Deuses Humanos

Deuses Humanos H. G. Wells

Resenhas - Deuses Humanos

Duda 19/12/2023

É um livro louco
Mas que trata de assuntos importantes da relação do ser humano com o seu similar e o "diferente", só a escrita que é um pouco bagunçada as vezes.

Emi 20/09/2023

Uma leitura gostosa de ser feita, no entanto não acho que o título do livro (pelo menos sua tradução) faça jus aos acontecimentos de Utopia.

Berenice.Thais 01/08/2023

Viajem ou loucura coletiva
E uma história que mostra muito as mazelas humanas em uma realidade paralelo utópica e muito evoluída. Mais será?

Suellen144 23/07/2023

A imbecilidade humana (ou melhor, terrestre).
Como as pessoas que você conhece em seu cotidiano agiriam ao se deparar com pessoas muito mais "evoluídas" e totalmente desprendidas de nossos hábitos humanos?

Neste livro, nos deparamos com um humano medíocre, no sentido literal da palavra, sendo transportado para uma utopia. Ao chegar nesta realidade alternativa, o Sr. Barnstaple encontra outros terrestres, que também foram transportados.

Ao longo do livro, iremos conhecer melhor cada personagem e, a partir deles, poderemos enxergar a humanidade de fora, com toda sua podridão. A partir desse ponto de vista, é possível enxergar quão estúpidos nós somos e como agimos como primatas, independente de todos os aparatos (roupas, casas, empresas, carros, etc) que construímos para negar este fato.

É inevitável se identificar, mesmo que parcialmente, com esses terráqueos imbecis e perceber quão grande é a nossa própria imbecilidade individual.

Este não é um livro sobre política, uma tentativa de implementar um modelo econômica ou qualquer coisa deste tipo. Este é um livro sobre como nossa identidade como seres humanos nos impede de construir um mundo mais justo.

Vale ressaltar que a utopia criada pelo autor não é perfeitamente utópica. Inclusive, é possível identificar diversos problemas nesse mundo dito perfeito. A falta de liberdade e individualidade, a subjugação de outras espécies, a eugenia, além da total desconsideração pelas opiniões contrárias ao "regime", são problemas que assolam a vida em Utopia e que não são debatidos ou levados em consideração no livro.

Em síntese, considero esta uma obra capaz de levantar diversos questionamentos importantes, que nos fazem refletir sobre nossa existência e sobre a humanidade em geral.

H. G. Wells sendo sensacional, como sempre.

Júlia 19/04/2023

Panfleto humanitário
Não é um livro ruim, não mesmo. A escrita, como previsível de HG Wells, é muito boa. O primeiro capítulo me deixou muito empolgada, é engraçado, tem uma boa introdução de background e personagem, mas é só o primeiro capítulo mesmo ? A história é muito morna, não acontece nada de interessante e empolgante. Como até o Orwell foi citado no posfácio, ?apenas os romances iniciais de Wells, aquilo que publicou entre 1895 e 1905, têm valor, sendo o restante panfleto humanitário?. Esse livro foi publicado em 1923 e eu não poderia concordar mais com alguém. É tudo uma descrição de como o mundo seria perfeito em uma utopia socialista, e de como a terra como é, é podre e não há nada de bom. Tem uma visão otimista, mas apesar de crítica, é amena e idealista. Me cansou tanto não conseguir VER o universo criado, só foi EXPLICADO. Então não consegui sentir a maravilha que o personagem tanto quis passar. No final foi entediante até a última página. Se quer conhecer a obra de Wells, NÃO COMECE POR ESSE LIVRO. Você vai ter uma ideia totalmente diferente das obras mais renomadas do autor.

Patty Ferreira 04/04/2023

"Talvez o bichinho do socialismo tenha mordido o senhor também."
“Haviam tentado levar Utopia de volta ao estado da Terra, e, de fato, somente pela estupidez, malícia e fraqueza dos homens, a Terra não era agora Utopia.”

O livro aborda temas como evolução humana, a natureza da vida e do conhecimento, e o papel da ciência na sociedade. Além disso, a narrativa é envolvente e bem escrita, apresentando personagens complexos e situações intrigantes.

A premissa do livro é que um grupo de seres humanos, enquanto estava no trânsito acaba sendo transportado para outro universo (como se tivesse virado a esquina errada).

