As 999 primeiras mulheres de Auschwitz

As 999 primeiras mulheres de Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - As 999 primeiras mulheres de Auschwitz

Janaina Edwiges 31/08/2020

“Abrimos e fechamos Auschwitz” - Edith Friedmann Grosman
O primeiro transporte oficial de judeus para Auschwitz foi composto por 997 mulheres da Eslováquia, entre adolescentes e jovens adultas. A ideia inicial dos nazistas era transportar 999 judias, mas devido a um erro de datilografia, dois números foram suprimidos.

Nesta história comovente, Heather Dune Macadam nos conta os horrores que essas mulheres enfrentaram no campo de concentração. A narrativa também nos permite conhecer um pouco mais sobre a vida dessas meninas nas cidades e vilarejos em que viviam até o momento do terrível anúncio: todas as mulheres judias solteiras, de 16 a 36 anos, deveriam se registrar para um exame médico e se comprometer com três meses de serviço governamental. As garotas e suas famílias foram enganadas pelo governo e acreditaram que iriam trabalhar em uma fábrica de sapatos. Na verdade, elas haviam sido vendidas aos alemães para realizar trabalho forçado e se tornariam prisioneiras.

Transportadas em vagões para gado, as meninas chegaram em Auschwitz no dia 26 de março de 1942, que ainda funcionava como uma prisão nazista para poloneses e soviéticos. Humilhadas, tendo as cabeças e corpos raspados, vestindo, em sua maioria, uniformes com sangue de soldados mortos, sem roupas íntimas e usando calçados que eram pedaços de madeira com tiras de couro, as garotas foram obrigadas a trabalhar na expansão do complexo do campo em condições extremamente precárias e exaustivas.

Com o passar das semanas, novos transportes de mulheres chegaram e as mortes se tornaram cada vez mais frequentes, por acidentes nas atividades que realizavam, fome, doenças, desnutrição, espancamentos, cobaias em experiências médicas, suicídio e nas terríveis câmaras de gás. As mulheres foram totalmente "destituídas de sua identidade, emocionalmente destruídas, exauridas e desumanizadas pela crueldade física e verbal”.

A autora também mostra as dificuldades que as sobreviventes tiveram que enfrentar no pós-guerra. Jovens vulneráveis, sozinhas e sem um lar, nenhuma mulher estava verdadeiramente segura.

Moon 28/01/2023

As 999 primeiras mulheres de Auschwitz
Ótima leitura muito necessária, bem direta e completa gostei bastante ótima pra quem quer estudar sobre o holocausto

Leidy.Carvalho 01/08/2021

Leitura indispensável
Para você que quer ter conhecimento sobre o holocausto durante a Segunda Guerra Mundial esse livro é indispensável. Com relatos verdadeiros do que se passava nos campos de concentração nazista. Não tem como não sentir empatia pelo povo judeu. É doído, triste e desumano tudo o que eles foram obrigados a passar.

Geraldo 03/03/2022

Deus vai ter que implorar meu perdão!!! frase de uma sobrevivente de Auschwitz
Nesta obra a autora nos mostra as 999 primeiras mulheres que foram parar no campo de concentração de Auschwitz, o inferno na Terra.
Aqui você acompanha o relato compilado de várias sobreviventes dessa tragédia. Há uma cronologia com relação as meninas,
Como elas foram convocadas?
As mentiras de trabalho;
O transporte até o campo;
A "ficha caindo", o que é este lugar?
Os maus-tratos;
A evolução do campo;
A Solução Final,
A rotina de quem ia "trabalhar",
As chegadas dos trens, (direita e esquerda)
A chegada de Mengele;
O boato de que o campo ia ser liberto;
A marcha para a morte;
A libertação do campo pelos russos;
Depoimentos finais das que sobreviveram.
Um livro dolorido, mas necessário para que não aconteça novamente
Há apenas um ponto negativo; porque não há fotos?

@stoppajoao 25/03/2022

Uma história incrível!!!
Uma narrativa impressionante sobre as mulheres esquecidas do Holocausto. Em 25 de março de 1942, quase mil mulheres jovens, solteiras e de origem judaica embarcaram em um trem para Poprad, na Eslováquia. Repletas de um sentimento de aventura e orgulho nacional, elas deixaram as casas de seus pais trajando suas melhores roupas e disseram ?adeus?, repletas de confiança. Ao acreditarem que iriam trabalhar em uma fábrica por alguns meses, elas estavam ávidas por comparecer a serviço do governo. Em vez disso, essas jovens mulheres ? muitas delas, adolescentes ? foram enviadas a Auschwitz.

