Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe

Resenhas - Os sofrimentos de Werther

Camila Alexandrino 02/08/2022

Releitura
Li essa obra pela primeira vez aos 16 anos, mas acho que não compreendi muito bem. Nessa segunda leitura, já com 27, acho que tive muito mais experiência de vida para captar o que Goethe tentou dizer através de Werther. A obra é muito intrigante. Quando se para para pensar na quantidade de pessoas, que assim como Werther, desistiram da vida por causa de um sofrimento!

Acho que essa obra deve ser lida se você está em um momento bom da vida para 'aguentar o tranco'.

Nise 05/04/2022

Werther, o primeiro emo
Não consigo dar uma nota maior para esse livro, apesar de bem escrito e tocante, por conta do assunto dele. Cresci lendo cartas de despedida, portanto me foi como um gatilho para essas lembranças ruins, apesar de bem mais poético. Minha nota é, portanto, totalmente baseada na qualidade técnica e poesia da obra, mas não na história em si, que me tocou, mas de uma maneira desagradável.

É a típica história de séc XVIII com um rapaz que se apaixona à primeira vista por uma moça comprometida. Me lembrou Noites Brancas, do Dostoiévski. É evidente que naquela época, talvez pelas restrições sociais, bem como o machismo enraizado, os homens acreditassem que uma mulher simpática estava interessada neles. Nesse caso, Werther se apaixona perdidamente por Lotte, logo que a conhece. A moça já diz que é comprometida, talvez percebendo os galanteios do rapaz, mas cultiva sua amizade.

Werther é um rapaz gentil, generoso, apreciador da arte e da natureza, parece ser simpático, portanto cativa tanto a moça, como sua família e o noivo/esposo dela. No entanto, sempre carrega toda a intensidade e idealização típica daquele primeiro amor, e se vê incapaz de se interessar por outra mulher. Mesmo quando isso pode acontecer, em outra cidade, um fato relacionado à sua posição social destrói essas esperanças e reforça ainda mais a paixão por Lotte que jamais o tratou assim.

É um romance epistolar, todo apresentado pelo ponto de vista do protagonista. É um livro triste, poético e intenso, não à toa inspirou tantos suicídios em seu lançamento. O final é trágico, gráfico e doloroso. Não é um livro que recomendo a todos.

No YouTube, vi três resenhas que me ajudaram a absorver essa obra e que indico com menos restrições. Estão nos canais de Isabella Lubrano/Ler antes de morrer; Flávio Ricardo Vassoler; e Tatiana Feltrin. Eles explicam a importância histórica dessa obra, algumas interpretações e as semelhanças da obra com a vida do autor. Li na edição (maravilhosa) da Abril Coleções, que também tem alguns textos de apoio comentando sobre esses pontos.

Elo 10/08/2021

Meu primeiro contato com jovem Werther foi aos 14 ou 15 anos. Lembro que achei insuportável e devo ter levado alguns meses pra terminar, na força do ódio, claro.
Um pouco mais madura, formada em psicologia, percebo que tem um debate muito interessante sobre a percepção social do suicídio. A forma como julgamos que as pessoas são "fracas" ou fazemos piadas e ridicularizamos elas é um "absurdo", como Goethe classifica.
Clamar de raso é ser anacrônico, mas para um livro curto, o tema é bem explorado.

*** caso você queira conversar com alguém, busque o Centro de Valorização da Vida (CVV), é um serviço 24h, gratuito e disponível. Seu telefone é 188.

Anderson.Leonardo 13/04/2020

Observação
Não recomendo a pessoas com depressão, ou tendências suicidas!
Fora isso é muito retroativo de época, e um exemplo de romance destrutivo e obsessivo.

Rodrigues 22/03/2019

Encontre minha opinião sobre esse livro bem aqui https://www.instagram.com/p/BlmHXzlHgpo/

Lucas 06/01/2018

Paixão
Sem dúvida uma história que nos relata como a paixão pode ser perturbadora.
Um livro sensacional sobre o sentimento humano mais perigoso.

Aline Lima 22/04/2014

A carta mais longa de suicídio
Os sofrimentos do jovem Werther é uma obra alemã escrita por Johann Wolfgang von Goethe e iniciou o período do romantismo na literatura mundial. De acordo com relatos o autor mostrou trechos da obra para um amigo que não pareceu muito emocionado com o resultado, fazendo-o quase desistir da publicação. Nossa sorte é que isto não aconteceu. O amigo confessou não ter prestado atenção à leitura devido à problemas pessoais e o livro foi publicado pela primeira vez em 1774.

O titulo deste post foi dito por um amigo e considerei a melhor frase para descrever esta obra. Ele conta a história de Werther por meio das cartas que envia para seu grande amigo Wilheim. Assim, o leitor acompanha as reflexões do personagem sobre alguns aspectos da vida e sociedade, considerando os valores e costumes da burguesia, suicídio e o amor dedicado à Charlotte, forte contribuinte para lançar Werther em um profunda depressão.

Eu diria que o personagem principal tem alma de artista por conta da alta sensibilidade acerca de pequenos aspectos, geralmente ignorados pela maioria das pessoas. Além disso, Werther é um homem bastante interessado pelas artes, dedicando-se a pinturas, desenhos e literatura. Devido à complexidade e à profundidade do personagem principal, o livro é acusado de levar vários jovens da época ao suicídio.

Nas cartas, Werther consegue fazer análises que, embora direcionadas àquele período, ainda continuam bastante atuais (não é à toa que esta obra é um clássico) e que, pela primeira vez me fizeram ter vontade de grifar um livro para guardar as reflexões. No final eu não grifei, riscar um livro é demais para mim, então apenas anotei no meu skoob.

Leia a resenha completa no blog Pergaminho Amarelo:

site: http://pergaminhoamarelo.blogspot.com.br/2014/04/a-carta-mais-longa-de-suicidio.html