Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

Fran 19/04/2024

Desconfie do ron-ron de Lygia Fagundes Telles!
Esse livro carrega uma coleção de contos que te tiram o suspiro. O leitor aos poucos vai conhecendo o cenário, os personagens e as estórias... E se estiver lendo pela primeira vez, se surpreenderá com finais inimagináveis.

Cada conto se destaca por sua intencionalidade, moral e desfecho. E arrisco dizer que você demorará a escolher um único para dizer que é o seu favorito, a não ser que você se identifique muuuuito com a história.

Lygia detalha tão bem elementos importantes para conto em poucas páginas, e quando você menos espera está de queixo caído e fazendo várias suposições. O que é muito interessante para um leitor que se debruça na história, pois você acaba o livro mas não para de pensar em cada conto.

Antônio Dimas certa vez disse: Fique esperto! Não confie no ron-ron de Lygia Fagundes Telles.

Esse comentário deslumbra perfeitamente a sensação que o leitor tem ao terminar o livro. Eu pelo menos fiquei... Então ao ler não se preocupe se no início você não estiver entendendo o conto, Lygia traz elementos que por certa vez falam mais do que a própria história.

~Eu mesma tive que reler quase todos por não ter entendido muito bem na primeira leitura. Você precisa está atento/a em cada detalhe.

Sem medos, receios, ou dúvidas... Você irá amar conhecer os riquíssimos contos dessa maravilhosa escritora!

Alexya. 18/04/2024

Tem de tudo
Antes do Baile Verde é um livro de contos, no qual Lygia Fagundes faz cada um com maestria.

Cada história te envolve de uma forma diferente, tem um aqui que é DIFÍCIL de ser digerido.

O meu conto favorito foi Apenas um Saxofone. É sensível, gracioso, reflexivo. Recomendo muito.

majutopia 10/04/2024

A natureza humana escancarada.
"Antes do Baile Verde" é uma obra sensacional que nos leva a um mergulho profundo na alma humana através da prosa habilmente tecida de Lygia Fagundes Telles. É uma leitura que ressoa além das páginas, notando o contexto em que foi escrito.
Um dos aspectos mais notáveis ??dessa obra é a maneira como a autora explora as nuances das relações familiares e sociais, expondo camadas profundas de emoção e intriga. Ela nos pega pela mão e delicadamente nos convida a testemunhar os dramas privados e os dilemas morais enfrentados pelos personagens em cada conto, revelando as tensões subjacentes que moldam suas vidas. Quero ler mais dela!!!

najuliass 08/04/2024

O feminino e o etário
Durante quase todos os 18 contos organizados pela autora, é possível observar as temáticas feminina/ feminilidade/velhice/o corpo feminino envelhecendo.
O título que carrega o livro e que também é um dos contos "Antes do Baile Verde" traz por grande simbologia o reiteramento desses temas.
A cor verde tem por muita associação os significados de: Juventude, jovialidade, agradável, natural, primavera. Significados esses que atribuídos juntos tornam tal ideia de ser jovem = bom, ser velho = ruim.
Esse "antes do baile" seria o antes do desabrochar de tal significados "verdes", o desabrochar da idade, porém, com o desabrochar que as flores murcham em seguida.
A autora traz em muitas associações o verão, jardim, florestas e etc, também muita repetição da cor verde durante os contos, talvez uma indicação de que esse baile ainda não cessou, por isso o "antes".

daiana oliveira 01/04/2024

?Veja, Lorena, veja? Os objetos só têm sentido quando têm sentido, fora disso? Eles precisam ser olhados, manuseados. Como nós. Se ninguém me ama, viro uma coisa ainda mais triste do que essas, porque ando, falo, indo e vindo como uma sombra, vazio, vazio. É o peso de papel sem papel, o cinzeiro sem cinza, o anjo sem anjo, fico aquela adaga ali fora do peito. Para que serve uma adaga fora do peito??

Dani 25/03/2024

Contos
Ai que delícia, livro gostoso e rápido. Contos são ótimos pois termina rápido e é uma leitura leve.

Vitor 24/03/2024

Leiam?
Não há muito o que dizer? Lygia é sentir! É ler e entender e absorver e levar uns ?tapas? diante do simples que se transforma em algo que parece que nos corta a pele, as vezes sútil, as vezes com força.

Antes do Baile Verde é a oportunidade de conhecer a autora em todas suas facetas e se preparar para algo maior da autora. Leiam.

Vivi Santos 24/03/2024

Profundo?
A Lygia tem uma forma leve e ao mesmo tempo profunda de escreve. Nesses contos, ela vai nos conduzindo e no final ela da o bote hahaha. O conto ?venha ver o pôr do sol? me deixou sem palavras. Só leiam!

Paula 17/03/2024

Só leiam
Gostei muito mais do que do único romance da Lygia que li até hoje, Ciranda de Pedra. Já quero ler agora Seminário de Ratos. Apenas sensacional.

alicefnevs 14/03/2024

Contos
O próprio "antes do baile verde" achei fraco. gostei mais dos últimos. a escrita dela tem muito potencial comigo. e olhe que eu pensava que não gostava de contos.
me passou uma vibe poética meio clarice

Dudu Menezes 12/03/2024

Comecei sem me envolver e terminei querendo mais
Eu fui com uma grande expectativa para esta leitura e, de início, acabei me frustrando. Não pela qualidade da escrita, óbvio, mas pela atmosfera dos contos, que se mostrava muito focada nos dilemas e contradições da burguesia de sua época, como no conto que abre o livro, "Os objetos". Fiquei chateado. Não com a autora, mas comigo.

