A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Dali 23/12/2020

Romance de época
Primeiro romance que leio da autora e foi o primeiro escrito por ela porém publicado postumamente. Austen mostra como a literatura era interpretada na época, como os romances góticos eram chamados de leitura vazia e sem sentido. Nessa obra, Jane Austen conversa diretamente com o leitor, abordando o preconceito literário, em defesa dos romances. É nítida suas angústias e frustrações quanto as dificuldades que as mulheres enfrentavam para serem reconhecidas e aceitas a terem acesso à educação na sociedade. Por fim, achei o livro um pouco rápido, o romance por mais que seja o tema principal, muitas vezes parece ser deixado de lado, senti falta de um final mais detalhado...

Leticia.Dorneles 06/12/2023

Romance
Não sou uma pessoa muita adequa a romance, e devo dizer que pra mim foi de fato muito difícil de acompanhar, mas em geral a história é cativante, da uma certa raivinha, mas acredito que seja algo totalmente pessoal meu.

Taina.Dellandrea 02/09/2021

É o primeiro livro da Jane Austen que eu leio e ainda não estou muito acostumada com o tipo de leitura dela, então foi uma leitura um pouco lenta. Mas fora isso, o livro é muito bom e a Catherine é maravilhosa . Eu adorei as falas da autora sobre os livros de romance e como eles são tratados, foi perfeita.
Nicole.Vieira 02/09/2021minha estante
Recomendo Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Os mais famosos, mas com razão haha

rafamassagardi 19/06/2023

A prova de que fanfiqueiras extistem há mais de dois séculos
A Abadia de Northanger é um romance divertido, bonito e irônico. Acho que o que mais gostei foi a imaginação da protagonista, uma leitora de romances góticos. É bem fácil se identificar com ela.
No geral, carrega o cenário, enredo e narrativa ao melhor estilo da Jane Austen, então recomendo se você gosta da autora ou de romances do século XVIII.
izy :) 19/06/2023minha estante
que resenha simpática, nem gostei mto de "razão e sensibilidade" mas fiquei com vontade de tentar ler esse

rafamassagardi 19/06/2023minha estante
Tenta sim! É muito bom!?

daniela!! 19/06/2023minha estante
Amo esse??

mirianbezerra 20/06/2023minha estante
eu amo os livros da jane austen

mirianbezerra 20/06/2023minha estante
eu já li orgulho e preconceito, emma e persuasão, pretendo ler todos os livros da lenda

AMEI O TÍTULO KSJSKSJSKSKS

rafamassagardi 21/06/2023minha estante
Também pretendo ler todos dela! Já li Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Emma, Persuasão e A Abadia de Northanger!

Ana :P 21/08/2023minha estante
Já li orgulho e preconceito, qual vc me indica pra ler depois?

rafamassagardi 21/08/2023minha estante
Acho que Emma! É bom demais!!?

Nathalia.Fabris 22/11/2021

A Abadia de Northanger, de Jane Austin.

?Esse foi o primeiro livro que li dessa autora tão aclamada pelos leitores ao longos dos anos. Confesso que escolhi ele dentre as opções que vieram no box pelo nome? foi o que menos me atraiu ao ler a sinopse e eu sempre leio os que não to com tanta expectativa antes dos que realmente são meu ?foco principal? (que no meu caso é o tão adorado orgulho e preconceito).

??Dito isso, devo dizer que esse livro se revelou algo extremamente cativante, cria-se com a Catherine, vulgo nossa heroína (como a autora trata a personagem principal) uma ligação genuína.

?Eu me vi torcendo por ela a cada desafio, dúvidas e embates internos. É um livro de 1803, o que acaba que nos faz presenciar um machismo até então dado como correto? Mas Catherine soube se reagir em momentos certeiros, o que ajudou a não ficar maçante.

??Eu gostei demais do desenvolvimento da história. Enxerguei uma amizade abusiva, contudo, Nossa heroína com o tempo aprendeu a se posicionar e não ceder pela vontade alheia.

?É uma obra relativamente curta (comparada a outras obras da minha estante), menos de 250 páginas, e acredito ter sido uma boa escolha começar por ele. Que venham os próximos da querida Jane Austin.
kika.ferrer 22/11/2021minha estante
to doida pra ler ele! Amo a jane

amanda 22/11/2021minha estante
Esse livro é ótimooo, recomendo todos os outros da autora!
Orgulho e Preconceito é meu xodozinho.
Persusão tbm é perfeitoooooo

Nathi 27/04/2022

Uma comédia romântica do século 18
Posso dizer que ultimamente não tenho lido livros de romance, percebi que poucos desse gênero sendo lançados agora me agradam. A maioria li pelo hype que tinha. Outra coisa: não gosto das cenas de sexo nos livros, é algo que não vejo relevância alguma na história e realmente não me agrada, é por isso que normalmente prefiro aqueles romances mais infanto juvenis por serem mais puros nesse sentido. Então, por esses motivos, os livros da Jane Austen são um prato cheio para mim.

