A Caçadora de Vaga-lumes e Outros Contos Sombrios

A Caçadora de Vaga-lumes e Outros Contos Sombrios Mia Sardini

Resenhas - A Caçadora de Vaga-lumes e Outros Contos Sombrios

alynebz 18/02/2024

Coletânea de terror
Esse é o segundo livro da autora, o primeiro foi "Quarto 502" e desde então criei um apego pela sua escrita. Seus livros tem toda uma narrativa e o seu desenvolvimento é impecável.

Em "A caçadora de vaga-lumes e outros contos sombrios" sua genialidade não foi diferente, as histórias te levam a um lugar distante que viajam em sua narrativa, sempre deixando um desejo de continuação, e muito bem escritas apesar de serem curtas.

loracy.y 29/10/2022

Contos de terror nacionais é simplesmente a Alta Literatura
???

Essa série de contos é excelente!
Cumpre exatamente com a proposta: ser um conto rápido, relatando algo em específico sobre determinado assunto (nesse caso, terror) mas, ainda assim, ser envolvente! ?

Apesar de nos contos geralmente não ter muito desenvolvimento, nesse livro isso não chega a ser um defeito, e sim, um grande impulsionamento para uma coletânea assustadora maravilhosa!

Eu simplesmente amei, todos os contos são incríveis e com potencial, o fazendo se adaptar rapidamente com a situação em que se encontra.
Realmente precisava de uma leitura dessas no mês do Halloween, digna de 5?+??

Obs: apesar de recomendar, e achar esse livro muito bom, é sempre ideal se atentar aos gatilhos. Lembrando que nesse livro tem vários (estupro, morte explícita, agressão...), apesar de serem assuntos MUITO pesados, há quem vá se sentir MUITO mal com esses temas ao ponto de afetar a saúde mental, então fiquem atentos.
Miguel 29/10/2022minha estante
oie, td bem? desculpa atrapalhar. meu nome é Miguel, tenho 14 anos e recentemente publiquei um conto chamado ?Prezado Howard? e estou à procura de pessoas que se interessem. caso vc tenha vontade de ler, está disponível no Kindle Unlimited. é bem curto e rápido! muito obrigado e novamente me desculpe pelo incômodo ???

loracy.y 29/10/2022minha estante
@miguel
Claro amigo, com certeza vou dar uma olhada :)

TineC 21/03/2021

Suspense, curiosidade e ansiedade.
Coletânea de contos de terror, cada um evocando sentimentos outros além do suspense, curiosidade e ansiedade.

A caçadora de vaga-lumes - Meu coração de mãe ficou muito apertado.
João e Maria - Daria um filme. Excelente!
Pacto de Rainha - Mais uma vez a empatia materna. Trato é trato... Mas que foi terrível, foi.
A Capela - Eita! Imagina o depois...
Circus - Esse tem que ter continuação. Sério. Tem potencial para muito mais coisas...
O Indesejado - Dó... A morte seria melhor.
Esconjuro - "Sei bem".

A escrita da Mia Sardini é "imperceptível". Explicando: flui tão bem e fácil que você esquece que está lendo. Ora ela nos leva pela mão para conhecer lugares e pessoas, ora ela lhe joga no meio da ação lhe deixando tão confusa e atordoada quanto o protagonista.

Fabiana Nichelli 30/03/2021

Magnifico!
M. Sardini se supera a cada publicação.
Sua escrita vem evoluindo mais e mais. Nessa coletânea ela surpreende com novas roupagens de antigos contos de fadas, como também nos contos mais atuais.
É um brinde ao terror!

Jefferson 12/09/2023

Excelente!
Segunda obra que leio da M. Sardini neste ano e só reafirmou o que eu constatei na primeira vez. A autora escreve muito bem e nesta coletânea nos presenteia com belíssimos e macabros contos. Recomendo fortemente e quero destacar o conto "João e Maria", com uma versão macabra da história clássica!

Gárgula 03/02/2021

A Caçadora de Vaga-Lumes e outros contos sombrios, de M. Sardini
Precisamos acompanhar o trabalho de alguns autores
Depois de ter conhecido M. Sardini através do livro Quarto 502: Baseado em uma história real (leia nossa resenha aqui), volto ao trabalho da autora em A Caçadora de Vaga-Lumes e outros contos sombrios, um livro de histórias menores mas nem por isso menos sombrias.

Essa resenha já mostra a nova capa do livro, que ficou muito boa por sinal!

Sete contos bem sombrios
Os setes contos deste livro confirmam a habilidade da autora na condução do leitor por arcos menores. Mantendo um texto fácil as narrativas mostram também como a mente da autora está habituada ao horror. Abaixo comento sobre os que me chamaram atenção.

João e Maria
Uma releitura bem pesada da conhecida fábula. Sardini redefine os motivos da fuga das crianças para a floresta e nos apresenta uma bruxa completamente diferente da que estamos acostumados. Bom conto.

Pacto de Rainha
Outra releitura muito boa de uma fábula, mas que não revelarei qual para evitar spoilers. Sinistro ao extremo, o conto nos mostra o problema de fazer promessas sem pensar ou pesar suas consequências. Muito bom mesmo!

Circus
Nada como um cenário circense para mexer com meus nervos. A mística do circo, ainda mais quando está impregnada em memórias, aliada ao terror sempre fica melhor. Gostei bastante esse conto!

O indesejado
Aqui a autora cria uma atmosfera incrível ao levar o leitor junto com a vítima, um pobre velho, por uma fuga através de um local desconhecido. Tenso do início ao fim, um conto daqueles que te pega de jeito!

