Ensaio Sobre a Morte

Ensaio Sobre a Morte Rosane Ribeiro

Resenhas - Ensaio Sobre a Morte

Pâm Possani 17/03/2021

Denso, intenso e um quebra-cabeça que nunca fez tanto sentido
Repleto de frases de impacto, o poema inicial do livro se encaixa em cada trechinho da história de maneiras diferentes e é importante entendê-lo para perceber o ponto alto das histórias que se encaixam muito bem... Mas a autora conseguiu fazer doer meu coração rsrsrsr

O livro é forte e pode dar gatilhos: e não se engane pelas "poucas páginas", ele traz lições grandes e que vão te dar aquele "chacoalhão" e tem diversos temas como: abuso, relacionamentos, diversos tipos de violência, família, natureza, criação, dentre outros. Temas que precisam ser falados e abordados sim.

Ensaio sobre a morte é um livro denso , um livro que reconstrói todo quebra-cabeça ao longo das quatro partes em que ele é dividido, provando que toda história tem dois lados e que nem sempre aquilo que achamos que estamos vendo é o que realmente acontece.

Ana Rosa @aleatoriosda.ana 17/08/2020

Perturbador, mas necessário
Em quatro versões diferentes acompanhamos uma família marcada por tragédias, abusos domésticos, violência.

Fui pega de surpresa nessa leitura, em muitos momentos tive que parar para respirar, e até mesmo chorar. Como é possível existir pessoas tão ruins ? Pior de tudo que esse tipo de coisa, de pessoa estende para fora dos livros .

Apesar dos pesares, a leitura é bem necessária, a mesma traz reflexões importantes podendo proporcionar uma visão de tudo ao nosso redor, nos deixando atentos à tudo.

Kaline 08/11/2020

Arrebatador!
A morte é o tema principal abordado aqui no livro e sob as perspectivas de quatro membros da mesma família. Felipe, Isabela, Catarina e Augusto, quatro gerações sofridas, que lidam com a morte de maneira diferente e chocante.

É uma leitura forte, intensa e arrebatadora. A escrita da autora é simplesmente incrível e visceral. Eu amei e super recomendo.

Cristiane.Rocumback 11/08/2020

Forte, sensível,arrasador, mas necessário.
A abertura desse livro traz, de maneira poética, um texto incrível sobre a morte. Texto que pode despertar os mais diversos sentimentos...
Em fim, é um tema de certa forma difícil, mas o principal aqui é falar sobre a morte que penetra palcos da vida e fica nos bastidores por tempos sem ser notada até estar pronta para o ato final, quando os personagens principais percebem tarde demais que inconscientemente abriram as portas para ela.

Quatro personagens ligados pelos laços familiares. Cada um com sua história e época.

Felipe, o garoto cheio de vida, que a mãe admirava e amava tanto, mas aos poucos vai tendo sua chama apagada...
Isabela, a garotinha que preencheu o coração do pai quando este perdeu a esposa. Sua jornada da infância inocente a fase que agora é mãe e esposa, mas vive uma vida conturbada...
Augusto, que quando jovem sentia tanto orgulho do pai que criou e amou a ele e seus irmãos, mas não entedia porque sua mãe não conseguia se alegrar pelo bom marido e filhos. Seu primeiro amor, ganhos e perdas, a chegada dos netos...
Catarina, a filha bela, sonhadora e cheia de vida, que ainda muito jovem se casa e vê a oportunidade para realizar todos os sonhos com sua nova família, mas quando o marido se dispõe como soldado para a guerra retorna totalmente mudado, tranformando sua vida num inferno...??????????

Quatro histórias, pontos de vista e expectativas expostas ao leitor, prendendo o do início ao fim, nos emocionando...
Esse livro é uma forma de alertar aos possíveis sinais de depressão, maus tratos, bullying e tantas coisas mais. História clara de como muitas vezes se deixa passar os sinais, o descaso. Vidas que não conseguem achar a própria voz para expor seus sentimentos ou pedir ajuda. Os que vivem presos em gaiolas de portas abertas, mas mesmo assim não conseguem sair.
Esse livro despertou muitos sentimentos em mim. É uma leitura super rápida, mas com um conteúdo de extrema importância, acho que todos deveriam ler.
P.S.: possíveis gatilhos. Agressão física, suicídio, bullying, violência contra a mulher.

Lorena 23/11/2020

Doloroso e Necessário
O livro trata de assuntos que precisam ser problematizados como por exemplo: abuso sexual, violência doméstica e suicídio.
Assuntos dolorosos e cruéis, mas tratados de uma forma que provoca muita reflexão!
Muitas vezes julgamos o outro sem conhecer a sua história de vida e esse livro nos faz ver como estamos predeterminados a julgar.
A autora escreve de uma forma tão envolvente que mesmo sofrendo com as histórias, não conseguimos abandonar o livro.

