Antes do baile verde

Antes do baile verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

Alê | @alexandrejjr 07/01/2022

A indispensável sombra das intenções

Como fazer jus, em um espaço tão pequeno, à grandeza da literatura de Lygia Fagundes Telles?

Lygia Fagundes Telles. Lygia. Fagundes. Telles. Esse nome precisa ser repetido inúmeras vezes para que as pessoas compreendam o peso que ele carrega. Compreendam que a ficção não é distração. Compreendam que ficção não é (apenas) entretenimento. Compreendam que ficção não é desperdício de tempo.

Lançado em 1970, "Antes do baile verde" é, ao lado do romance "As meninas", a principal obra de Lygia. Este volume, hoje composto por 18 contos a pedido da autora, é monumental. Não há outra maneira de classificá-lo. Aliás, faltam palavras que dimensionem o tamanho do impacto das narrativas breves presentes neste livro.

Lygia aborda, com lucidez espantosa, as contradições da condição humana. Amor, inveja, ciúme, horror, adultério, violência. Cada narrativa breve de "Antes do baile verde" tem a força de despertar em seus leitores as mais variadas sensações.

Os sentimentos são expressos nas pequenas coisas. Eles podem estar presentes nos objetos que aparecem gradativamente para compor a narrativa em "Os objetos"; na revelação que desperta os sentimentos mais sórdidos de um irmão em "Verde lagarto amarelo"; na descoberta de um passado escondido (e teneboroso) em "Helga"; na reflexão sobre a natureza do sexo em um momento congelado no tempo de "O moço do saxofone"; em uma decisão sobre o pai moribundo antes de um bailinho de carnaval, em "Antes do baile verde"; no fantástico assombroso e absurdo de um homem sugado para a sua obsessão em "A caçada"; no tratamento indecente de um servo que pode resultar em consequências inesperadas em "Meia-noite em ponto em Xangai"; na descoberta da loucura em "A janela"; na dúvida incessante de um assassinato em "O jardim selvagem"; no diálogo intenso e sombrio numa noite de Natal em "Natal na Barca"; no desfecho inesperado de um encontro entre antigos namorados em "Venha ver o pôr-do-sol"; no jantar com gradações de humor e confissões entre amantes em "A ceia"; na simples e terrível descoberta do adultério e a consequente perda da inocência em "O menino". Não importa: a dama da literatura brasileira dá aos detalhes o grande protagonismo de suas histórias. E olha que aqui eu só coloquei os meus destaques...

A autora busca, portanto, compartilhar a responsabilidade da imaginação com os leitores, tornando-os 🤬 #$%!& mplices de sua genialidade. É através da indispensável sombra das intenções, nessa zona nebulosa que nega respostas simples e prontas, que Lygia ganha seus leitores. É na cinzenta relação entre o real e o irreal que a literatura perdura. E que a leitura de "Antes do baile verde" torna-se incontornável.
Amanda Vaz 07/01/2022minha estante
Está na minha lista de leitura para esse ano, e se já estava empolgada antes da sua resenha, Alexandre, agora estou ainda mais.

Obs.: que aberração o Skoob censurando a palavra pelo início dela.

Alê | @alexandrejjr 07/01/2022minha estante
Literatura da mais alta qualidade, Amada! Vais fazer bom proveito. E sim, até já mandei um e-mail questionando por que eu não posso mais digitar C-Ú-M-P-L-I-CE em comentários, resenhas e registros de histórico aqui no Skoob. Acho que o filtro que eles querem impor é inglês... isso explicaria o tanto de palavrão que passa tranquilamente nos históricos alheios.

aline203 07/01/2022minha estante
é perfeito esse!

João Pedro 07/01/2022minha estante
Bravo! Desde que li ?As Meninas? me encantei por demais com Lygia. Merece tanto reconhecimento quanto Clarice (que amo também). Pretendo ler Antes do baile verde ainda nesse 2022.

sabrina 07/01/2022minha estante
está na minha lista pra esse ano, muito empolgada por esta leitura!!

Joao 07/01/2022minha estante
Sem dúvidas um dos meus livros de contos preferidos. Não dava muita coisa por ele mas é uma porrada atrás da outra.

