Curto-circuito

Curto-circuito Laura Carvalho

Resenhas - Curto-circuito

Rodrigo Santos 26/07/2020

Ótima leitura sobre o papel do Estado
Gostei das ideias apresentadas no livro, porque são bem fundamentadas e referenciadas. É uma ótima análise sobre o papel do Estado não só para o combate à pandemia como também para o combate à desigualdade, à concentração de renda e para fortalecimento da economia de forma saudável e justa.

Esta é a segunda leitura que faço da autora. O primeiro livro é o Valsa Brasileira, que também é muito esclarecedor. Laura Carvalho escreve com excelente didática e torna a leitura compreensível tanto para quem domina os assuntos relacionados à economia quanto para aqueles que são leigos.

Recomendo a todos.

@lucasmascarenhas 12/11/2020

O livro aborda o colapso econômico de 2020, diante da pandemia do coronavírus. Aborda a necessidade de repensar papel do Estado (como estabilizador, investidor, protetor, prestador de serviços e empreendedor) e a necessidade de sua atuação nesses aspectos no combate à crise do coronavírus.
“as desigualdades exacerbadas pela crise, os patamares mais elevados de dívida pública deixados como herança pelo seu combate e o fortalecimento de tendências ao autoritarismo e ao nacionalismo apresentam-se como obstáculos vistosos para uma transformação social significativa”

De Gasperi 06/07/2020

Perfeito
Laura escreve como poucos, um texto rico em informação, consistente, preciso, vai diretamente ao ponto e prende o leitor até o final. Li em menos de 24h. Resume um semestre de economia em pouco mais de 100 páginas. Recomendo

laiscguima 08/07/2020

Laura Carvalho nunca decepciona
Nesse livro a autora vai fazer uma revisão dos 5 funções dos Estado: estabilizador, investidor, protetor, prestador de serviços e empreendedor. Além disso, vai fazendo paralelos com o governo Bolsonaro e como ele está lidando com a crise causada pela covid-19.
Análise incrível e que me abriu os olhos para as possíveis trajetórias que o país pode tomar na era pós-pandemia.

Helano 01/03/2021

Brasil e a pandemia.
Em mais uma contundente análise, a economista Laura Carvalho traça um panorama socioeconômico e político acerca dos desdobramentos da vigente pandemia em meio a um clima de incertezas multiplas, que se delineia no âmago da sociedade brasileira.
Para além de uma análise macroeconômica, tem-se o apontamento da importância da revisão de políticas econômicas, especialmente no que tange a atuação do Estado, com o fito de minorar e de, possivelmente, reverter os dramaticamente importantes impactos econômicos e sociais decorrente da crise desenvolvida pela pandemia do covid19.

Recomendo fortemente a leitura a todos que se interessam pelo tema econômico.

Felip 24/06/2020

Simples, compreensível e essencial
Laura Carvalho possui essa característica de tornar a economia algo fácil à quem jamais teve contato com o assunto.
Neste livro ela mantém sua característica e analisa o Brasil no contexto da pandemia de COVID-19 mostrando a razão de ser do estado, que precisa intervir para resguardar aqueles sob sua tutela.
O curto-circuito é claro, um economista pífio e inepto, que foi o avalista do péssimo governo atual, pregava o fim do estado mínimo, sim, pois pra ele qualquer estado é máximo. Hoje, o mesmo Chicago-boy se vê diante da necessidade de atuar (uau!) perante o declínio da economia causado pela pandemia... Pena que ele jamais irá ler esse livro para saber o que fazer.

João Sales 12/08/2020

Laura Carvalho, autora do Valsa Brasileira, escreveu este livro que, além de fazer um paralelo desta crise econômica com as crises de 2008 e 1929, propõe os papéis que o Estado deverá adotar pra reduzir/contornar os impactos

jonasbrother16 11/01/2022

A volta do debate sobre o papel do Estado na administração política e econômica de um país aconteceu de forma violenta e impositiva: querendo ou não, a hipótese do Estado teve de ser considerada por qualquer um que tenha parado por um segundo para pensar em fazer um teste de Covid ou que tenha refletido em alguma notícia desses anos de 2020 e 2021.

Esse livro mapeia essa discussão, criando um caso bastante convincente em favor do Estado. Para quem ainda não está convencido, fica mais difícil tender ao contrário. E para quem já se convenceu, aqui certamente se encontram outras perspectivas por onde o Estado também pode estar presente.