga a marcar muitas citações, muitas.

Porém existem termos que posso atribuir a todos: Metáforas, sentimentalismo, lirismo, profundidade, sensibilidade, exageros, tudo isso inserido numa constante prosa muito poética. Irá discorrer sobre o bem e o mal, a vida, o prazer, a religião, a alma, a justiça, as ilusões, a loucura, o amor, a paixão, a morte, a vida, o universo e tudo mais. Isso de uma forma muito particular, com muitas analogias e geralmente em parábolas.

Todos meus livros do autor são da editora ACIGI: Associação Cultural Internacional Gibran. Parece ser uma espécie de editora ou organização criada justamente para publicar a obra do autor. Sempre com o mesmo tradutor e quase todos os volumes com pouco mais de 100 páginas, ilustrações do próprio Gibran e capas que seguem um mesmo padrão.
Receio ter deixado escapar as mensagens mais profundas que ele tencionava passar com suas palavras.

"Os que o amor não escolheu por adeptos não ouvem quando o amor fala. Esta narração não foi escrita para eles." - Asas partidas
🕊
JADYE 22/12/2016minha estante
Deu vontade de ler! Além dessa obra, alguma outra sugestão?

Craotchky 22/12/2016minha estante
Recomendo O profeta pois é o mais famoso e talvez o melhor. Não é difícil de achar em sebo, comprei os meus por, em média, 6 reais.

Leandro 11/10/2012

Um dos meus primeiros livros, simplesmente invejável. Passei toda minha adolescência desejando o amor como dos personagens.

Paulo 04/08/2012

Filosofia, crítica e poesia em prosa
Um livro realmente tocante, mas que nem todos apreciarão.
Nesse livro pode-se sentir toda a doçura do poeta Khalil Gibran que põe sua própria experiência e dor com grande profundidade. E com toda a espiritualidade da literatura oriental.
Além disso trás a filosofia cristã de sofrimento honrado em dualidade contrastando esse sofrimento com o paganismo de Astarté, da mitologia fenícia.
E já não bastasse tudo isso, Gibran ainda faz suas duras críticas ao clero. Pois além de suas convicções contra esse, foi o mesmo que o separou de seu amor na história que deu origem à estória.

Julia Rafalski 25/02/2010

Chorei 118 páginas de mais pura inveja de um amor tão grande.

Takeshita 27/02/2010minha estante
Depois dessa resenha, tive que colocar o livro na estante pra ler assim que puder!!!