Segui a leitura. E, ainda nos contos seguintes, não me sentia completamente envolvido com as narrativas. Mas comecei a perceber elementos que me chamaram a atenção e que gosto demais: o humor, as mudanças súbitas da atmosfera e os finais, muitos deles, em aberto, como um convite ao leitor para tirar suas próprias conclusões.

Bom, daí a coisa começou a mudar mesmo. E, quando cheguei ao conto "Antes do Baile Verde", encontrei o que procurava. Uma autora que, além de ironizar os valores burgueses, a partir do inesperado e do fantástico, também revela sua preocupação com aspectos sociais muito importantes sobre o comportamento humano.

O que só veio a ser reforçado em "Natal na Barca", que foi um dos que mais gostei, devido à preocupação em escancarar a problemática da vida e da morte por meio de uma leitura atenta da condição social.

Depois, me defrontei com "Venha ver o pôr do sol", já envolvido com essa escrita, e vi que a forma como a sua narrativa se move, entre os diferentes tipos de opressão, tem a perspicácia de quem sabe dar os verdadeiros contornos psicológicos à narrativa. Aqui, ao meu ver, um conto que flerta com o terror psicológico, inclusive.

Ao finalizar o livro, com o conto "O menino", encontrei ainda mais do que procurava. De situações corriqueiras, passamos pelo que está por trás das aparências e nos defrontamos com os dilemas humanos; todos eles, para além das inquietações e dos valores da classe média alta dos grandes centros urbanos.

Indico muito a leitura!

Karina Paidosz 10/03/2024

Está num projetinho pessoal ler mais escritores brasileiros e dentre eles também mais mulheres.

Meu primeiro contato com a Lygia. Não tinha nenhuma expectativa e tive uma boa experiência com a leitura, pois são diversos contos e a leitura flui bem.

Juju 04/03/2024

"Depois do Baile Verde"
Antes do Baile Verde é um dos contos da autora, que nomeia o livro. São contos curtos, bem rápidos de serem lidos!
Uma leitura que me surpreendeu muito positivamente!
Lygia tem uma escrita que prende o leitor e desperta a curiosidade para saber o que vem a seguir...
Cada conto tem sua singularidade, seus detalhes. A autora nos faz colocar os olhos sob uma lupa e ver as nuances de estórias cotidianas, de relacionamentos, nos chama a atenção para seus personagens e suas emoções e sentimentos!
Após a leitura de cada conto, senti um misto de dúvidas, curiosidade, vazio e uma sensação de profundidade extrema!
"Depois do Baile Verde", eu poderia ler outros tantos contos como estes...

Foi uma experiência diferente, super recomendo!
Max 04/03/2024minha estante
Ótima resenha, Juliana! Também gostei muito desse livro!?

Juju 06/03/2024minha estante
Obrigada hehe!

Gabrielle199 04/03/2024

Máquinas do tempo existem, e esse livro pra mim é uma delas
Resolvi ler esse por causa dos contos "venha ver o pôr do sol" e "a caçada" porque lembrei brevemente que os li no colégio assistindo uma resenha desse livro no YouTube; lembrei que tinham me causado um baita assombro na época. E relendo os contos hoje, consegui voltar no tempo e lembrar a primeira leitura, as primeiras sensações, os primeiros sentimentos, até mesmo as atividades que fiz sobre eles, e que sensação gostosa essa de viajar no tempo! Me despertou memórias que eu nem sabia que existiam...ah o poder dos livros!

Dilalilac 04/03/2024

Contos interpessoais refinados
Resolvi avaliar um por um e fazer uma média de todas as avaliações.

01. Os Objetos: 5???
02. Verde Lagarto Amarelo: 5?
03. Apenas um Saxofone: 3.5?
04. Helga: 2?
05. O Moço do Saxofone: 5?
06. Antes do Baile Verde: 5?
07. A Caçada: 5?
08. A Chave: 5?
09. Meia-Noite em Ponto em Xangai: 5?
10. A Janela: 5?
11. Um Chá Bem Forte e Três Xícaras: 5?
12. O Jardim Selvagem: 5?
13. Natal na Barca: 3?
14. A Ceia: 5?
15. Venha Ver o Pôr do Sol: 0?
16. Eu era Mudo e Só: 3?
17. As Pérolas: 5?
18. O Menino: 5?

? Média aproximada: 4.5?

A escrita da Lygia é maravilhosamente imersiva e sensorial, muito sedutora e... É como uma caixa de bombons com licor.
Eu não sou apaixonada por todos os licores, alguns são indiferentes, mas a maioria é excepcional.
E não gostar de fato, eu só não gostei de um, licor de alho o tal conto. Mas decididamente meu favorito foi o primeiro, um licor de mil sabores.