1808-1834

1808-1834 Paulo Setúbal

Resenhas - 1808-1834: As Maluquices do Imperador

TalesVR 20/02/2024

As Maluquices do Imperador é um título que engana, esse livro escrito em 1927 traz com detalhes alguns episódios marcantes na vida pessoal e política de D. Pedro I (ou Pedro IV em Portugal). Sem omitir nada algumas passagens tem um toque humorístico ótimo e a leitura é fluída. Algumas considerações relevantes:

1. Esse romance histórico, pela época em que foi escrito, usa fontes historiográficas daquelas clássicas das clássicas, coisas escritas até no próprio calor dos acontecimentos. Naturalmente já quase 1 século depois alguns pontos da historiografia foram revistos. Nada que atrapalhe a obra, mas me saltou aos olhos principalmente a parte das motivações de Pedro para ter feito o que fez em relação aos seus títulos e atos diplomáticos.

2. Não é que os escândalos sexuais foram escondidos, longe disso, só senti que ao contrário do que virou tendência posteriormente eles receberam um enfoque diferente. Das esposas do Imperador, Maria Leopoldina, que foi a primeira, ficou um pouco de escanteio em relação à segunda, Amélia, que é até pouco conhecida do grande público se for olhar bem.

3. O autor foi um dos poucos que conseguiu humanizar Pedro I para mim de um jeito que não tinha lido antes. Impossível não se envolver na trama de um mulherengo contumaz que larga as pompas de um Império por orgulho, vai travar uma guerra perdida em nome da filha de 9 anos e ganha, Maria II ainda reinou por mais 19 anos em Portugal após a morte do seu pai.

4. Como amante e aspirante à diplomacia tem coisa que eu duvido muito que tenha acontecido desse jeito kkkkkkkkkkkkkkk rolou um exagero romântico em algumas (várias) descrições, vá lá que o papel aceita tudo.

Izabelle Costa 18/01/2011

As Maluquices do Imperador
As Maluquices do Imperador é um livro delicioso do Paulo Setúbal, escrito em 1926. Isso mesmo!
O livro conta em detalhes e com muito humor, a vida do príncipe herdeiro, suas venturas e desventuras, num vocabulário ao mesmo tempo acessível e rico.
Li, pela primeira vez em 1982. Vocês já sabem que tenho a mania de ler "dinovo" tudo o que gosto. Perdi as contas de quantas vezes já o li. Está na cabeceira novamente. Quem me acompanha?

palmares 04/08/2020

D. Pedro I e D. Pedro IV!
É um livro que acompanha a vida de D. Pedro I e nao só sua trajetória como imperador do Brasil, mas a abdicação e sua jornada na retomada da coroa portuguesa.

Western 23/06/2022

1808-1834: As Maluquices do Imperador
O livro entrega o que promete, que é a vida do primeiro imperador do Brasil, e oferece um pouquinho mais, como por exemplo, a vida de D. João VI, de D. Carlota Joaquina, de D. Leopoldina, da Marquesa de Santos e a da rainha brasileirinha, D. Maria II.

O livro é rico em detalhes, leitura necessária e gostosa. Deixa um gostinho de quero mais. Mas a riqueza em detalhes sempre me deixava duas dúvidas: até que ponto isso aconteceu de fato? Como é possível saberem que isso aconteceu, dessa forma?

Apesar de a leitura ser incrível, eu avalio com 4 estrelas(????????), deixando a desejar somente no critério de leitura fluida.

Super indico a leitura!

Michelle194 22/03/2022

As Maluquices do Imperador
Achei esse livro um pouco mais cansativo de ler, em relação a outros de História do Brasil Imperial que eu já havia lido. Ainda assim, é interessante, embora eu não saiba quão verídico são as histórias contadas ali.

iandra.santte 12/02/2023

Esse livro é simplesmente ESPETACULAR!
Deixo somente esse trecho para ilustrar a bravura pela qual lutou pelo trono que foi usurpado por D. Miguel, seu irmão: ?
Não há que duvidar. Eis a dura verdade: a vitória da filha arrancou-lhe a vida. O triunfo matou-o. Durante aqueles minguados meses em que governou Portugal, na qualidade de regente da rainhazinha, os dias de D. Pedro esvaíam-se gota a gota.?

Suzanne 12/04/2013

Livro rico em detalhes, com palavras hoje em dia pouco usadas que nos remetem ao passado. Ficamos sabendo de coisa particulares da vida de nosso libertador e primeiro imperador. Torcemos por suas decisões, e nos emocionamos com a sua despedida do Brasil e depois da vida. Demorei cerca de um mês para ter coragem de ler o último capítulo que se chama O FIM. Sou uma apaixonada por D Pedro I e por sua Titília, portanto a única coisa que não gostei é que o livro mal cita a Marquesa de Santos.

Renata Molina 30/08/2013

Outra visão.
O livro me deu uma visão diferente da que eu tinha sobre Dom Pedro I. Vale à pena a leitura, linguagem simples, cheio de detalhes da vida pessoal do primeiro imperador do Brasil.

Além de me surpreender com Alexandre Herculano e Almeida Garret.

Recomendo, é um bom romance histórico.

José Eduardo 24/11/2014

PARA CONHECER A HISTÓRIA
Para quem gosta de história esse livro é um "prato cheio". Com muito humor e um português afiado Paulo Setubal relatada o cotidiano do nosso Brasil Imperial.

Neuza 08/01/2015

As maluquices do Imperador
Livro leve, com uma linguagem fácil e um leve senso de humor. Ao ler você vai vivenciar esse período histórico e apesar das diabruras do Imperador você irá admirá-lo muito mais.
Kelley Cristine 03/11/2015minha estante
Comprei esse livro no amazon pelo kindle ilimitado. Gostei muito do estilo de Paulo setubal: leve e engraçado. Esse livro foi diferente de outros escritos sobre a vida de dom pedro porque ele descreve como D. Pedro ajudou Maria da Glória a recuperar o trono de Portugal, descreve a volta de D. Pedro para Lisboa e os últimos dias de vida do imperador. Recomendo!

Kelley Cristine 03/11/2015

A vida de D. Pedro I

Wilton 09/04/2016

Maluquices?
O título engana um pouco. Ele dá a impressão de que serão narradas as celebres maluquices, principalmente de caráter sexual, cometidas pelo Imperador. O livro não se restringe a isso. São consideradas maluquices: a outorga de uma constituição ao Brasil e outra a Portugal, a abdicação dos tronos brasileiro e português, a guerra contra o irmão D. Miguel para recolocar a filha, Maria da Glória, no trono de Portugal e restaurar a constituição abolida. Não há maluquices nesses atos, mas impetuosidade, orgulho e patriotismo. Ele amava o Brasil, por isso não quis o trono português. Seu amor era tão profundo, que preferiu exilar-se a provocar uma guerra civil. Ele cometeu muitos erros naturais da impetuosidade. Os enganos políticos não foram perpetrados em benefício próprio ou de apaniguados. Errou querendo acertar. Cometeu erros patrióticos. Bons tempos aqueles que deram ao país políticos como D. Pedro I. Que saudade! Que inveja!

Laura 06/03/2017

Serial legal se fizessem atualizações do livro
Gostei bastante da histórias, mas o português é muito antigo e tem tantas palavras que não conheço que fico bem desanimada e sem vontade nenhuma de ler. Se fossem atualizando o livro seria bem mais interessante.

Inlectus 24/02/2018

Bom.
Pedro I, foi só igual a muitos.