Herdeiras do mar

Resenhas -

Mike27 27/06/2023

Marcante
Emocionante e Brutal!
Não tem como você ler este livro sem sentir a dor das personagens! Confesso que não resisti!
Quem leu Pachinko vai adorar pois ele segue a mesma época, só que focado nas "mulheres de consolo", consequentemente, mais brutal.
Agora se você leu Gramma essa leitura é obrigatória pois incrementa e muito o tema abordado, escrito de forma fenomenal.
Regis 27/06/2023minha estante
Boa resenha. ?
Tenho que estar preparada para pegar esse livro, Grama acabou comigo.

Mike27 27/06/2023minha estante
Esteja bem preparada, ainda estou me recuperando das últimas páginas kkk

Regis 27/06/2023minha estante
Pode deixar. ??

soobarbzsa 10/04/2024minha estante
pensei ser livro único, dá pra ler eles independentemente?

olivia.tomazela 13/04/2022

Dando luz ao desconhecido
Muito importante conhecermos o que tantas mulheres tiveram que passar durante as guerras. A história precisa ser escancarada para jamais ser repetida.

A autora nos apresenta as tristes trajetórias de vida das personagens de forma brilhante e sensível. Você é capaz de sentir dor física em algumas passagens. Em outras, o trauma é escancarado em cenas tocantes e é impossível não se emocionar.

Este é um daqueles livros que eu recomendaria a todo mundo, mas não teria forças para encarar uma releitura.

Ficará para sempre em minha memória e coração.

Iris.Kawane 30/08/2023

Brutal
Esse aqui me pegou de jeito, porque eu não tava preparada pra tanta violência e tristeza.
Como se trata da história de uma "mulher de consolo" (meninas e jovens mulheres que foram raptadas para se tornarem escravas sexuais durante a Segunda Guerra), já supunha que iria ser triste, mas esse livro superou as expectativas.
Tem muitos gatilhos de abuso sexual e violência extrema, então não recomendo se você for sensível a esses temas.

Dito isso, queria dizer que esse deve ter sido o melhor livro que li esse ano. A personagem não é real, mas ela representa mulheres reais que sofreram de verdade o que ela sofreu.
É um livro tocante e com muitas informações sobre a Coréia durante a Segunda Guerra Mundial, informações que foram todas novas pra mim, que não tinha praticamente nenhum conhecimento da história do país.
Acompanhamos a história de duas irmãs, Hana e Emi, sendo a primeira se passando em 1943 e a segunda, em 2011. Então, enquanto vemos o que aconteceu com Hana após seu rapto por um soldado japonês, também conhecemos a velha Emi, e como foi sua vida até seus 77 anos.
Não vou falar mais pra não dar spoiler, mas eu amei o livro. Apesar de toda a dor, agonia e tristeza. Apesar de ter tido ânsia lendo ele, devido à violência contra Hana, apesar de ter tido vontade de gritar e chorar.
Sou grata à autora por ter escrito algo tão bem feito e sensível, um tributo a todas as mulheres e meninas que tiveram seu corpo e mente violados durante a guerra, sem sequer receber a devida homenagem e reconhecimento.
E, principalmente, sou grata por ter retratado a personagem como haenyeo, uma garota simples que aprendeu a trabalhar para se sustentar sem a ajuda de ninguém, num período em que todo o país estava dominado pelos inimigos.
Cristina 30/08/2023minha estante
Ingi, mais um pra minha lista então.

Lua 30/08/2023minha estante
Já sei o próximo que vou roubar.

Leiammm ?

Gessyka.Loyola 30/08/2023minha estante
Um livro triste mas necessário, um favorito pra mim. ???

Iris.Kawane 30/08/2023minha estante
Concordo, se tornou um dos meus favoritos também!

Iris.Kawane 30/08/2023minha estante
Ja planejo reler ele kkkkk

skuser02844 10/04/2024

Só quero agradecer a autora por ter arrancado meu coração do peito e partido ele em pedacinhos a cada capítulo lido. A angústia, a tristeza e o desespero sentidos pelas protagonistas reverberaram em mim na mesma medida e inúmeras vezes eu me peguei prendendo a respiração para percorrer alguma cena, igual a Hana.

Me deparei com tantas questões dolorosas e emocionantes durante a leitura (muitas das quais não vou conseguir articular por tão cedo). Sobre os horrores guerra (sejam eles claros ou estejam eles invisíveis), o amor entre irmãs, sacrifício, perdão, dor, cura e encontrar conforto e paz no fim de uma jornada extenuante, ainda que não seja da maneira ideal.

No fim, a guerra pode até não ter rosto de mulher, mas tem o sangue, o suor e as lágrimas.

