A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

flavisy 02/04/2024

Tentei ler outro livro da autora para não julga-la sem ter muito conhecimento, resultado: a estrutura é a mesma.
Acho a escrita dela monótona e ela enrola muito até que o casal fique junto e quando finalmente ficam, ela finaliza o livro rapidamente. Sinto falta de um maior detalhamento da história quando o casal finalmente se declara.
Além disso, os personagens masculinos dela (os que li até o momento) são problematicos e geralmente tem falas que diminuem as mulheres.

Abner47 19/03/2024

Uma obra que encanta
"Abadia de Northanger", uma obra encantadora escrita por Jane Austen, nos transporta para o mundo da jovem Catherine Morland, uma heroína cativante que nos guia através de sua jornada de descoberta e autoconhecimento.

A história começa com Catherine, uma moça simples e inocente, sendo convidada para passar uma temporada na Abadia de Northanger, com a família Tilney. Logo de início, somos introduzidos ao charme da sociedade inglesa do século XIX, com seus costumes e convenções.

A escrita de Austen é elegante e perspicaz, nos permitindo mergulhar nas intricadas teias sociais e nos dilemas interiores dos personagens. Catherine, com sua imaginação vívida e ingenuidade, nos leva a enxergar o mundo através de seus olhos, tornando-se uma companheira encantadora ao longo da narrativa.

O enredo se desenrola com uma combinação habilidosa de romance, mistério e comédia. À medida que Catherine se envolve em intrigas e mal-entendidos na Abadia de Northanger, somos levados por uma montanha-russa de emoções, desde momentos de puro encantamento até situações de desconcerto e confusão.

Austen nos presenteia com uma galeria de personagens memoráveis, cada um com sua própria personalidade e peculiaridades. Henry Tilney, com seu charme e inteligência, conquista não apenas o coração de Catherine, mas também o nosso. E Isabella Thorpe, com sua manipulação sutil, nos lembra das armadilhas da sociedade.

O cenário da Abadia de Northanger se torna quase um personagem por si só, com seus corredores sombrios e segredos ocultos, proporcionando um pano de fundo perfeito para os acontecimentos da trama.

Ao longo da leitura, somos confrontados com questões atemporais sobre amor, amizade, decepção e autoconhecimento. Jane Austen nos lembra, de maneira sutil, da importância de enxergar além das aparências e das ilusões criadas pela nossa própria imaginação.

"Abadia de Northanger" é uma obra que encanta e inspira, uma verdadeira joia da literatura inglesa. Com sua escrita envolvente e personagens cativantes, Jane Austen nos presenteia com uma história que permanece viva em nossos corações muito depois de fecharmos o livro.

Jaina 28/02/2024

Esperava mais
A história é bem legal, mas não acho que se encaixe bem na categoria romance, pois o mesmo é bastante raso. A história com foco na Catherine e como ela vai se desenvolvendo no mundo, descobrindo os primeiros amores, as primeiras decepções, formando sua opinião e aprendendo a identificar o que é "bom" e o que "não é bom" é muito divertido, facilmente da pra ver que a personagem evolui na história. O romance em si e a parte da abadia, sendo muito sincera, foram rasos e arrisco a dizer que um pouco decepcionante. Mas de toda forma é uma história muito divertida, com reviravoltas bem interessantes.

Gabiashu 03/02/2024

Fim
"...deixo que seja decidido, a quem quer que isso compita, se o objetivo desta obra, no todo, é recomendar a tirania parental ou recompensar a desobediência filial."

UM beijo Jane Austen, pelo menos UM beijo poderia ter ?

Afinal, o irmão de Henry era um galinha, sem carácter que a situação o julgou, ou foi por conta da história ter sido contada pelo ponto de vista da ignorante, no ocorrido entre ele e Isabella, Catherine?

Elly.KP 01/02/2024

É um livro muito bom, dos que eu li da Jane até agora é um dos que eu mais gostei.
Único ponto negativo é os Thorpe(Isabella e o irmão dela), dois chatos otarios.

Fernanda697 31/01/2024

Catherine Morland, uma jovem descrita como não muito bonita, sem bons modos e fã de romances góticos (mal vistos na época), mas que crê sempre no lado bom de cada pessoa. Ela passa um período em Bath, na qual conhece Isabella Thorpe e se tornam amigas inseparáveis.