Eu só havia lido Orgulho e Preconceito (umas dez vezes, sem brincadeira) da autora por causa de um IC que fiz no ensino médio. Foi amor à primeira vista pelos personagens, pela escrita, por tudo! Mas até agora não tinha tido a oportunidade de ler os outros livros, então imaginem a minha felicidade!

A Abadia de Northanger é considerado o romance mais chato de Jane Austen, talvez por ser calmo e as reviravoltas nem tão grandiosas. Mas eu amei. Esse livro nos conta a história de Catherine, uma jovem de 17 anos que mora no campo e vai para Bath com seus vizinhos por uma temporada de seis semanas. Cath é uma leitora voraz de romances góticos e cansada da vida monótona no interior sem aventuras para ser uma heroína está completamente extasiada por viver experiências em um lugar novo.

Em Bath Catherine conhece na sua primeira semana Henry Tilney, um rapaz educado, carismático, inteligente e leitor de romances (incrível, não é?), e ele conquista seu coração imediatamente. Nesse meio tempo Cath conhece Isabella Thorpe e seu irmão mais velho, que por coincidência é amigo de seu irmão também. Uma amizade se inicia, bailes e passeios fazem dos dias da nossa heroína muito felizes. O único problema é que Catherine, por ser muito inocente e não ver maldade nas pessoas, não percebe quando estão sendo falsas e usando-a por conveniência. É então que nossa protagonista começa a ver que nem tudo é como ela imaginava que seria e quando é convidada para passar algumas semanas na Abadia de Northanger ela aceita na hora.

Alguns podem achá-la uma heroína meio burra, mas aqui devo defende-la e explicar seus atos. Ela tem 17 anos e vivendo em uma época muito diferente de nós obviamente será mais inocente que as protagonistas dessa idade nos livros de hoje que já estão salvando o mundo, bebendo e iniciando a vida sexual. Sinto que os livros de hoje retratam meninas de forma muito madura e as adolescentes lendo isso acham que devem se portar assim, fala sério, isso não é Elite ou Rebelde (embora eu não assista nenhuma dessas séries já vi trailers e comentários e não fazem mesmo o meu estilo). Então, gostei bastante de ler um romance em que uma garota de 17 anos parece realmente ter essa idade, sendo alegre, infantil algumas vezes, se deixando levar pela imaginação, mas sem perder quem realmente é e tendo verdades que ninguém tira dela.

O romance em si me agradou muito! Henry me deixou encantada e Catherine é um amor de pessoa, acompanhar cada diálogo dos dois foi muito divertido e dei altas risadas em algumas partes. Fiquei brava com alguns personagens e com outros desenvolvi tive um carinho enorme! Se você procura um romance divertido e bom, ou se quer conhecer algo da autora, esse é o livro certo! Agora o próximo da lista da minha queridíssima Jane Austen é Emma!

Clara 05/07/2021

Parado, monótono e previsível!
É o primeiro livro da Jane Austen que leio e confesso que fiquei muito decepcionada, achei a história muito rasa e fútil, poderia ser muito bem um conto pois nessas 240 páginas não aconteceu nada que não fosse previsível.
A autora nem se aprofundou nos sentimentos do casal principal, eu entendo que em romance de época as coisas sejam mais lentas, mas eles nem chegam a ter mais de uns dois ou três momentos sozinhos!
Ler esse livro foi nada mais nada menos que entediante e cansativo, apesar de eu gostar bastante da estética do cenário do livro definitivamente não foi de fato uma leitura prazerosa. Talvez eu só não esteja acostumada com esse gênero literário, por isso pretendo ler outro livro da autora futuramente para ver se tiro outras conclusões.

-Frases que gostei:
''A amizade é certamente o melhor bálsamo para as dores do amor frustrado.''
''Ninguém pode querer roubar a atenção de um sem ferir os direitos do outro.''
''Tais sentimentos deveriam ser examinados, para que tomem ciência de sua própria existência.''
''Uma perda as vezes pode ser um ganho...''
''Havia uma boa dose de bom senso em tudo aquilo, mas há algumas circunstâncias da mente humana em que o bom senso tem pouca influência.''

