O Homem-Abelha de Orn

O Homem-Abelha de Orn Frank R. Stockton

Resenhas - O Homem-Abelha de Orn

1 | 2 | 3 | 4

David 15/12/2023

Uma história curtinha, com esse título e que começa assim:

"No antigo país de Orn vivia um velho que era chamado de Homem-Abelha, porque passava todo o seu tempo na companhia de abelhas."

Se não tivesse sido escrito em 1887, eu diria que a personagem poderia ser uma versão minha de aposentado. Pior que ao finalizar... percebi que pode ser realmente isso mesmo.

Ana Luiza 28/02/2022

Divertido e engraçado!
Me diverti muito lendo essa história. Com aquele tom de contos de fadas e um humor gostoso, uma ótima leitura para o intervalo do dia.

Mayara 08/12/2020

Perfeito.
Eu queria ler esse conto há muito tempo, mas não tinha conseguido ainda um exemplar dele... até que hoje a editora Wish disponibilizou para compra (por fora da sociedade das relíquias, que só comecei a assinar há 3 meses) e só posso dizer que esse é um daqueles contos que te pegam e te deixam pensativo por algum tempo. Uma história que marca questões de identidade do nosso ser no mundo. Não poderia ter ficado mais fascinada. Vale a pena demais!

Kit 29/12/2021

Conto muito interessante e que traz uma reflexão muito boa sobre quem somos e como nos vimos. Curti muito a jornada do homem-abelha em busca de sua verdadeira forma.

Coruja 15/03/2021

Nunca ouvira falar de Stockton, de forma que esse conto me foi completamente inédito - e uma grata surpresa. Ela é bem singela, prosaica, mas de uma delicadeza que me emocionou. É uma história sobre identidade, quiça, sobre destino: a forma como os outros nos enxergam, o que eles acham que devemos ser e o que está realmente em nosso âmago. O homem-abelha do título pode até se deixar levar pelas afirmações arrogantes do mago, mas, ao final, segue seu destino e vocação.

O curioso é que a narrativa se presta a outras interpretações, algumas até opostas a minha. É verdadeiramente uma “obra aberta”, em que a intenção do leitor determina o tom. Imagino que o debate dele daria uma boa aula de hermenêutica ou de pura filosofia...

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/03/sociedade-das-reliquias-literarias-um.html

Janarybd 11/06/2020

Minuto Leitura: O Homem-Abelha de Orn
Uma simples pergunta, e bastou apenas ela, para surpreender e projetar sombras repentinas sobre um coração já velho e acostumado com toda uma vida. É possível que o velho nunca tenha refletido sobre o assunto até ser questionado por um viajante sobre o motivo de ter sido transformado. A partir daquele momento, a informação perturbou a mente do idoso a ponto de fazê-lo abandonar sua humilde rotina para iniciar uma viagem que revelasse sua verdadeira origem. Esse é o início da aventura de ?O Homem-Abelha de Orn?, publicado em 1887 pelo norte-americano Frank Richard Stockton.

Toda a aventura se passa no fantástico país de Orn, um lugar onde a fantasia fica mais evidente em detalhes e na peculiar interação entre as criaturas místicas que aparecem durante a saga do Homem-Abelha. Mesmo sendo feio, desarrumado, encarquilhado, marrom, pobre e parecer que as abelhas eram suas únicas amigas, o velho era feliz. Apesar disso, abandona a tranquilidade e parte em busca da sua verdadeira origem e, porventura, de toda uma outra vida que seja diferente da sua. E esta jornada é feita de encontros inusitados que impulsionam o desenrolar da viagem. Assim o país é percorrido desde sua extrema beleza ao local das mais horríveis criaturas, enquanto o idoso pensa e observa.

O norte-americano foi jornalista, escritor e humorista de carreira consolidada por uma coletânea de contos de fadas à época considerados modernos e inovadores para adultos e crianças. A escrita de Frank Richard Stockton é agradável e influenciada pela ficção científica e literatura gótica do século XIX. ?O Homem-Abelha de Orn? pode ser encarado como uma versão norte-americana para as fantasias produzidas pela Era Vitoriana na Europa. Como um convite para uma profunda reflexão sobre a forma como enxergamos a sociedade, essa obra pode ser, também, apenas uma bela ironia social.

site: https://soundcloud.com/user-567764695

Greyce 07/01/2022

Diferente
É um conto bem curtinho que faz a gente refletir sobre quem somos de verdade e talvez em destino, acho que é um final com várias interpretações. E por ser um conto antigo, encontramos preconceito em algumas partes da história, infelizmente alguns acontecem até hoje.

Giu 03/04/2021

Um conto super criativo e com uma moral relevante, perfeito para ensinar às crianças a questão da identidade. O final, pra mim, deixou um pouco a desejar, mas de resto é uma graça!

Erika Almeida 14/06/2020

O homem-Abelha de Orn
Escrito por Frank Richard Stockton e publicado pela primeira vez em 1887, o conto narra a história do Homem-Abelha, que vive de forma humilde e contente até que um certo aprendiz de feiticeiro aparece com notícias perturbadoras: o Homem-Abelha, diz ele, já foi alguém (ou algo) completamente diferente. Mas quem? Ou o que? Um gigante, um príncipe? Um cachorro ou um dragão? O agora inquieto Homem-abelha parte para descobrir a resposta.

Sumaia.Gomes 16/06/2020

Mais um conto da Sociedade das Relíquias Literárias da Wish. Uma história de fantasia simples, mas muito gostosa e com um ritmo muito bom leitura.

Não é algo extraordinário, porém a sua simplicidade e pureza encantam o leitor e o personagem principalmente é cativante. O conto acerta pela sua simplicidade.

Giulia29 25/06/2020

Gostei bastante deste conto fantástico.

Hellen84 27/06/2020

O conto é simples, mas tocante. Nos faz pensar mesmo com poucas palavras e até aquece o coração a certa altura.
O mundo poderia ter mais Homens Abelhas

Kássio 13/07/2020

Adorei!
A Wish tá caprichando muito nessa seleção de contos. E a alegria que dá chegar no final e ver todo aquele time só de mulheres?

1 | 2 | 3 | 4