Karamaru 07/01/2022minha estante
Li "A estrutura da bolha de sabão" no ano passado. Primeiro contato com ela. E fiquei abismado com essa mulher; não fica devendo em nada aos maiores contistas mundiais.

Carolina.Gomes 07/01/2022minha estante
Adorei, Ale! Preciso ler esse.
A pergunta q não quer calar: Pq raios n se pode escrever cúmplice?

Camila.Funchal 08/01/2022minha estante
Ótima resenha! Acabei de inseri-lo em minha lista de leitura.

Douglas Finger 08/01/2022minha estante
Que resenha perfeita! Ja queria ler, agora piorou muito a minha ansiedade kkk

Camila 10/01/2022minha estante
Tive a honra de conhecer a autora por este livro.. levei aquela surra de engrandecimento! Lygia é maravilhoso!

Alê | @alexandrejjr 10/01/2022minha estante
Gente, primeiro de tudo: muito obrigado pela leitura atenta e pelos comentários de vocês. É por isso que eu tenho conta no Skoob. Pra interagir com quem gosta de boa literatura (da má também, aceitemos)! Agora, lá vou eu:

Aline e Sabrina: Lygia é extraordinária. Esse foi apenas o segundo livro dela que li (antes havia lido "Um coração ardente", que eu também indico e também rabisquei algo sobre ele aqui no Skoob). E Sabrina, podes ter certeza que é uma leitura marcante!

Aos Joãos: então, eu me achei como leitor de contos ano passado. E viciei. Não sei dizer se esse aqui é meu preferido Joao, mas é com certeza o maior livro de contos do país. Se parar pra pensar, que outro livro tem tantos contos extraclasse quanto "Antes do baile verde"? É difícil... E João Pedro, eu decidi começar a Lygia pelos contos, sabe? Vou deixar pra ler os romances dela no final, pois acho que, por mais que eu goste, sinto que o terreno de domínio completo dela é a narrativa breve;

Camila Funchal e Douglas: agradeço a leitura e o comentário de vocês e devo dizer que, se não gostarem, me cobrem depois, por favor;

Carolina: obrigado! E tu sabes que até agora eu não entendi como tu conseguisse escrever a palavra no teu comentário e na minha resenha ela não pode aparecer. Vai entender...

Wanderson: cara, esse tá lista infinita. E concordo plenamente: Lygia não deve nada pro Tchekhov, pro Cheever, pro Machadão, pra Munro, pra Mansfield, pra Flannery O'Connor... ela divide o mesmo espaço na estante com qualquer um desses nomes.

Camila: guria, que baita sorte! Eu conheci ela pelo livro "Um coração ardente", que é exclusivo da Companhia das Letras, pois a editora reuniu contos esparsos dela e juntou todos nesse título. E foi ali que eu me apaixonei por ela. E sim, ela é demais!

Aline.Deodato 10/01/2022minha estante
Lygia é única! ??

dani 10/01/2022minha estante
Ótima resenha! Quero muito ler esse livro. E estou aqui chocada com o critério de censura do Skoob. Vejo palavrões o tempo todo, nem sabia que tinha esse filtro.

Nati 12/01/2022minha estante
Ano passado eu li Ciranda de Pedra de Lygia e fiquei completamente apaixonada por ela. Estou doida para ler mais obras dela e sua resenha me deixou doida para ler esse livro de conto, que confesso que é fora da minha Zona de conforto.

Alê | @alexandrejjr 12/01/2022minha estante
Ela é mesmo, Aline!

Agradeço a leitura, Dani. Pois é, né? Vai entender esses critérios do Skoob...

Nati, pode ir tranquilo nesse! E vai de peito aberto sabendo o seguinte: nem sempre a história em um conto importa. Importa a atmosfera, a sensação da leitura. Contos são muito mais emocionais e sensoriais do que racionais. Lembre-se disso!

Amanda 12/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha, fiquei super empolgada para ler Antes do Baile Verde. Ano passado li Ciranda e Pedra e me apaixonei por Lygia.

Alê | @alexandrejjr 15/01/2022minha estante
Obrigado pela leitura, Amanda! Ah, é difícil não se apaixonar por ela, te entendo.

Aquela que tá olhando pro céu 07/04/2022minha estante
Uau, que resenha!

