A Culpa é dos Teus Pais

A Culpa é dos Teus Pais Maristela Scheuer Deves

Resenhas - A Culpa é dos Teus Pais

Nine Stecanella 14/10/2010

A culpa é dos teus pais
Esse é o primeiro livro da jornalista Maristela Deves e confesso que gostei. Sempre é complicado de falar no primeiro livro de alguém. Embora críticas sempre sejam boas, muitas vezes elas podem ser uma pedra no sapato do escritor. Mas o livro tem uma boa trama.

O universo é o do jornalismo, nada mais lógico eu gostar porque em agosto de 2011 [uipi õ/] estarei formada nessa magnífica [as vezes nem tanto] profissão. E porque a protagonista Guisela é uma foca, assim como todos os estagiários e recém formados em jornalismo. E por se passar dentro do universo de uma redação de jornal, quem trabalha e estuda jornalismo vai saber [e se identificar] com isso e como funciona e quem não conhece, vai descobrir um pouquinho mais.

O fato é que Guisela, como praticamente todos os focas, faz matérias de dia-a-dia. Tudo muito normal e sem nenhuma emoção. Até que teve uma grande oportunidade de escrever de verdade graças a um assassinato no seu horário de plantão. E é aí que começa a emoção da história. Como o título diz, esse é o bilhete deixado pelo assassino junto ao corpo de suas vítimas. Todas mortas de uma maneira diferente. Pessoas sem nenhuma ligação com a outra.

A polícia, mesmo com todas as investigações, não consegue relacionar as mortes e encontrar o assassino, então Guisela resolve fazer uma investigação paralela a da polícia. E nessa buscar por respostas ela encontra várias pistas, mas nenhuma que definitivamente a leve ao assassino... até que... ele vem até ela. A agonia é tanta que até o leitor começa a pensar nos motivos, mas até o final, não encontra razões.

E ai começa a surgir as respostas. De uma conversa com um colega de trabalho e um comentário dos mais normais [isso sempre acontece com a gente. Ficamos um tempão pensando em um filme ou uma música e não tem jeito de lembrar o nome ou o cantor/ ator, até que aquele amigo faz uma piadinha e pimba! tu lembra]. Aí as peças começam a se unir e tudo passa a fazer sentido... Só que Guisela, ao descobrir a razão das mortes, descobre também que corre perigo, e... E aí você vai precisar ler o livro pra descobrir. Tirando a palavra seria killer que aparece muitas vezes, o livro é uma boa leitura pra quebrar uma onda de série ou talvez até, uma leitura mais rápida.

Vania.Carneiro 13/03/2023

Boa leitura
Gostei, apesar de ter decifrado algumas coisas antes de ter lido. Não me causou surpresas. No entanto, a história é bem contada, e me manteve interessada do início ao fim.

H4_dsa 26/12/2023

Este livro é simplesmente maravilhoso, ele me ganhou desde a primeira frase, e é perfeito pra quer ama um suspense. Porém eu admito que o final poderia ser um pouquinho melhor.

mandi 01/01/2024

A culpa é da autora
Por ter escrito um livro tão ruinzinho. bem, não que a narração seja ruim, nem que a escrita da autora seja ruim, isso realmente são as melhores partes desse livro. só que o principal, que é a história, é ruim para um cacete, nossa, eu fiquei extremamente decepcionada. a motivação do assassino é péssima, sem nexo algum, e um motivo extremamente esdrúxulo ?qualquer motivação que leve ao assassinato de alguém é esdrúxulo, mas nossa, este está fora do limite.
bem, não recomendaria para ninguém e me arrependo amargamente de ter lido...