Esconjuro
Esse, apesar de bem curto, mostra a força da narrativa através de um diálogo bastante pesado. A frase final é a cereja do bolo com toda a certeza. Vale a leitura!

Conclusões finais
Muito feliz por estar retornando ao texto de M. Sardini. Gosto da forma como escreve e aqui, diferente do romance, a vemos em contos, o que me mostra uma nova faceta da escrita da autora.

Leiam M. Sardini e acompanhem seu trabalho. Pelo que sei, tem mais coisas sombrias vindo por aí. Uma autora nacional para ser acompanhada, curtida e lida.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/08/22/a-cacadora-de-vaga-lumes-e-outros-contos-sombrios-de-m-sardini/

elybranca 14/09/2022

Nunca decepciona?
Tô sendo suspeita pra falar da escrita dessa escritora pq desde que li quarto 502 me apaixonei.

Contos macabros e que dão vontade de ler mais, faz sua mente viajar em como aquela história poderia fluir ainda mais? confesso que sinto falta da continuação de alguns contos visto que sua mente e criatividade saem vagando pensando nas diversas hipóteses de finais, mas acredito que a leitura seja exatamente pra isso? ativar a nossa imaginação pra além de cada conto.

Só não dei 5 ?? pq teve dois contos q não me cativaram tanto, mas mesmo assim:
Recomendo!!

Ana Rocha 15/10/2022

Me apaixonei pela escrita da autora depois de ler Quarto 502 e estou aproveitando tudo que tem no K.U.
A caçadora de vagalumes: Já começamos com um conto incrível, envolvente e que nos mostra que os pobres não tem um dia de paz.
João e Maria: eu AMO releitura de contos de fada e com esse não foi diferente. Amei a parte final onde a "vingança" acontece.
Pacto da Rainha: mais uma releitura e com um personagem que eu amo... Consegui sentir o desespero da rainha enquanto lia e a cena final é muito em escrita e detalhada.
A capela: este foi o conto que menos me envolveu mas ainda assim achei bom.
Circus: esse caso é tão verossímil que me deixou realmente assustada.
O indesejado: no início eu estava confusa igual o personagem principal e depois fiquei "ahhh, que horror".
Esconjuro: uma página pra fechar com chave de ouro.

Lívia Stocco 28/03/2021

Referência no terror
A M. Sardini mostra, nesta coletânea, porque deve ser considerada uma referência para a literatura de terror nacional. Os contos são incríveis, te deixam com aquela angústia, aquele pavor primitivo, e, por vezes, com o queixo caído. Além disso, as histórias nos fazem pensar, nos causam revolta, e deixam suas próprias mensagens. Perfeito!

Emanuela90 10/03/2022

Esperava mais
Depois de ter lido dois outros livros dessa mesma autora, que gostei muito, acho que criei expectativas demais para a leitura desse. São contos beeem curtos... Acho que, por isso, não gostei muito, sabe... Fiquei esperando por algo mais. De qualquer forma, gostei da leitura. Como nos outros livros dela que li, é uma leitura que prende, um suspense bom, que faz a gente querer saber o que vai acontecer. Vale a leitura.

Bel Bookstan 19/07/2022

Apaixonada pela escrita da autora, amei as histórias, uma melhor que a outra, todas bem desenvolvidas mesmo curtas.

Lorena Veneziani 21/07/2022

Terror na medida certa
Para quem me acompanha no Instagram (@loreading_), deve ter percebido que nesses últimos dois ou três meses, tenho lido todos os livros da Mia Sardini que encontrei no Kindle Unlimited. E como gostei da escrita dela.
Ela, que é advogada e criminóloga, escreve ficções desde os seus 12 anos de idade. É idealizadora do projeto "Ledos Medos", de terror Young Adult.

Em "A caçadora de vaga-lumes e outros contos sombrios" transcorremos por sete contos:
?? A Caçadora de Vaga-lumes
?? João e Maria
?? Pacto de Rainha
?? A Capela
?? Circus
?? O Indesejado
?? Esconjuro

Todos os contos possuem uma narrativa fácil de acompanhar, mostrando como a mente de Mia Sardini está naturalmente habituada ao terror em suas histórias.

As que mais gostei foram João e Maria, Pacto de Rainha e O Indesejado.
Em João e Maria, temos uma releitura do clássico dos irmãos Grimm. Com uma bruxa diferente da qual conhecemos nas histórias, temos um terror na medida certa.
Em Pacto de Rainha, o terror que "mexeu com os meus nervos", mostra as consequências que podemos ter ao realizarmos promessas ou pactos sem pensarmos ou termos consciência do feito.
E por fim, O Indesejado. Temos uma vítima, um pobre senhor de idade que havia sido deixado em um lar para os idosos por seus filhos, que não queriam o fardo de cuidar do pai. Esse senhor passa por muitas coisas ruins e planeja uma fuga através de um lugar desconhecido. Tenso do começo ao fim!

Alguns contos não me agradaram tanto mas vale a leitura.

Jessica 29/07/2022

Poderia ser mais...
A autora foi maldosa kkkkk os contos tinha um "Q" de continuação que mexeu com minha imaginação.
Uma boa narrativa, pela descrição dos textos achei que foi de uma forma que pessoas mais leigas teria que pesquisar algumas palavras que infelizmente hoje em dia não se é mais tão usado, mas só pesquisei 1 vez kkkk pois não sabia que objeto era o que foi mencionado.
Mas super recomendo.

CInt_lo 14/01/2023

O quarto livro do ano foi só para distrair a mente, contos com traços do terror clássico !
A caçadora de vagalumes é o conto perfeito para dar nome ao livro