Viviane.Wermuth 26/03/2023

Nunca tinha ouvido falar sobre as mulheres de consolo, o livro é bem pesado e apesar de ficção, foi inspirado em histórias reais durante a Segunda Guerra Mundial, pela ótica oriental, a história me impactou, quero conhecer mais a respeito.

Pudima 27/04/2022

Doloroso.
Apesar de a escrita ser fluida e acessível, tive que parar várias vezes para recuperar o fôlego. É uma leitura bastante dolorosa.
Durante boa parte da história desejei a morte das pessoas erradas. Acho que pensei ser a alternativa mais fácil a ter que enfrentar os horrores que foram descritos ali. E, mesmo torcendo por um fim, admirei a coragem e o modo como todas enfrentaram e sobreviveram aos seus destinos.
O desfecho do livro foi belíssimo pra mim. Foi como um pequeno sopro de esperança depois de tanto sofrimento e angústia.
Demorei pra escrever essa resenha porque estava esperando o aperto no peito passar mas, logo que comecei a escrever, a minha garganta apertou na lembrança.
Um livro muito forte e bem escrito. Recomendo.
Paz, amor e bem.

Jessica Monteiro 09/04/2023

Que livro fluido mas sofrido de ler, sofrido no sentido de doloroso. Apesar se uma história fictícia tudo ali é baseado em uma época que realmente acontece e que eu nunca havia ouvido falar, não sabia da existência das "mulheres de consolo" e me doeu demais saber que essas mulheres sofreram tanto.
Hana e Emi, as personagens principais, sofreram tanto, mas tanto que tive q parar a leitura diversas vezes de tão triste e real.
É uma leitura pesada demais, com diversos gatilhos, mas vale muito a pena, vale o conhecimento do q está por trás das guerras, do que aconteceu e ninguém fala.
O final nos traz uma sensação de tristeza, mesmo não sendo o final mais triste possível, mas ainda sim não é uma história com final feliz.

Coral.Palmms 20/11/2023

Terrivelmente marcante
Herdeiras do Mar se trata de um livro forte, sem excessos e com tamanha delicadeza que chega a assustar. Esse livro marcou algo em mim tão profundo que eu estou sonhando com ele nos últimos dias. Me admira ele não ser tão conhecido.

Nessa ficção histórica a autora nos trás a narrativa de duas irmãs, que foram separadas por circunstâncias dolorosas. Hana e Emiko são a caricatura de uma cicatriz profunda, o qual está gravado na história, e que infelizmente ainda existem pessoas com a intenção de apagá-la.

Se passando no período da ocupação Japonesa na Coréia, beirando a 2° Guerra Mundial, acompanhamos os acontecimentos sangrentos e desumanos que foram acometidos em diversas garotas da época, essas os quais foram forçadas a se tornar "mulheres de conforto", humilhadas e violentadas cotidianamente várias e várias vezes por homens que se sentiam no direito de violar seus corpos e almas. É uma leitura angustiante e gráfica, que não é para qualquer um e deve ser feita com consciência. É uma leitura necessária!

Eu li esse livro com tanta compaixão e dor, mas não pena. Me parte o coração ter a consciência de que até os dias atuais o Japão não fez o reconhecimento público de seus atos. É absurdo estar ciente de que esse tipo de abuso é o único onde atribuem culpa à vítima. Eu muitas vezes tive de parar para respirar, pois começava a tremer com uma raiva que era crescente em meu peito. Na verdade, estou tremendo agora escrevendo essa resenha pois só de lembrar meu coração se aperta.

Acho que nunca terei palavras o suficiente para expressar a marca que esse livro deixa não só em mim, mas na sociedade. É essencial que livros como esse gerem o impacto na vida das pessoas, para nos lembrarmos de erros que jamais devem ser cometidos novamente. Ele me despertou medo, e eu estou bem abalada, mas grata por ter começado essa história.

Meus parabéns à autora, apesar de que provavelmente ela nunca leia isso. Obrigada.

Virgínia 01/04/2022

Nossa que leitura difícil... bem, eu ja sabia um poico sobre as mulheres de de consolo, mas nunca imaginei uma história tão forte!
Eu gostei muito da leitura, apesar de, em alguns momentos, nao conseguir ler e ter que dar uma pausa.
A única coisa que me incomoda foi o final, achei que ela poderia ter dado um desfecho a história, ficou aberto a interpretação, mas acho que a Hana e a Emi mereciam isso.
Enfim, recomendo demais a leitura!

Sheilinha 21/06/2023

Realista e emocionante
Que livro maravilhoso! Através dele conheci as mulheres haenyo, da Ilha de Jeju. Conheci uma parte da história triste e dolorida também.
As mulheres consolo da Coreia, que foram roubadas de suas famílias e corrompidas pelos soldados japoneses.
Uma história de amor entre duas irmãs, de família, de reparação. Poderia ser a história de qualquer mulher coreana que viveu naquela época. Na realidade, a história de qualquer mulher.