Despertar: uma Vida de Buda

Despertar: uma Vida de Buda Jack Kerouac

Resenhas - Despertar: uma Vida de Buda

A.Wesendonck 01/04/2020

Em alguns trechos do livro fiquei incomodada com questões machistas apresentadas, cogitei abandonar a leitura.

Paula 01/12/2013

O livro perdido de Kerouac sobre Buda
“[Kerouac] estabelece as atitudes de toda uma geração.”
Guardian

Escrito em 1955 e publicado somente em 2008, Despertar: uma vida de "Buda é uma profunda meditação sobre a natureza da vida, sobre a sabedoria e o sofrimento a partir da biografia de Sidarta Gautama. Kerouac refaz o caminho do príncipe desde seu nascimento num rico palácio até a decisão de renunciar a uma vida regida pelos bens materiais, em busca da iluminação.
Mesmo tendo sido criado em um lar católico, no início dos anos 50 Kerouac fascinou-se pelo budismo, interesse que teria um profundo impacto nas suas ideias sobre espiritualidade e nos seus romances.Um precioso livro para entender o budismo beat praticado e professado por Kerouac, Despertar é, a um só tempo, uma peça importante dentro da sua obra e uma valiosa introdução aos ensinamentos budistas."

site: http://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=839293&ID=618377

Líria 30/07/2013

livro excelente pela filosofia e história maravilhosa de Sidarta, mas peca na estrutura do texto, confusa em várias partes, o próprio autor a isso adverte no início da obra.

Marco Antonyo 08/05/2012

Enxertos
São tantas aspas que o texto do Kerouac tornou-se um livro de enxertos. Apesar do mea-culpa do escritor na introdução isso não ameniza o fato de ter tantas citações sem fonte. Se o livro fosse escrito nos dias atuais poderíamos dizer que o autor abusou do CTRL C + CTRL V.
Para os simpatizantes do budismo (como eu) é um choque se deparar com o machismo do Buda. Ou será machismo das seitas budistas posteriores? O discurso machista apresentado por Kerouac causa incomodo em quem vê o budismo como uma filosofia tolerante.
O diálogo de Buda com Ananda chega a ser enfadonho e de difícil compreensão (ou deglutição).
Seguindo o conselho de “provar tudo e reter o que é proveitoso” o livro é uma boa leitura introdutória sobre o budismo e a fascinante historia de Sidarta Gautama: o Buda.
Iris 14/09/2016minha estante
Se vc tiver interesse, fiz no meu blog um conjunto de "CTRL C + CTRL V" também, só que das partes feministas que achei nos textos budistas, inclusive nos bem antigos!

Em um nível relativo, há o machismo, mas no nível absoluto não.