Van Gogh

Van Gogh David Haziot

Resenhas - Van Gogh

Cristina Tronco 01/03/2011

Van Gogh
O livro apresenta de uma maneira bastante interessante toda a trajetória deste artista. Ele contextualiza histórica e culturalmente o ambiente no qual Vincent estava inserido, o que é essencial para compreender este personagem tão complexo (mesmo que deixe a leitura cansativa no início do livro).
Além de retratar os fatos da vida de Van Gogh, a biografia descreve as relações que este estabeleceu com seus familiares, colegas e diversas pessoas que cruzaram por ele. Através da descrição destas relações, conhecemos características e peculiaridades de outros ícones que também fazem parte da história da arte.

A história de Van Gogh sempre me intrigou. Sempre o conheci como “o pintor esquizofrênico que cortou a própria orelha”. Porém, conhecer sua trajetória, seu contexto, as situações de dependência e privação permitem uma percepção muito mais ampla e coerente tanto de suas pinturas quanto de seu estado mental. Pelo que pude perceber ele não era esquizofrênico (até hoje seu diagnóstico é discutido) e somente nos últimos anos de sua vida apresentou sintomas de algum transtorno mental mais grave. Sempre foi excêntrico, sem dúvida, e talvez por isso era visto como louco. Devemos lembrar que em sua época ( e não seria assim até hoje? ) qualquer comportamento fora do padrão era visto como loucura. Com isso, a “fama” de louco foi sendo reforçada.

Certamente recomendo a leitura.
Ótima não só como aprendizagem da história da arte mas também para reflexão pessoal!

Beatriz3345 22/03/2024

Chorei :D
Terminei de ler no ônibus e acabei até chorando, é triste ver como a vida de Vincent se desenrolou nesses poucos anos de vida dele. Quando achou que estava tudo bem, quando subiu para fora do poço, mas infelizmente caiu para dentro novamente e se afogou.

Pretendo ler outros livros que abordam sobre ele como "Cartas para Theo" e livros sobre a vida de outros artistas/pintores.

Se vocês gostam de ler ouvindo música de fundo achei uma playlist no Spotify chamada "Van Gogh vibes" que ouvi enquanto terminava de ler.

Rafa 28/04/2020

Vicent
Um gênio mal compreendido pela sociedade na época. Biografia com algumas lacunas.

anjapsi 23/02/2011

Troquei: vou dá-lo de presente...
Este livro esteve na minha meta... mas antes de iniciar a leitura definitiva... vou dá-lo ao Sr. Genro Carlos...rsrrsrsrsrs
mas não resisti e comprei uma biografia do adorado Kafka... só pra descobrir que ele foi um desenhista enrustido... rsrsrrsr... é muito IRÔNICO... né não?! (29/09/2010)
Lido Kafka (biografia), re-adquirido Van Gogh e volto a le-lo!

KURKA 18/08/2013

Inspirador
Para mim a história de Vincent é inspiradora. Ela é uma trajetória de determinação e de persistência. Um homem extremamente sensível e visionário, que passou a vida buscando o seu próprio eu por meio da sua pintura. Vincent estava a frente de seu tempo pela sua arte, como também perante a sociedade da época - moldada pela "moral e os bons costumes" que impossibilitaram que ele vivesse por duas vezes o que viria ser a construção de uma família.

Com a sua vida aprendi a confiar mais em mim e a persistir nos meus sonhos, mesmo que ainda falte muito para alcançar o meu melhor.

Isa 28/07/2017

Van Gogh - Biografia
O livro é muito bom para quem gosta de biografias detalhadas. A obra fala sobre toda a vida de Vincent, sobre seus problemas mentais, sua relação com seu irmão, Theo, e os casos amorosos que não deram certos em sua vida.
No livro contem cartas trocadas entre ele e seu irmão, Theo, em sua jornada para ser pintor reconhecido. Fala sobre os problemas financeiros que Van Gogh passou, sobre os poucos momentos lúcidos e até sobre o que poderia ter levado a cometer suicídio.

Ariane.Rodrigues 12/08/2022

??
Leiam a biografia desse artista, que coisa mais linda e triste a história dele. Agora eu consigo ver as coisas que ele pintou com outros olhos.