Deuses Humanos

Deuses Humanos H. G. Wells

Resenhas - Deuses Humanos

Tedesco 06/10/2021minha estante
Boa noite!! Estou atrás da edição em capa dura de Deuses Humanos do Clube Escotilha! Essa edição está esgotada no site e é a última para completar a coleção... Estou procurando para comprar, por gentileza se estiver a venda, me informar, para negociarmos!! Agradeço imensamente !!

Dany 08/11/2020

DEUSES HUMANOS de H. G. Wells
Esse foi o primeiro contanto com a ficção científica, mais precisamente com a ficção cientifica e fantasia. Sendo assim, esse é o meu primeiro contato com a fantasia científica. Estava animada por isso, já que eu não conhecia o autor nem esse gênero, porém, a leitura não foi tudo aquilo que eu esperava.

Na história temos o senhor Barnstaple cansado da vida que estava levando. Em casa com a esposa e os filhos era monótono e no trabalho como jornalista ele se sentia podado pelo chefe sem conseguir produzir nada que não fosse basicamente o mesmo conteúdo.

Pensado nisso, ele consegue sair de férias sozinho em seu caro chamativo e acaba parando em outro mundo/dimensão junto com outros seres humanos quando uma fenda foi aberta na estrada em que ele estava passando.

Barnstaple então se depara com uma versão melhorada da terra e de seres humanos. Um mundo denominado Utopia que retrata bem o que era apresentado ali se levar a palavra ao pé da letra. Em Utopia tudo é diferente da Terra, lá os seres já estão anos à frente e formaram um mundo perfeito. Que entra em total discrepância ao se comparar com a Terra.

Até esse ponto a história ainda não tinha me ganhado, mas já tinha despertado meu interesse. Porém, eu não consegui gostar ou mesmo ter empatia por nenhum dos personagens apresentados.

As discursões sobre como Utopia funcionava, como era o governo, como as pessoas viviam ali só foi interessante no começo. Talvez seja a forma que o autor escreve que não me agradou. Ele quase não usa diálogos, e quase sempre quando vai reproduzir as falas, soam como uma “palestra”.

Foi interessante ver a dualidade entre esses dois povos. Mais isso não foi suficiente para fazer com que eu não sentisse que a leitura se transformou em algo arrastado. Ainda tinha esperanças que o final seria surpreendente, o que não aconteceu.

Então é isso, fica aqui uma possível dica de leitura.

dalbo1201 31/12/2020

Não sei o que pensar
O início foi interessante, no meio eu fui me perdendo e terminei achando interessante.
Mas muito pela forma com que a história se desenrola criando os argumentos e questionamentos sobre esse mundo fantástico que seria Utopia.
Acontece que me parece muito fraco toda essa análise e até mesmo parece as vezes jogar contra.
Sei lá, talvez seja o ano em que estejamos que não me ajudou.

Rodrigo.Rodrigo 23/02/2021

O livro conta a história de um mundo paralelo visitado por terráqueos. O que se segue, na visão do autor, é uma crítica ao nosso estado atual e uma amostragem de como poderíamos nos tornar melhores.

Reijavick 01/06/2021

Mostra os dois lados do ser humano, o principal, quando vamos compreender que não somos o centro do universo, que existem outros, com outros valores, que o pecado está em nós e na nossa falta de visão, mas ainda há esperança.

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

Confesso que não sabia o que esperar da obra e confesso que não esperava gostar tanto. Eu já conhecia outras obras do autor, porém nunca tinha lido nenhuma e creio que esse foi um excelente começo.

A narrativa é bem fluida e mais ágil do que eu estava preparada. Foi uma leitura bem rápida e gostosa, misturando ficção científica e fantasia maravilhosamente bem. Às vezes ficamos com a impressão de que livros antigos serão mais lentos, porém, mais uma vez, fui pega de surpresa. Uma excelente surpresa, por sinal.

Os personagens são interessantes e eu me identifiquei muito com o protagonista e acho que isso me fez gostar ainda mais do livro. Outros personagens me irritaram profundamente, mas isso sempre tenho como um bom sinal para a história: enriquecendo o enredo e ampliando os conflitos. Mesmo passando raiva, considero ponto positivo.