Nesse mundo paralelo, muito semelhante ao mundo terreno, porém num mundo muito mais evoluído, chamado de Utopia.

Em Utopia a história da humanidade aconteceu de forma muito semelhante, mas à luz da razão, da ciência e do socialismo, a humanidade de Utopia fizeram escolhas melhores do que a dos terráqueos, sendo assim, o enredo é desenvolvido em compreender a nova cultura, o sistema de governo, as relações humanas e etc.

“A nova ordem começou com discussões, livros e laboratórios psicológicos; o solo no qual ela crescia foi encontrado em escolas e faculdades. A velha ordem não compensava muito o professor de escola, mas seus membros dominantes estavam ocupados demais com a luta por riqueza e poder para prestar atenção em ensinamentos: Bondade e civilidade se tornam hábitos enraizados, porque todos ao seu redor são bondosos e civilizados.”

“Nossa educação é nosso governo.”

Apesar de trazer essas importantes discussões sociais, filosóficas e políticas, a escrita do autor não é da melhores. É cansativa, e os personagens não carismáticos, o que faz com que o leitor pense o tempo inteiro em abandonar a obra.

Raazi 01/02/2023

É bom
A leitura é fluída, não há grandes momentos de emoção, é uma leitura tranquila que nos faz pensar sobre algumas questões da sociedade.

Taynan 29/01/2023

4 ?
4 estrelas porque é uma história que traz muitaa reflexões pois traz o contraste da nossa sociedade com uma sociedade utópica. Você entende por que alguns personagens amaram esse mundo novo e acharam muito melhor que o nosso , mas também entendemos porque alguns acharam tudo muito absurdo.
É muito legal ver o conceito de como tudo funciona nessa sociedade.
Em muitas partes e cansativo.
Acho que a escrita do Wells não é muito pra mim. Acho um pouco chato e tem uns personagens inúteis de mais nas suas obras. Mas gostei da leitura.

Kardec 09/01/2023

Bastante Reflexivo
Livro um tanto lento para alguns leitores, mas sem dúvida entrega o que promete: reflexões em relação a forma como nossa sociedade está organizada e todos os pontos negativos aí, mesmo Wells tendo se referido a sociedade de por volta de 1931 (ou algo próximo a isso), e mesmo o livro tendo sido escrito há 100 anos, 1923.

Observo que segundo o tratado no livro e o que vejo na realidade do status quo mundial, pouco nos desenvolvemos moralmente, o que é uma pena, mas que acaba por aumentar o valor dessa leitura. Um livro para destaques e releituras, uma lástima ser pouco conhecido.

Vinícius 22/07/2022

O mais medíocre dos homens que dizia odiar a mediocridade
O Sr. Barnstaple é um chato de galocha. Se sente deslocado da humanidade, desprezando até mesmo a própria família. No entanto, ao encontrar exemplares do que seria a humanidade perfeita em seu ponto de vista, nada mais faz que servi-los. Se sente pequeno, como um cachorro, e assim se porta.

A escrita de Wells nunca é empolgante e, nesses caso, não ajuda em nada na história. É maçante e tediosa.

Um livro pra ler quando não se tem nada a fazer.

Bel 21/05/2022

muito bom, é um livro que não acontece muita coisa mas nos leva a altas reflexões recomendo para quem gosta do gênero

Luiz 04/05/2022

Supere a Natureza para ser um Deus Humano numa Utopia
Livro: Deuses Humanos
Autor: H. G. Wells

Deuses Humanos parte da premissa narrativa idêntica ao livro "Uma Utopia Moderna", por meio de uma "fenda dimensional" parte-se para um mundo paralelo, muito semelhante ao mundo terreno, porém num mundo muito mais evoluído, em Utopia (nome dado a este mundo novo em ambos os títulos) a história da humanidade aconteceu de forma muito semelhante, mas à luz da razão, da ciência e do socialismo, a humanidade de Utopia fizeram escolhas melhores do que a dos terráqueos, sendo assim, o enredo é desenvolvido em compreender a nova cultura, o sistema de governo, as relações humanas e etc, uma boa reflexão filosófica permeia todo o livro.

O que mais diferencia ambos os textos é o caráter mais imaginativo e reflexivo que "Uma Utopia Moderna" possui, enquanto que Deuses Humanos de fato é um conto ficcional ao estilo "A Máquina do Tempo", "Guerra dos Mundos", "O Dorminhoco" e "Alimento dos Deuses" por exemplo, todos contos do mesmo autor.

