O livro da ecologia

O livro da ecologia Vários

Resenhas - O livro da ecologia

Lucy Batista 21/02/2023

Utilidade pública
Esse livro é uma utilidade pública, para qualquer idade, qualquer profissão, é para o ser humano.

Ele começa com introdução, sobre o que é a ecologia, quando ela começou a ser considerada uma ciência.

Depois temos o capítulo "A história da evolução" que são noções básicas da biologia.

"Processos Ecológicos" é o capítulo que fala das interações entre os seres vivos de mesma espécie ou de espécies diferentes.

"Ordenando o mundo natural" fala historicamente como foram descobertas as espécies, como classificaram, etc. E o capítulo "a variedade de vida" complementa com mais informações do quanto nosso planeta é rico na biodiversidade.

"Ecossistemas" é o capítulo que nos ensina como o planeta funciona, como cada um tem um papel importante em seus habitat e por isso nada deve ser tirado de ordem.

"Organismo em um ambiente mutável" e "A Terra viva" são dois capítulos com mais complementações e informações importantíssimas para compreendermos a vida, a interações entre espécies, como ela pode se recurar de intervenções humanas ou não. Nos mostra que têm fatores naturais que podem interferir no funcionamento dos ecossistema, mas nada se compara as ações do ser humano.

E "O fator humano" é o capítulo que vai te deixar mais preocupado porque nos comprova com fatos científicos que estamos acabando com o único planeta que podemos viver.

E finalizamos com "Ambientalismo e Conservação" como ativistas, cientistas, naturalistas propuseram soluções para amenizar o impacto negativo que causamos.

O livro não acaba aqui, temos o Diretório, com informações rápidas mas não menos importantes de pessoas que contribuíram para o avanço da ecologia.
O glossário, para os termos que são muito usados na ciência ecologia e que uma pessoa mais leiga possa não compreender.
Fontes e citações e também os Agradecimentos.

Esse livro é incrível, e minha vontade era de fazer todos meus conhecidos o lerem.
Lucas1429 21/02/2023minha estante
Eu ainda vou ler ??

Lucy Batista 22/02/2023minha estante
Com certeza kkkk é sua próxima meta

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 22/09/2020

Muito bom!
Um livro importante pra entendermos mais sobre aquecimento global, agrotóxicos e tudo o que ameaça a nossa vida e a vida dos outros seres vivos e o nosso planeta.

.Nunca me toquei que 99% da água do nosso planeta azul é salgada.

Agimos como se tivéssemos outro planeta pra ir.

Muito legal! Pretendo rele-lo daqui a algum tempo!

Salú 19/01/2021

Excelente
Livro bastante interessante e de fácil entendimento. Indico tanto para leigos como para especialistas. A leitura dessa temática é muito necessária nos dias atuais!

alice315 28/01/2024

5/5
Livro excelente, traz vários assuntos complexos, alguns já bem conhecidos, e os explora em relativa profundidade. Como estudante de Ciências Biológicas, identifiquei um ou outro conceito que não chega a estar errado, só que não ocorre exatamente do jeito que o livro disse. Fora isso, impecável, muito bom mesmo.
Como está bem óbvio no título, o livro faz um panorama sobre, bem, ecologia. Kkkkkk
Ele traz bastante da história desse campo de estudo, e vai desde o específico até o geral, com uma linguagem tranquila e acessível.
Um livro realmente muito bom, que inclusive vou reler afim de consultar alguns conceitos. Recomendo muito!

Heitor.Mattos 17/10/2021

Resumo importante
Cheio de imagens, de boa qualidade o livro trás um ar quase que de revista, um guia básico sobre ecologia como um resumão dos temas mais importantes da Ecologia, é uma boa porta de entrada pra quem quer entender mais sobre. Já sabia de bastante coisa que tinha ali, mas mesmo assim valeu a pena a leitura.

BJekyll0 08/01/2022

O Superorganismo
O livro é um excelente instrumento para quem quer adentrar nos assuntos que envolvem as ciências relativas ao meio ambiente. Trazendo um panorama bem estruturado e datado de teorias que partem da evolução, combinadas com estudos dos ecossistemas e das biogeografias que exploram de forma incisiva e superficial as camadas das construções e relações entre todos os fatores ambientais até a formação das regiões zoogeográficas.
Como se trata de um livro pequeno, intenta abarcar as principais teorias e estudos que moldaram não só o comportamento dos ecossistemas mas também o comportamento humano em relação ao trato da terra. Pode-se observar, de maneira resumida, um panorama histórico biológico de como chegamos até aqui e quão novica é a influência humana para a terra. Abordando temas de relevante interesse para a conservação do planeta que estamos destruindo.
É bem rico em informações para um estudo inicial, ter uma noção dos pilares teóricos da ecologia como ciência para entender a Biosfera.

Biblioteca Álvaro Guerra 28/04/2023

Mais um volume da série best-seller --- As grandes ideias de todos os tempos Entender a importância da biodiversidade e da sustentabilidade é uma demanda urgente, em um mundo que se mostra cada vez mais hostil às intervenções humanas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555670202