Daniely2 30/01/2024

A abadia de northranger
Eu amei esse livro, facilmente um dos meus preferidos da Jane, apesar de ter achado o casal meio blé e sem química, senti falta da interação entre eles.

Solidade. 28/01/2024

Gostei da história, só acho que por não estar acostumada com o tipo de escrita conseguir me prender a leitura foi difícil, a leitura foi cansativa, fiquei meio confusa com o excesso de detalhes narrados em alguns momentos.
Eu recomendo para quem gosta de romances de época e já está acostumado com o vocabulário usado.

Ratinha de Biblioteca 26/01/2024

Austen ironizando os romances!
Neste romance divertido e cheio da ironia fina de Jane Austen, a autora conta-nos a história de Catherine, uma heroína sem quaisquer qualidades especiais, mas que adora um romance!
Os romances são discutidos aqui e apresentados ou como perda de tempo ou uma excelente diversão. Catherine é bastante impressionada por "Os Mistérios de Udolpho", um livro real, escrito por Ann Radcliffe em 1794. Ela vai para Bath, a famosa cidade de águas termais, com uma família amiga, os Allen, e irá viver aventuras dignas de suas histórias favoritas dos romances!
Ah, e detalhe: Abadia de Northanger do título só aparece lá pela metade para o fim do livro!

Raina.Ruiz 25/01/2024

A abadia de Northanger
Catherine, 17 anos, jovem e delicada é dona de uma imaginação fértil e inventiva, e adora criar aventuras em sua cabeça.

A mesma gosta de conhecer pessoas e lugares novos, adora se aventurar e não perde a chance de viajar com o casal mais rico da região para Bath e lá ela conhece muitas pessoas, faz novas amizades, se apaixona e ao longo da trama também se decepciona.

A mesma faz uma bela amizade com os irmãos Thorpe, Eleanor e Henry, mas ao longo do caminho acontecerá algumas decepções, incluindo o irmão e pai deles.

A mesma demorou a chegar na Abadia, onde esperava por grandes descobertas e seria onde tudo era para acontecer.

Bem, a história se prolongou no início da história, demorando a chegar a Abadia e após isso, finaliza muito rápido, a obra é bem mais curta que o último que li da autora, "Emma". E em todos os livros que li da autora, já estava acostumada com histórias bem relatadas, contada nos mínimos detalhes, que senti falta neste, finalizando rápido e nos deixando com gostinho de quero mais.

Tainara174 22/01/2024

Encantos e Sátira em A Abadia de Northanger
A Abadia de Northanger, é uma obra encantadora de Jane Austen que combina habilmente a comédia de costumes com uma sutil paródia do romance gótico. A protagonista, , onde sua imaginação, influenciada pCatherine Morland, é uma jovem ingênua e ávida leitora de romances, e sua jornada pela sociedade e seus encontros amorosos são narrados com a inconfundível perspicácia da autora.

A trama se desenrola com um toque de mistério e suspense quando Catherine visita a Abadia de Northangeror suas leituras, a leva a interpretações equivocadas. Austen habilmente tece uma narrativa que satiriza não apenas os clichês românticos da época, mas também as expectativas sociais impostas às jovens mulheres.

Os personagens são ricamente desenvolvidos, cada um contribuindo para a trama com suas peculiaridades e personalidades cativantes. A prosa elegante de Austen destaca-se na descrição da sociedade da época, revelando seu domínio da ironia e da observação aguda.

Com sua mistura única de humor e crítica social, A Abadia de Northanger não só encanta com sua trama envolvente, mas também oferece uma reflexão perspicaz sobre a natureza dos romances e das convenções sociais. Esta obra atemporal apresenta uma prosa elegante e personagens memoráveis, criando uma leitura deliciosa que continua a cativar os leitores com sua perspicácia e charme.

Maharet Sys 15/01/2024

Adoravel!
Esse livro é simplesmente adorável, cara!!!
A Jane se superou! A personagem principal, Catherine, é cativante. O modo de narrativa da história prende do início ao fim! Até o jogo dela com romances e a forma que isso afeta a Catherine foi genial! Uma verdadeira sacada de mestre!!

Eu não sei porque demorei tanto pra ler!
Sem dúvidas cinco estrelas! Indico super!!!