EM FRENTE A MINHA CASA

EM FRENTE A MINHA CASA MARIANNE DUBUC

Resenhas - EM FRENTE A MINHA CASA

@esselivrotemhistoria (ig) 03/09/2021

? Em frente a minha casa
?? Mariane Dubuc (dá uma olhadinha nos stories, os outros livros dela que apareceram por aqui).
?WMF Martins Fontes

Um livrinho de 121 páginas.
Com uma ciranda de elementos reais e imaginário que vão  puxando um ao outro num ciclo infinito, voltando para colina, em cima da qual tem a minha casa.
É um livro cíclico e também  um livro de nomear. Só  que aqui existe um fio condutor que instiga a curiosidade e a mudança  de página. Não  se trata de uma bola amarela jogada ao acaso , tem uma conexão  entre o que vem antes e depois. Uma história  diferente pra cada leitor.
Pra mim a parte mais legal é  essa que instiga a curiosidade sobre o que tem dentro da barriga do lobo-mau.  E a chapeuzinho, já  meio na página da barriga e já vendo o caçador na mudança de página, saindo da barriga do lobo e vendo o seu salvador.

E como lemos esse livro na semana do folclore, quando apareceu a lua cheia, o lobsomem foi lembrado antes mesmo da mudança  de página.
" O Lobisomem aparece na lua cheia! Ih! Ele apareceu" (L, 3a)
Mais um livrinho enorme no quesito diversão  e entretenimento dos bem pequenininhos.

E o que tem em frente a minha casa? Carros passando. E além dos carros passando, árvores frutiferas. E acima das árvores frutíferas? O nascer do sol. E, de frente pro sol que nasce, tem a minha casa.

#livrodenomear #livrociclico #wmfmartinsfontes #emfrenteaminhacasa  #minhacasa

Sharon 16/09/2011

Orangotango, orangotango.
Meu filho Tomás não nega a raça e gosta de livros. Brinca de tudo, corre, joga bola, se esconde, empurra carrinho, assusta passarinho, assiste Dora (adora o mapa!), Backyardigans e tudo mais. Mas volta e meia ele puxa um livrinho da estante e bate no chão ao lado dele me chamando pra sentar e ler.

O livro preferido dele agora é uma delícia, o preferido da mãe e do pai também. "Em frente à minha casa" (vejam o vídeo de divulgação!) da Marianne Dubuc, lançado pela WMF Martins Fontes em 2010.

A história começa mais ou menos assim: "No alto de uma colina, atrás de uma cerca marrom, embaixo de um carvalho tem..." aí você vira a página: "minha casa". Na página ao lado, continua:
"Em frente a minha casa tem..." - vira a página -
"uma roseira".
"Em cima da roseira tem..."
"um passarinho."
"Atrás do passarinho tem..."

E vamos passeando por um livro histórias infantis, depois em uma floresta, e uma montanha, e uma gruta, e no espaço, o mar e ao final voltamos para uma casa no alto da colina pra começar tudo de novo. Na primeira vez que a gente lê tem aquele suspense do "e agora?". Mas não enjoamos da histórinha mesmo depois de 257 leituras (e contando! ufa!)

O Tomás abre o livro de qualquer jeito e a gente começa de qualquer parte, sem prejuízo nenhum. Ele pula as páginas (tem só um ano e quatro meses, não consegue folhear direitinho) e parece que nem assim o negócio perde o sentido... Atrás da roseira tem um urso? OK. Atrás do pirata tem um orangotango? Legal!

Tomás gosta especialmente da escuridão: "Na escuridão tem... um rugido" e ele faz "Uarrrrr...", do vampiro (ele chama de macaco: diz ah! ah! e coça a cabeça), do leão "Uarrrrrr..." e do orangotango, que aparece na quarta capa também. Brincamos de virar rápido da página pra capa, orangotango, orangotango, orangotango, orangotango...