Renata1004 08/07/2020

A morte, a dor, o erro foi meu.
O livro nos apresenta 4 personagens principais : Felipe, Isabela, Augusto e Catarina. Todos de uma mesma família, que, em algum momento, tiveram contato com a morte.?
A narração dos primeiros capítulos é feita em terceira pessoa, e neles são relatados a vida de Felipe.?
Durante a leitura é possível perceber que desde o seu nascimento o garoto é diferente. E carrega sobre si, até uma certa idade, as marcas de um relacionamento abusivo vivido entre sua mãe e seu pai. ?
Nos próximos capítulos, a narração é feita por Isabela, mãe de Felipe. ?
Eu senti a dor junto com ela quando, em um certo momento, foi preciso que ela ficasse em cima de seu filho para receber a surra que o Henrique, pai de Felipe, iria dar na criança.?
Seguindo com a leitura, vamos ler as perspectivas de Augusto, pai de Isabela, sobre vários acontecimentos. De que forma ele encarou a morte, como foi o relacionamento com sua mãe... ?
E pra finalizar, a autora narra a respeito de Catarina, mãe de Augusto.?
E foi o desfecho que me vez juntar todas as peças que estavam soltas. ?
Opinião final: O livro me prendeu do início ao fim. São tratados vários assuntos como, relacionamento abusivo, depressão, bullying... De forma rápida, sem muito aprofundamento. ?
E, apesar de serem personagens fictícios, podemos trazê-los para vida real. Existem vários "Felipe" , e várias "Isabela" na sociedade que vivemos. Infelizmente. ?

Wellington Ferreira 11/07/2020

Toda história tem 2 lados... ou mais...
Você conhece profundamente as pessoas que moram com você? Acho que não...

No que é baseada a visão e percepção que você tem da vida do seu pai, da sua mãe, do seu conjugê, dos seus filhos... Em fatos, observações, histórias que você ouviu de terceiros, enfim, independente do seu ponto de vista do cenário da vida dessa pessoa que mora aí, junto de você, e, quiça, talvez até durma na mesma cama, não condiz em quase nada com a realidade do que ela vive, e com a história que você pensa conhecer da vida dela. Toda história tem um outro lado, e toda pessoa tem uma outra vida!

Ficou assustado, né... Eu também ficaria e fiquei depois de terminar a leitura desse belo, impactante e PERTURBADOR livro, da autora Rosane Ribeiro, "ENSAIO SOBRE A MORTE".

A sua relação com as pessoas e, principalmente, com os membros da sua FAMÍLIA, nunca mais será a mesma depois de ler "ENSAIO SOBRE A MORTE".

C_R 19/07/2020

Muito diferente de tudo que já li
O livro não tem diálogo é totalmente narrado, mas não é uma leitura pesada e cansativa, no sentido de que parece que não avançamos no livro, a leitura flui muito bem, porém o tema sim, é um pouco pesado. As situações de violências narradas no livro, são tão realistas que em alguns momentos não parecia que estava lendo um livro de ficção, mas um diário, ou como se alguém tivesse me contado uma história da qual foi vitima.
Uma leitura muito diferente de tudo que já li e que me surpreendeu muito, pelo conteúdo, pela narrativa e a forma de escrita da autora. Por ser uma autora nova no meio literário, é uma autora com muito potencial e estou ansiosa para ler mais livros dela.
Super indico, livro curtinho, mas ao contrario dos que normalmente leio, esse não é fofo, mas é um livro que nos leva a refletir sobre varias questões.
Aproveita que está no unlimited e leia: https://amzn.to/3fEIltn

site: Colecionando Romances

Noellen 24/09/2020

Uma leitura arrasadora sobre o relacionamento das pessoas com a morte.
Comecei a leitura sem saber muito sobre ela, mas desde as primeiras páginas a autora consegue te prender com as histórias que são contadas. Apesar do livro ser curto, somos introduzidos a personagens com muita profundidade e principalmente muito sofrimento.

Como ser humano, somos pequenos em relação ao mundo, mas a forma como tratamos as outras pessoas, pode mudar completamente a vida delas, e isso a autora evidenciou muito no livro, pois todas as vidas estão relacionadas, mesmo os personagens não sabendo disso.

Os personagens afundam-se em seu próprio sofrimento, deixando os outros alheios ao que está acontecendo e isso acaba virando uma grande “bola de neve”, onde temos vários personagens com traumas profundos, que não são tratados, mas que ficam agravando os traumas dos outros.