Dayane.Alves 03/07/2022

Deixei pra falar sobre esse depois q passasse o calor do momento. Sinceramente assim q eu terminei falei mal horrores sendo q a culpa foi toda minha de ir com expectativa com esse enredo sendo outro. Mas se for ler pelo lado cômico, é mto divertido, leitura leve e bem fluida(isso falando de um livro de época). Acho que a Catherine virou uma das personagens q eu mais gostei da Jane austen, ela tem um espirito apaixonado, empolgado e MTO emocionado(No nivel fanfic) e por isso foi a q eu mais me identifiquei. Não leiam pelo romance pq realmemte não é algo mto desenvolvido. Não foi o livro que mais gostei dela, mas particulamente gostei mais que razão e sensibilidade e diferente desse, Abadia de northanger eu super releria novamente em algum momento da vida q eu queira rir ou sentir algo mais leve.

Andressa 28/09/2021

Um dos livros mais gostosinhos que li da Jane. Achei a escrita divertida e fluída, e diferente de outros romances de época tive a sensação de que as coisas acontecem, a personagem principal encontra pessoas e cria uma narrativa interessante. Catherine é extremamente ingênua e em muitas vezes me irrita a falta de malícia, porque eu teria surtado e dado altos gritos em certas situações. Alguns toques de terror deixam a história bem divertida.

Maria, lua do Lucy 03/02/2023

Nossa nem tão heroína, Catherine!
Já esperava que o foco do livro fosse o tal Abadia de Northanger.

Nossa heroína Catherine, com 16 anos, com poucas experiências de vida. Senhora Allen a chama para viajar com o seu marido a Bath, para fazer a menina sair da sua cidade natal.
Após, algumas semanas sem ninguém pra puxar o assunto, a Senhora Allen encontra a sua velha amiga da escola, agora casada e com suas três filhas.

Nisso vai contando toda a trajetória da Catherine de como lidar com as primeiras amizades. Lidar com a Isabela, amiga interesseira e traiçoeiras, com um homem desagradável como o irmão dela, o senhor Thorpe e um outro que a chamou atenção, o Henry Tilney. A família dele, a convida a passar algumas semanas com eles na Abadia, para conhecer o lugar, ela não quer perder isso por nada na vida.

As melhores partes foram as expectativas dela do lugar que achava que seria como nós livros, macabro e gótico, encontrando passagens, manuscritos que poderia mudar a opinião que tinha do pai do Henry, como se ele fosse um marido que maltrata-va a antiga esposa e um assassino. Totalmente, quebrando a cara de vergonha!

O casal Catherine e Henry foi fofo de se ler, contudo, faltou mais cenas dos dois e a declaração dele.
Regis 04/02/2023minha estante
Ótima resenha, Maria. Ficou muito boa. ????

Maria, lua do Lucy 04/02/2023minha estante
Obg! ??

Daiane 06/12/2020

Um livro bom, não tão romântico como Persuasão e não tão divertido como Emma, mas também não tão entediante como Orgulho e preconceito.

Clara 27/06/2021

Um romance nem um pouco romântico
Esse foi o segundo livro que li de Jane Austen, eu não planejava ler outros livros da autora depois de ler Orgulho e Preconceito (que apesar de ter críticas muito positivas me decepcionou um pouco) mas acabei dando uma chance pra este.

Devo dizer que até á metade do livro foi só encheção de linguiça, com cenas e diálogos pouco relevantes para a história e com 19 capítulos que poderiam ter sido resumidos em menos de 20 páginas.

A leitura só começa a fluir após a ida de Catherine para a Abadia de Northanger, onde vive várias aventuras graças a sua imaginação absurda e suas ideias fantasiosas na qual a autora aproveita para fazer uma crítica a romances góticos.

O final, apesar de bastante descontraído, me desagradou assim como em Orgulho e Preconceito a autora parece desesperada para criar um desfecho e deixa muitos fatos pendentes.

Ainda que o tema seja o romance não houve em momento algum uma química entre o casal e nem um diálogo relevante entre eles. Foi uma leitura até prazerosa por assim dizer, mas como romance deixa muito a desejar.

Gilda.Lima 02/11/2020

Catherine Morland é uma moça de 17 anos apaixonada pela leitura, tendo por preferência romances góticos. Quando é convidada pelos vizinhos, o senhor e senhora Allan, a passar uma temporada em Bath, sua vida vai mudar completamente. Lá conhecerá os irmãos Henry e Leanor Tilney, que a convidarão a conhecer a Abadia de Northanger, uma construção antiga e cheia de histórias pra contar.