Alê | @alexandrejjr 07/04/2022minha estante
Obrigado pelo elogio e pela leitura, Ana Luísa.

Bernal 15/08/2022minha estante
Resenha perfeita!!!

Alê | @alexandrejjr 25/08/2022minha estante
Obrigado pelo comentário e pela leitura, Ana!

Victoria 05/02/2023minha estante
Agora que tô lendo esse livro vim aqui dizer que você estava certíssimo em tudo que disse! E eu tô espalhando a palavra da Lygia por aí, semana passada uma amiga da Espanha e um amigo dos EUA começarem a ler os poucos livros traduzidos dela que existem por lá (e ainda só são encontrados em sebos, pois são edições mais antigas)

Denise Ximenes 05/02/2023minha estante
Que resenha! Lerei, depois desse mega-incentivo.

Silvia Ferreira 05/02/2023minha estante
menino, queria morar numa resenha sua! sério, alexandre, acabo lendo tudo o que você indica. obrigada e continue escrevendo - e lendo.

Nadia.Duarte 05/02/2023minha estante
Tá na minha lista de leituras para 2023. Ótima resenha instigou ainda mais a vontade de leitura, que infelizmente por amarras da vida, só devo poder fazer para o segundo semestre

Alê | @alexandrejjr 06/02/2023minha estante
Vic, que fantástico saber que teus amigos gringos estão se esforçando pra tentar ler essa preciosidade que é a obra da Lygia!! Espero, com todo o meu coração, que sejam traduções minimamente competentes, pois senão muito da beleza do texto se perderá;

Denise, agradeço a leitura e o comentário. Me sinto honrado, obrigado;

Silvia! Gentileza sua! Obrigado por comentar e por ler o meu singelo texto. Espero que minhas recomendações tenham sido proveitosas pra ti!

Agradeço a leitura e o elogio, Nádia. Conheço muito bem o teu problema e sei que a vida e seus pormenores são um empecilho invisível pra nossa vida de leitores.

Juliana 12/02/2023minha estante
Foi o primeiro que peguei dela, foi aí que me apaixonei

Afonso 02/11/2009

Final com fim não é importante.
Muitas das pessoas que eu converso sobre esse livro reclamam porque os contos não têm final.

Mas a autora consegue fazer exatamente o que os preceitos básicos de um conto pedem: história cativante em tempo curto. Uma história não tem a necessidade de um final com resposta - podemos citar Dom Casmurro - e às vezes isso a torna também mais intrigante: o que Lygia faz com perfeição, nas suas histórias com uma boa dose de perturbação.

Eu sou particularmente um fã de contos, e 5 estrelas é o mínimo que esse livro merece.
Margô 22/07/2020minha estante
É isso mesmo Afonso... há uma necessidade de respostas pra tudo, por boa parte dos leitores. Se na vida , as pessoas desencantam por não conhecer o seu destino,

Taty 26/02/2021minha estante
Alívio ao ler está resenha kkkk estava até achando que não era o momento certo para ler estes contos pois achei muito diferente dos outros dois que li dela . Agora estou tranquila kkk

Bruna 08/06/2021minha estante
Obrigada! Comecei agora e sua resenha me ajudou a colocar as expectativas no lugar certo! Não será sobre finais conclusivos. Ajudou de vdd :)

Bea 06/07/2021minha estante
Esse livro é espetacular!

Michela Wakami 30/12/2022

Esse livro contém 18 contos, nos quais gostei somente de 6.

A chave

Um chá bem forte e três xícaras

O jardim selvagem

Venha ver o pôr do sol

Eu era mudo e só

As pérolas
Alê | @alexandrejjr 08/01/2023minha estante
Quais foram os seis, Michela?

Michela Wakami 09/01/2023minha estante
Alê, foram: A chave, Um chá bem forte e três chácaras, O jardim selvagem, Venha ver o pôr do sol, Eu era mudo e só e As pérolas.
Você já leu ?

Meu Skoob está bem maluco esses dias e o seu ? ?

Alê | @alexandrejjr 09/01/2023minha estante
Já li sim, Michela. É um dos meus livros favoritos, inclusive. E sim, o Skoob segue muito maluco. ?

Michela Wakami 09/01/2023minha estante
Quero ler mais livros dela esse ano. Que legal, que você gosta muito desse.