Uma das coisas que a autora sobre descrever perfeitamente, são as mesmas situações com diferentes pontos de vista, é muito triste como alguns personagens enxergam as atitudes de outros, como sendo indiferente ou até mesmo malvada, mas vamos descobrir que não é bem assim.

O livro nos lembra da importância da empatia, de não julgar as pessoas sem saber a situação. Ele também mostra como muitos problemas surgem com a falta de diálogo em família, e principalmente, a falta de carinho.

As pessoas estão feridas de uma forma tão profunda, que isso afeta gerações na família, estes traumas se acumulam, passando para os filhos, netos, bisnetos... é muita dor e sofrimento passada de geração em geração, que uma hora é impossível suportar.

site: https://www.instagram.com/resenhasdanoellen/

Fran 05/11/2020

IG @leituraincrivel
Parte I: Felipe foi um rapaz baixinho, tímido e sem graça. Demorou muito para engatinhar e andar. Sentiu na própria pele como a crueldade dos seres humanos pode ser fatal, sofreu bullying, apanhou muito do pai e foi abandonado pelos outros membros da família, que tudo viam, mas nada faziam.

Parte II: Isabela não conheceu sua mãe biológica, em compensação, o destino lhe trouxe uma mãedrasta. Conheceu Henrique nos corredores da faculdade e foram devidamente apresentados em uma reunião de amigos no barzinho. Quando descobriu que estava grávida, logo casaram-se, sem a aprovação do pai dela. Quando seu filho nasceu, as coisas que já não eram das melhores, pioraram com a vinda do segundo.

Parte III: Augusto perdeu seu pai para a tuberculose e teve que viver com uma mãe ausente e sob os cuidados do irmão mais velho, Ângelo. Conheceu Bárbara, sua primeira esposa, uma pessoa amável e que conseguiu conquistar o amor da sogra de uma maneira única. Deu a luz à sua única filha e morreu antes do parto. Quando ele achava que não conseguiria amar de novo, sua recepcionista prova-lhe que um passado de dor pode transformar uma pessoa.

Parte IV: Catarina tem descendência italiana, mas nasceu prematura no Brasil 10 dias após seus pais desembarcarem no porto de Santos. Viveu um grande amor até o nascimento do seu primeiro filho e seu marido ser enviado para a guerra. Ele voltou transformado e a transformou também.

?? Ainda estou em choque com essa história! Sabe aquele ditado que diz que um grão de areia faz toda a diferença? É assim que acontece nesse livro... tudo vai se encaixando e você vai entendendo o porquê de todas as coisas. Ah, não vá julgar! Eu fiz isso em todas as histórias e quebrei a cara.

?? O livro é muito bem escrito. Me tocou realmente a alma... Eu recomendo a leitura! A autora sabe nos prender na história e nos levar de um lugar a outro com muita facilidade. É uma leitura IN-CRÍ-VEL e cheia de aprendizado. Conheçam!

Luhluzs 29/08/2020

Necessário e Maravilhoso
Felipe, Isabela, Augusto e Catarina, fazem parte de 4 gerações de uma mesma família, bisneto, neta, filho e mãe, o garoto vive com as atrocidade do pai, para com ele, o irmão e a mãe, já a bel sua mãe, tem que conviver com a falta de amor e cumplicidade do marido, um homem injusto, abusivo, O augusto desde a infância convive com a morte, o abandono da mãe, e agora tendo que ver o sofrimento da filha, já a Catarina não vivencia essa realidade, mas o que sua vida lhe ofereceu, não foi nada menos que tortura.⠀

O livro narra 3 fases da vida dos 4 personagens, “Nascer, viver e morrer”, infelizmente algumas das situações narradas como a do Felipe e Isabela, não me surpreendem mais, por que se tornou uma situação corriqueira ultimamente, por mais que combatamos, a do Augusto, chega até ser aprendizados da vida, por que quem achar que a vida vai pegar leve, kkkkkk, ta enganado viu, a que mais me abalou e deixou triste foi a da Catarina, sendo torturada pelo marido, e ainda “julgada” pelos filhos por não dar atenção, onde o torturador era o melhor pai do mundo, por eles nunca saber do que acontecia entre eles.⠀

Fiquei surpresa como a autora conseguiu , passar todos os sentimentos dos personagens para nós, meros leitores, com a escrita simples e fluida, nos mostrou a realidade que muitas ocasiões queremos esconder, o medo da morte é normal, mas não nos damos conta, que por vezes já morremos e não entendemos, e instantes que somo apenas carcaças vazias andando a esmo.⠀

Os personagens são fantásticos, mas o que mais me chamou atenção foi o garoto, ver a história pelo lado da criança, é sempre mais intenso, por ele não entender o que acontece, todos são narrados em primeira pessoa, o que deixa a situação mais real.⠀

Todo o livro em si é marcante, falar da morte tras uma energia pesada (ao meu ver), e a forma como a Roseane faz isso, nos faz pensar em todos os momentos que passamos por ela e não nos damos conta, livro extremamente necessário.