Uma história curta, direta e recheada de debates filosóficos. Eu gostei muito e me fez pensar em adiantar as leituras de outras obras do autor que eu já queria ler como Guerra dos Mundos e A Máquina do Tempo.

Mais do que recomendo essa leitura! Gostaria de saber se alguém aqui já leu alguma obra do autor ou se pretende ler. E se leu, gostou?

Luiz 04/05/2022

Supere a Natureza para ser um Deus Humano numa Utopia
Livro: Deuses Humanos
Autor: H. G. Wells

Deuses Humanos parte da premissa narrativa idêntica ao livro "Uma Utopia Moderna", por meio de uma "fenda dimensional" parte-se para um mundo paralelo, muito semelhante ao mundo terreno, porém num mundo muito mais evoluído, em Utopia (nome dado a este mundo novo em ambos os títulos) a história da humanidade aconteceu de forma muito semelhante, mas à luz da razão, da ciência e do socialismo, a humanidade de Utopia fizeram escolhas melhores do que a dos terráqueos, sendo assim, o enredo é desenvolvido em compreender a nova cultura, o sistema de governo, as relações humanas e etc, uma boa reflexão filosófica permeia todo o livro.

O que mais diferencia ambos os textos é o caráter mais imaginativo e reflexivo que "Uma Utopia Moderna" possui, enquanto que Deuses Humanos de fato é um conto ficcional ao estilo "A Máquina do Tempo", "Guerra dos Mundos", "O Dorminhoco" e "Alimento dos Deuses" por exemplo, todos contos do mesmo autor.

"A nova ordem começou com discussões, livros e laboratórios psicológicos; o solo no qual ela crescia foi encontrado em escolas e faculdades. A velha ordem não compensava muito o professor da escola, mas seus membros dominantes estavam ocupados demais com a luta por riqueza e poder para prestar atenção em ensinamentos: testou a homens ou mulheres que pudessem refletir e trabalhar, sem muita esperança de recompensa tangíveis, moldar o novo mundo na mente dos jovens. Eles moldaram. [...] já estava sendo ensinado e compreendido que a propriedade privada era um incômodo social e que o Estado não podia fazer seu trabalho devidamente, nem a educação poderia produzir seus devidos resultados, lado a lado com uma classe de ricos irresponsáveis. [...] Eles tinham de sumir para o bem da raça."
(Lion / H. G. Wells, p. 63)

Como não poderia faltar, Wells aproveita neste livro para discorrer mais enfaticamente todas as suas ideias e sonhos de uma Nova Ordem Mundial, tema incansavelmente trabalhado em todos os seus textos, seja direta ou indiretamente, então ideias como a relativização da moral familiar e sua constituição, flexibilização da moral sexual, debates sobre a purificação da raça humana, em diversos níveis como o problema da miscigenação e controle populacional - eugênia, manipulação genética, extinção de pragas e animais ou o seu controle reprodutivo, sistema de governo comunista global, progresso científico e tecnológico exponencial, evolução biológica, dentre outros temas, são plenamente discutidos.

H. G. Wells, pra quem não sabe era um Socialista Fabiano, adepto da Revolução Mundial feita aos poucos e de maneira silenciosa, grande crítico da vertente socialista marxista, postula o como o Socialismo Inglês deve ser em suas outras grandes obras: "A Nova Ordem Mundial" e "A Conspiração Aberta", onde apresenta a forma de se alcançar a Revolução Mundial e o Estado Global. Ressalto que os livros: "Deuses Humanos", "Uma Utopia Moderna", "O Dorminhoco", "Nova Ordem Mundial" e "A Conspiração Aberta" dialogam muito, vale a pena conferir e compreender a insistência do autor em trabalhar e influenciar gerações por meio das suas obras literárias. Admirável Mundo Novo de Huxley e 1984 de Orwell foram inspirados nos contos de Wells.