Skoob ?

Ana Sá 29/04/2022

"Garras de veludo"
Contos podem ter diferentes temas e estilos, mas o meu tipo favorito faz parte do grupo dos primos de primeiro grau das crônicas. Se estas colocam graça no cotidiano, os contos "crônicos" de que eu falo colocam uma lupa. Contos que emprestam uma lupa à banalidade, mas que ao ampliarem a imagem do detalhe, a desfocam. E cabe ao leitor imaginar o resto. Muitos textos de "Antes do baile verde" são assim.

Lygia é brilhante também naquilo que não nos entrega, ou sobretudo nisso. Uma autora que será eternizada também por aquilo que escondeu, sugeriu, sussurrou. Antonio Dimas não poderia ter acertado mais no título do posfácio: Lygia tem mesmo "garras de veludo".
@voulerdenovo 29/04/2022minha estante
Isso é saber escolher as palavras certas? ?

Aline 29/04/2022minha estante
Amo Lygia. ?

Thais645 29/04/2022minha estante
E pensar que ela estaria completando 104 anos, essa mulher foi incrível. E ainda é incrível, porque não há atmosfera mais avassaladora do que a que contém em sua obra. Inigualável.

Alice Nunes 30/04/2022minha estante
Incrível como suas palavras me inspiram!

Ana Sá 30/04/2022minha estante
Viva Lygia, meninas!! ?

E obrigada pelos comentários! ? ?

calie 29/11/2020

aquele que me deixou duas vezes nostálgica
Há algumas semanas eu acordei com um trecho/enredo na cabeça de um livro que eu não sabia QUAL, mas que tinha lido em alguma das leituras obrigatórias do ensino fundamental. Para minha surpresa, depois de procurar loucamente pela internet quais poderiam ter sido as escolhas literárias da escola aquele ano, enfim encontrei "Venha ver o pôr do sol e outros contos", que li pela primeira e única vez anos atrás e ficou na minha memória sem que eu percebesse. A história que lembrei era justamente a que dá nome ao título, sobre o passeio de um ex casal no cemitério ao pôr do sol. Essa notalgia me afetou tanto que tive que buscar os contos da Lygia, e agora preciso dizer: foi MUITO interessante ler os que eu já conhecia e interpretá-los de verdade (coisa que imagino não ter feito aos 12 anos). Que contos impactantes e deliciosamente reflexivos sobre comportamentos humanos! Nem todos tiveram um início ou final claros, e os que terminaram em aberto me deixaram absorta na minha própria imaginação e interpretação. A autora não usou floreios e soube manter perfeitamente a fluidez da leitura, parecendo até que sua escrita é simples (embora eu ache que afirmar isso é apenas passar um olhar auperficial por suas obras). Lygia me fez suspirar em certos desfechos, e em outros, me deixou espantada diante de uma trama tão bem construída.

Geórgia 20/02/2022

Contos
Uns muito bons outros nem tanto. Os contos de Lygia Fagundes Telles se ambientam na zona urbana e perpassam as relações de uma classe média materialista, adúltera e egoísta.

Gio 09/09/2020

Sensacional! A escrita de Lygia é simplesmente maravilhosa. Com um tom delicado e elegante, ela descreve os sentimentos e emoções dos personagens de uma forma incrível, onde cada detalhe descrito no começo vai amarrar a história no fim. Os contos giram em torno dos diferentes laços familiares que existem e mostram a emoção neles existentes de uma forma delicada e profunda.

Fabi 20/09/2021

Lygia Fagundes Telles é fantástica! Nesses 18 contos muito bem escritos, ela nos transporta a diversas situações de vida que, ao meu ver, focam num mesmo tema central: o egoísmo do ser humano. Não sei dizer qual conto foi o meu favorito, pois tenho vários. E o mais interessante é o fato de que ela finaliza cada conto sem concluí-lo totalmente, deixando a cargo do leitor refletir no desfecho. Adoro!

Arsenio Meira 20/08/2013

E DEPOIS

Lygia Fagundes Telles é uma contista ímpar. Escrevesse em outra língua, já teria arrebatado Pulitzers, Goncourts e que tais.

ANTES DO BAILE VERDE é um marco na literatura brasileira. Imprescindível. Não há um conto mediano.