Rute @pensamentosepoesiadaloba 16/08/2020

Impactante
Vamos de #Resenhadaloba🐺
Livro - Ensaio Sobre a Morte
Autora- Rosane Ribeiro
5/ 5 - ⭐️ .
📚.
O que se esperar da morte em si?
Nesse livro conta por visões diferentes o passo a passo que leva a morte.
É um sentimento dilacerado de impotência por parte de todos.
Achei uma escrita diferente por trazer o lado de cada personagem contando a sua versão e seus sentimentos diante das suas perdas.
A morte chega para todos, mais ela vem de diferentes maneiras e a percepção de cada um com certeza é diferente.
Uma escolha difícil, será que morremos juntos quando perdemos um familiar ou uma pessoa querida?
E a impotência de saber que poderia ter evitado, mais não conseguiu.
O livro com os relatos são emocionantes, a cada página você fica extasiada com cada história que se cruzam.
Realmente vale a pena ler cada linha e se emocionar, é como se você estivesse dentro da história e se colocasse no lugar de cada um deles e pensasse e se fosse comigo o que faria?

#pensamentosepoesiadaloba
#rcloba #euleiobrasil #rutecoutoloba
#amoler #literaturanacional #libros #ensaioobreamorte #rosaneribeiro
#istabook #igliterario #euleionacional
#ler #bookstagram #LeabharBooksBr
#LeabharBooks

Dienefer e Stefene 28/08/2020

Ensaio sobre a Morte
Esse livro narra a história de quatro gerações. Começamos a história com Felipe um menino que ao decorrer da vida passou por muitos traumas e aflições.
Vemos assuntos como: Violência doméstica, bullying, depressão, remorso, perdas etc... É muito interessante como ao mesmo tempo que o livro conta histórias complicadas ele trás uma perspectiva diferente para cada situação fazendo você se questionar e tentar entender todos os lados da história.
É aquele livro que você não espera muita coisa e logo no começo ele acaba com você. O mais triste é saber que existem muitas pessoas que sofrem diariamente com os problemas citados no livro.

A Levada da Nerd 21/08/2020

(+18) Já começo dizendo a vocês que este livro é forte, impacta e te faz refletir que as situações que a autora aborda, são cotidianas e podem estar acontecendo bem próximo a você ou que talvez já tenha ouvido falar.

Sabe aquela frase: Toda história tem dois lados? Neste livro, nós vemos que isso faz muito sentido! São quatro membros da mesma família que contam os mesmos acontecimentos sob suas óticas. Cada personagem expõe sua percepção sobre a vida e a morte.

Começamos com Felipe que sofre bullying por alguns problemas e que com o ambiente familiar,acaba entrando em uma profunda depressão.

Isabela está sofrendo um relacionamento abusivo,investindo em um casamento fracassado e arrastando seus filhos para essa catástrofe.

Augusto já sentiu a dor de perder um grande amor, enquanto enfrenta sua próprias dores, ainda tentará resgatar sua família de uma situação difícil.

E por fim, temos Catarina que é uma mulher criada nos costumes dos anos 20,tendo de cumprir suas obrigações de esposa sem reclamar. Ela vê sua vida virar um inferno quando o marido, um traumatizado de guerra retorna para casa completamente mudado.

A morte é definitivamente o fim, o fim da vida de quem se foi, e parte da de quem ficou...

Gostou? Ele está disponível em livro físico e em ebook.

Leiam e avaliem nas plataformas !

Tem foto lá no ig: @alevadadanerd

Biah Oliveira 08/10/2020

Em Ensaio sobre a morte, quatro personagens discorrem sobre sua forma de enxergar a morte. Os mesmos acontecimentos são narrados de diferentes pontos de vista, com diferentes culpados e causas.
A morte é sempre um tema difícil de se falar, mas a autora soube muito bem como apresentar esse tema.
O livro me gerou muitas reflexões e vários alertas quanto ao comportamento das pessoas.
Enfim, eu recomendo muito o livro, mas leiam com calma, a história é fascinante e os personagens muito bem construídos.