Isabele9 14/03/2023

Não existe palavras para dizer como esse livro é importante... Infelizmente existe pessoas que negam a existência do Holocausto, e esse livro prova por a+b que essa tragédia aconteceu, marcou vidas e ceifou várias... Tristemente ainda não sabemos nem a metade do que aconteceu dentro das paredes dos campos de concentração, isso será um dos maiores mistérios que nunca saberemos e das histórias que nunca serão contadas.

Rafa 02/07/2023

Forte e emocionante
Abrimos e fechamos Auschwitz? - Edith Friedmann Grosman

Uma narrativa impressionante sobre as mulheres esquecidas do Holocausto. Em um trabalho profundo e acadêmico, Heather Dune Macadam revela como essas jovens se ajudaram a sobreviver a um dos eventos mais notórios na história da humanidade.
Um livro seco, direto e verdadeiro. Já li vários livros envolvendo a Segunda Guerra e até agora esse foi o mais impactante pela forma como conta as atrocidades cometidas. Nele está reunido depoimentos das primeiras mulheres sobreviventes deportada da Eslováquia para o campo de Auschwitz. As 999 primeiras mulheres a chegarem em Auschwitz foram enganadas, massacradas e poucas delas conseguiram sobreviver a todas as atrocidades presentes nos campos de concentração.

Daiana.Rozestolato 25/09/2021

Forte demais para ser esquecido!
Esse livro foi o mais importante sobre o Holocausto que já li.
Nele tem relatos das sobreviventes mulheres que saíram da Eslováquia para o Campo de Auschwitz.
Em março de 1942, 999 meninas foram enviadas para o campo de Auschwitz enganadas pelas autoridades que diziam que iam trabalhar numa fábrica de calçados.
Na verdade muitas delas estavam indo para o destino final: A morte ?.
O que mais me chamou a atenção foi como elas relataram desde sua chegada até sua saída tudo que viveram.
Uma riqueza de detalhes! De cruéis detalhes!
Muitas viveram para ter sua história contada por elas e por seus filhos.
Uma forma de não se esquecer que o Holocausto existiu.
De fazer valer sua voz e de jamais serem esquecidas.

Vivi 14/11/2022

Um livro muito seco, direto, verdadeiro.
A escrita é bem fluída e envolvente.
Pra quem se interessa por histórias do Holocausto acredito ser um livro indispensável.

Ednaldo.Samuel 23/03/2023

Relatos extraordinários!!!
A leitura de as 999 primeiras mulheres em Auschwitz, em especial, foi essencialmente marcante para mim, pois enquanto eu lia, pude sentir um pouquinho do que cada sobrevivente passou. Confesso que dentre muitos livros que já li sobre o tema, este foi o que mais mexeu comigo. Ler as tamanhas atrocidades que essas mulheres tiveram que passar é algo muito pesado, mas importante para entender o ocorrido. Sem dúvidas este livro sempre estará em minha estante, pois a escritora sobre contar bem as memórias dessas mulheres, além de ser uma leitura instigante do começo ao fim.

Elisabete Bastos @betebooks 08/03/2021

Eslovas, jovens indo para trabalhar? O engodo
A Eslováquia em 25 de março de 1942 arregimentou jovens a partir de 16 anos para trabalharem durante três meses fora do país. Mas, era um plano vergonhoso eram pra serem mantidas em Auschwitz. Como foi o transporte, a separação e a realidade? Houve sobreviventes? Sim! A escritora traz uma pesquisa séria e a motivação política. Um excelente livro histórico.

Dominoni 30/06/2021

Um dos livros mais completos que já li
Esse livro é forte, demorei para terminar de ler, pois os relatos são muito reais.
Com certeza um dos melhores livros sobre Auschwitz que li até hoje.

Wandrovski 09/07/2023

Mexeu demais comigo
Que nunca esqueçamos dos nossos erros para não repeti-los no futuro pelo amor de deus vamos abrir os olhos para a nossa história mesmo que esteja manchada de sangue! necessário!

Kemi 06/02/2024

Em uma primeira tentativa, a leitura foi densa e abandonei. Este ano, decidi tentar ler novamente e consegui finalizá-lo. O assunto é pesado e o livro extenso., então levei mais tempo do que costumo nele. São vários relatos das primeiras mulheres que enfrentaram o holocausto eu Auschwitz. É um livro histórico, um dos melhores que já li sobre o assunto no quesito detalhes. Acho que nunca vou entender como o ser humano foi tão longe.

Sasa 26/12/2022

?Estávamos todos doentes. Nós escapamos de lá, mas o dano que foi causado a nós, mentalmente, é muito maior do que as doenças que tivemos fisicamente. Nós nunca, nunca, nunca vamos nos livrar dos danos que eles causaram em nossos coração, mudando a forma como olhamos para o mundo e para as pessoas. Este foi o maior dano que a guerra trouxe para nós.?