Todos, todos são excelentes.

Ao evocar cenas e estados da alma e da adolescência, e imprimindo em cada um deles uma espécie de tensão interiorizada (os personagens não se dispõem a enfrentar o mundo pela ação: recuam, subjetivando os conflitos), Lygia alcançou os mais belos efeitos que um escritor pode almejar.

Para Mariana, a minha gratidão.
Mariana. 21/08/2013minha estante
Eba! Com dedicatória e tudo! rsrs
Disseste muito bem sobre ela merecer Pulitzers e que tais. Há pouco reconhecimento pela obra da Lygia se formos pensar na grandeza dela. ;-)

Marcele 02/08/2022

Visceral
Sempre ouvi falar da escrita da Lygia Fagundes Telles, já tinha lido um livro é abandonado outro, pois contos não são meu forte.
Mas resolvi tentar novamente e dar chance para outros livros e iniciei esse de conto!
Antes do baile verde é um livro de conto, cheio de histórias que parecem relatos do dia a dia, mas que se vc perceber tem sempre uma nuance de suspense e dúvida! Achei sensacional!

Luciano 13/01/2021

Sensacional.
Um dos melhores livros de contos que eu já li. Surpreendeu bastante.
César 13/01/2021minha estante
"Venha ver o pôr do sol" é um dos meus contos de horror preferidos da vida!!

Luciano 13/01/2021minha estante
ele é muito bom mesmo, César!

César 14/01/2021minha estante

isabel 12/09/2021

meu primeiro contato com a literatura da lygia. são diversos contos que narram experiências humanas do cotidiano, geralmente através de diálogos, trazendo uma certa inquietação e curiosidade. o suspense que ela cria é tão bom que nem me incomodo com os finais que quase sempre nem existem, dando margem à imaginação. e sempre que eu terminava um conto eu sentia a necessidade de contar a alguém pra poder falar sobre antes de partir pra outro. enfim, amei demais a escrita dela!
meus contos favoritos: "A Caçada", "Meia-Noite em Ponto em Xangai", "O Jardim Selvagem", "Natal na Barca", e "O Menino".

Renato375 05/01/2022

Universo novo
O livro é a reunião de vários contos. Dentre eles o mais famoso tem o mesmo título do livro.

Foi a primeira vez que li algo da Lygia e confesso que de início fiquei pisando em um terreno novo, sem entender bem o que tava acontecendo.

São estórias carregadas de simplicidade e cenas da vida cotidiana, sem grandes efeitos de cena. Mas algo é impressionante na escrita da Lygia... sua capacidade de produzir cheiro, sabor e textura. Com essa particularidade seus contos ficam acessíveis ao leitor comum, foi a partir dai que comecei a compreender como cada personagem vivia num inferno de dúvidas e medos.

Alguns contos são marcantes e vão ficar na minha memória.

Os textos complementares no final do livro são excelentes pra ajudar a compreender o trabalho e impotência de Lygia.

Livro: E-book.

Lizzie.Alice 24/02/2023

Absolutamente atemporal
Um livro tão curto que contém tanta coisa dita e, principalmente, não dita.
Tem temas pesados contados em histórias aparentemente leves.
Só não dei todas as estrelas possíveis porque não entendi várias coisas, se bem que isso tem mais a ver comigo do que com o livro...
Enfim, Lygia é tudo de bom.
Guh!! 24/02/2023minha estante
gosto muito dessa escritora, tenho que ler esse livro

Luan 31/05/2021

Um livro de contos muito intrigante, com vários finais abertos e situações que te deixam bem pensativo e reflexivo. A leitura fica martelando na mente mesmo após o fim. Os contos de Lygia Fagundes Telles vão mais para a atmosfera do que para a intriga e a ação, isso é muito interessante. Gostei muito desse livro. Gosto da forma como Lygia Fagundes Telles escreve.
Leonhard 01/06/2021minha estante
Achei a resenha instigante, especialmente, porque finais abertos me perturbam.

Luan 01/06/2021minha estante
E como perturbam, no bom sentido rs. É incrível que cabe ao leitor - por meio de indícios na escrita - refletir sobre os "finais".

Leonhard 02/06/2021minha estante
Fica mais gostoso quando há com quem dividir as próprias conclusões, não é?!