Ao fim do livro de Deuses Humanos, o autor faz um verdadeiro manifesto de engajamento político pró socialismo visando almejar o Estado Global de Utopia. Vale conferir para compreender o como Wells foi indispensável para se criar o imaginário literário e filosófico visando uma governança global de cunho socialista/comunista.

"Começo a aprender a vida diária deste mundo. É uma vida de semideuses, muito livre, fortemente individualizada, cada um seguindo uma inclinação individual, cada um contribuindo para grandes fins raciais. Não é apenas nua de maneira limpa, doce e linda, mas cheia de dignidade pessoal. Entendo como um comunismo na prática, planejado e conduzido por longos séculos de educação, disciplina e preparação coletiva. Nunca havia pensado que o socialismo podia exaltar e enobrece o indivíduo e o individualismo degradá-lo, mas agora vejo claramente que isso foi provado. Neste mundo afortunado - de fato é a coroação de toda sua saúde e felicidade - não há a Multidão. O velho mundo, o mundo ao qual eu pertenço, era, e em meu universo infelizmente ainda é, o mundo da Multidão, o mundo dessa detestável massa rastejante de seres humanos amorfos e infectados."
(Sr. Barnstaple / H. G. Wells, p. 212)

"E, de repente, tornou-se claro para o Sr. Barnstaple que agora ele pertencia de corpo e alma à Revolução, à Grande Revolução que está em curso na Terra; que marcha e que nunca desistirá nem descansará até que a Velha Terra fosse uma só Cidade e Utopia fosse erigida bela. Sabia claramente que aquela Revolução era a vida e que todos os outros modos de vida eram um tráfico da vida pela morte. E quando isso se cristalizou em sua mente, ele soube instantaneamente que em breve se cristalizaria na mente de incontáveis outros daquelas centenas de milhares de homens e mulheres na Terra cujas mentes estão voltadas para Utopia."
(H. G. Wells, p. 232)

Bel 21/05/2022

muito bom, é um livro que não acontece muita coisa mas nos leva a altas reflexões recomendo para quem gosta do gênero

Vinícius 22/07/2022

O mais medíocre dos homens que dizia odiar a mediocridade
O Sr. Barnstaple é um chato de galocha. Se sente deslocado da humanidade, desprezando até mesmo a própria família. No entanto, ao encontrar exemplares do que seria a humanidade perfeita em seu ponto de vista, nada mais faz que servi-los. Se sente pequeno, como um cachorro, e assim se porta.

A escrita de Wells nunca é empolgante e, nesses caso, não ajuda em nada na história. É maçante e tediosa.

Um livro pra ler quando não se tem nada a fazer.

Kardec 09/01/2023

Bastante Reflexivo
Livro um tanto lento para alguns leitores, mas sem dúvida entrega o que promete: reflexões em relação a forma como nossa sociedade está organizada e todos os pontos negativos aí, mesmo Wells tendo se referido a sociedade de por volta de 1931 (ou algo próximo a isso), e mesmo o livro tendo sido escrito há 100 anos, 1923.

Observo que segundo o tratado no livro e o que vejo na realidade do status quo mundial, pouco nos desenvolvemos moralmente, o que é uma pena, mas que acaba por aumentar o valor dessa leitura. Um livro para destaques e releituras, uma lástima ser pouco conhecido.

Taynan 29/01/2023

4 ?
4 estrelas porque é uma história que traz muitaa reflexões pois traz o contraste da nossa sociedade com uma sociedade utópica. Você entende por que alguns personagens amaram esse mundo novo e acharam muito melhor que o nosso , mas também entendemos porque alguns acharam tudo muito absurdo.
É muito legal ver o conceito de como tudo funciona nessa sociedade.
Em muitas partes e cansativo.
Acho que a escrita do Wells não é muito pra mim. Acho um pouco chato e tem uns personagens inúteis de mais nas suas obras. Mas gostei da leitura.

Raazi 01/02/2023

É bom
A leitura é fluída, não há grandes momentos de emoção, é uma leitura tranquila que nos faz pensar sobre algumas questões da sociedade.