"A nova ordem começou com discussões, livros e laboratórios psicológicos; o solo no qual ela crescia foi encontrado em escolas e faculdades. A velha ordem não compensava muito o professor da escola, mas seus membros dominantes estavam ocupados demais com a luta por riqueza e poder para prestar atenção em ensinamentos: testou a homens ou mulheres que pudessem refletir e trabalhar, sem muita esperança de recompensa tangíveis, moldar o novo mundo na mente dos jovens. Eles moldaram. [...] já estava sendo ensinado e compreendido que a propriedade privada era um incômodo social e que o Estado não podia fazer seu trabalho devidamente, nem a educação poderia produzir seus devidos resultados, lado a lado com uma classe de ricos irresponsáveis. [...] Eles tinham de sumir para o bem da raça."
(Lion / H. G. Wells, p. 63)

Como não poderia faltar, Wells aproveita neste livro para discorrer mais enfaticamente todas as suas ideias e sonhos de uma Nova Ordem Mundial, tema incansavelmente trabalhado em todos os seus textos, seja direta ou indiretamente, então ideias como a relativização da moral familiar e sua constituição, flexibilização da moral sexual, debates sobre a purificação da raça humana, em diversos níveis como o problema da miscigenação e controle populacional - eugênia, manipulação genética, extinção de pragas e animais ou o seu controle reprodutivo, sistema de governo comunista global, progresso científico e tecnológico exponencial, evolução biológica, dentre outros temas, são plenamente discutidos.

H. G. Wells, pra quem não sabe era um Socialista Fabiano, adepto da Revolução Mundial feita aos poucos e de maneira silenciosa, grande crítico da vertente socialista marxista, postula o como o Socialismo Inglês deve ser em suas outras grandes obras: "A Nova Ordem Mundial" e "A Conspiração Aberta", onde apresenta a forma de se alcançar a Revolução Mundial e o Estado Global. Ressalto que os livros: "Deuses Humanos", "Uma Utopia Moderna", "O Dorminhoco", "Nova Ordem Mundial" e "A Conspiração Aberta" dialogam muito, vale a pena conferir e compreender a insistência do autor em trabalhar e influenciar gerações por meio das suas obras literárias. Admirável Mundo Novo de Huxley e 1984 de Orwell foram inspirados nos contos de Wells.

Ao fim do livro de Deuses Humanos, o autor faz um verdadeiro manifesto de engajamento político pró socialismo visando almejar o Estado Global de Utopia. Vale conferir para compreender o como Wells foi indispensável para se criar o imaginário literário e filosófico visando uma governança global de cunho socialista/comunista.

"Começo a aprender a vida diária deste mundo. É uma vida de semideuses, muito livre, fortemente individualizada, cada um seguindo uma inclinação individual, cada um contribuindo para grandes fins raciais. Não é apenas nua de maneira limpa, doce e linda, mas cheia de dignidade pessoal. Entendo como um comunismo na prática, planejado e conduzido por longos séculos de educação, disciplina e preparação coletiva. Nunca havia pensado que o socialismo podia exaltar e enobrece o indivíduo e o individualismo degradá-lo, mas agora vejo claramente que isso foi provado. Neste mundo afortunado - de fato é a coroação de toda sua saúde e felicidade - não há a Multidão. O velho mundo, o mundo ao qual eu pertenço, era, e em meu universo infelizmente ainda é, o mundo da Multidão, o mundo dessa detestável massa rastejante de seres humanos amorfos e infectados."
(Sr. Barnstaple / H. G. Wells, p. 212)

"E, de repente, tornou-se claro para o Sr. Barnstaple que agora ele pertencia de corpo e alma à Revolução, à Grande Revolução que está em curso na Terra; que marcha e que nunca desistirá nem descansará até que a Velha Terra fosse uma só Cidade e Utopia fosse erigida bela. Sabia claramente que aquela Revolução era a vida e que todos os outros modos de vida eram um tráfico da vida pela morte. E quando isso se cristalizou em sua mente, ele soube instantaneamente que em breve se cristalizaria na mente de incontáveis outros daquelas centenas de milhares de homens e mulheres na Terra cujas mentes estão voltadas para Utopia."
(H. G. Wells, p. 232)