Emboscada

Emboscada Alexandre Heredia

Resenhas - Emboscada

Luciana Fátima 24/10/2014

Cuidado com o que desejas
O surpreendente final de Predadores não deixa opção ao leitor, a não ser buscar, imediatamente, por Emboscada. Apesar de ser uma história completa, algumas pontas propositadamente deixadas soltas no primeiro, quase nos matam de curiosidade para saber se, como afirma o personagem Radu, somos pessoas civilizadas, não meros gatos selvagens. Essa última frase é dita para Tamara, que deseja a todo custo ser transformada em uma criatura como ele. A natureza dessa criatura, contudo, não é declarada; podem ser vampiros ou uma nova espécie de novos predadores, conforme sugerido ao longo da trama. Mas, seriam essas criaturas realmente civilizadas?

Então Emboscada começa, um ano após os acontecimentos do último livro, em um ambiente já conhecido a boate Vikrolakas e com novos personagens, como o repórter policial Nicolau e a jovem Aline. Esta é, aparentemente, um estereótipo de toda jovem simples, que deseja sucesso a qualquer custo e não mede esforços para conseguir o que quer. Uma figura especular das personagens do livro anterior, ainda que isso não seja uma verdade absoluta, descobriremos apenas nas páginas finais da obra.

Nicolau também segue os passos de todo jovem repórter em começo de carreira, que busca avidamente por um escândalo qualquer que o faça ficar famoso da noite para o dia. E talvez ele esteja no caminho certo, pois começa a investigar o que pode ser um novo assassino em série. Ou talvez esse assassino não seja tão novo assim, já que tudo leva a Dante jornalista apresentado em Predadores , que pode ser a única pessoa a saber a verdade sobre essas mortes. Mas, após os acontecimentos de um ano atrás, ele está em uma situação delicada.

Conforme a trama vai se desenrolando, descobrimos um pouco mais sobre o enigmático Radu e encontramos a igualmente misteriosa Ágata, personagem que desvenda parte de seu passado com ele. Ela conta ainda sobre uma receita deixada pela mãe verdadeira sim, ele é adotado! que deixaria as crises sob controle, carne seca, toucinho e sangue de porco, tudo moído, ressecado e prensado. Isso nos remete à receita de Yara, de Legado de Bathory, que consumia tal iguaria para aplacar sua fome e que estava grávida ao final do livro... Haveria alguma relação macabra entre todos eles? Quem é civilizado e quem são os gatos selvagens?

E Tamara? Onde estaria a ambiciosa promotora da badalada boate Vrykolakas a essa altura? Teria ela conseguido o que tanto desejava ao final de Predadores? Às vezes, é preciso cuidado com nossos desejos, pois nunca sabemos o que pode acontecer quando eles tornarem-se realidade!