Farsa de Inês Pereira

Farsa de Inês Pereira Gil Vicente

Resenhas - A Farsa de Inês Pereira

Isabel583 13/03/2023

Farsa de Inês
Pero Marques um fofoooo "I onde quiserdes ir, vinde quando quiserdes vir, estai quando quiserdes estar"

Nick 20/04/2024

Gil Vicente e sua escrita
Apesar de ser uma obra do século XVI, e a interpretação ser um pouco difícil se comparar com outros autores, a leitura é interessante e ao longo dela conseguimos fazer vários paralelos com a atual realidade em que vivemos.

rafamassagardi 16/08/2023

"Asno que me leve quero, e não cavalo forão"
A Farsa de Inês Pereira é um livro bastante interessante. Tem caráter bastante cômico e caricato, faz uso poético da linguagem, além de ter um final intrigante e uma lição atiçadora.
Confesso que achei a leitura um pouco entediante, mas não deixa de ser um clássico da literatura portuguesa e definitivamente tem seus méritos.

Malu.Vilalta 23/06/2020

Um clássico muito bom e divertido. Recomendo bastante. Leitura muito confortável.

folkjude 03/04/2023

"as coisas são mesmo assim"
Por incrível que pareça eu gostei de um livro clássico. peguei uma versão com a escrita fácil então foi bem rápida a leitura. simplesmente venero a inês, mulher incrível, maravilhosa e icônica.

madalenab14 13/03/2024

A Farsa De Inês Pereira
Esta burra reclama da vida dela
rejeita um pobre
casa com um rico
o rico fode lhe a cabeça
o rico morre
ela casa com o pobre
o pobre é um amor com ela
ela trai o pobre
fim ?
marytw 13/03/2024minha estante
MANO EU AMEI O RESUMO KAKAKAKAKSJDKSKSKAKJLALAKAKALKAKAKAKAKALKAKALA NOSSA, uma das melhores resenhas que eu já li

madalenab14 14/03/2024minha estante
HAHSHSHHSHS OBRIGADA

btwleonor 18/03/2024minha estante
Ódio desse livro

Evy 29/06/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Peças Teatrais / Mês: Junho (Livro 6)
A Farsa de Inês Pereira, ao contrário de outras obras de Gil Vicente, conta com personagens que correspondem bastante à realidade, sem imagens simbólicas e alegóricas. Os diálogos são naturais e espontâneos, e a obra retrata situações comuns da vida doméstica com um certo exagero, o que a caracteriza como uma comédia.

Não foi, das peças teatrais que li, a que mais me agradou, muito embora tenha achado certas cenas engraçadas e alguns dialogos muito bem elaborados. O que tornou a leitura um pouco desagradável, é que por ter sido escrita em meados de 1500, o português é bastante rebuscado e o texto possui diversas partes em espanhol (sou totalmente avessa a essa lingua).

A história, resumidamente, gira em torno da escolha de Inês Pereira para marido. Inês é uma moça simples e casadoura, mas que possui grande ambição e procura um marido astuto e sedutor. Sua mãe, preocupada com a filha, incita-a a casar-se com Pero Marques, um pretendente arranjado, filho de lavrador. Inês o rejeita por ser ignorante e inculto. Logo, ela conhece Escudeiro, com quem se casa acreditando que enfim encontrara o que desejara.

O casamento, porém, se mostra desastroso desde o início. Logo que se casam, o marido sai para a guerra e dá ordens a um moço que fique a vigiar Inês que sequer pode sair de casa ou conversar com qualquer pessoa. A agonia da vida de Inês não dura muito, pois alguns meses após sua partida, recebe a notícia de que seu esposo fora morto. Mal consegue guardar para si a alegria de ser viúva e não tarda a querer casar novamente.

Chega-lhe a noticia de que Pero Marques continua solteiro e, mais experiente, fingindo tristeza pela morte do marido tirano, Inês aceita casar-se com ele. Inês aproveita-se da ingenuidade de seu novo marido e logo o trai quando é procurada por um ermitão que tinha sido uma antiga paixão. A cena de Inês exigindo que seu marido Pero, a leve ao encontro de seu amante e o mesmo obedecendo-lhe e carregando-a nas costas até o local marcado é a representação perfeita do ditado que conduz a história "mais quero asno que me leve, que cavalo que me derrube".

O que achei interessante, no início e decorrer da peça é a personalidade de Inês Pereira que critica não o fato de ser mulher, mas as obrigações do trabalho doméstico, a clausura do lar e a falta de liberdade feminina. Por isso é que no início, Inês não aceita Pero Marques como marido, já que ele possui o caracter de homem cumpridor e respeitador dos valores de uma sociedade que Inês já não compreendia.

Gostei de ter lido a peça. Recomendo.
Li 30/06/2011minha estante
Ahhh, Ly, eu amei esse!! Tbm detesto o espanhol, mas deu pra engolir... rs

Bjoos

Michaely1 06/10/2021

Alguns valores interessantes
Por se tratar de uma obra feita a partir de uma aposta e também destinada ao teatro, não entrarei em detalhes de, por exemplo, tudo se passar muito rapidamente.

A obra trata sobre a vida de Inês Pereira, uma mulher que sonha em se casar com um homem discreto, inteligente. Mais do que isso, achei a Inês extremamente preguiçosa (adjetivo esse que até mesmo a mãe se refere à filha) porque reclama demais da própria vida por ter de fazer tantos afazeres domésticos.

Além do mais, Inês recebe a proposta de casamento de Pêro Marques, um rapaz que é possuidor de gado e é apaixonado por Inês (apesar de eu achar o suposto amor dele muito frívolo e não passar de meras impressões baseadas na estética da cuja mulher, que deve ser bonita).

Inês, para mim, foi uma tremenda de uma estúpida e chega à conclusão de que ?mais vale um asno que me carregue do que um cavalo que me derrube?.

Acredito que não dê para cobrar algum sentido de obras com teor cômico, mas extraí lições baseadas no próprio tratamento de Brás da Mata: relacionamento tóxico e abusivo, além dos maus tratos aos funcionários.

Comparando com a outra obra de Gil Vicente, achei essa daqui beeeeem menos humorada. Gostei mais da outra.
Thalía 06/10/2021minha estante
adorei tua resenha, achei bem explicativa e direta, parabéns amg

Paty... 20/11/2023

Relativamente bom
O livro descreve a vida de uma mulher na sociedade da época em que era dependente desta e do homem que iria casar. Uma história emocionante, pois retrata uma realidade difícil que, infelizmente, ainda existe.

Apenas um leitor 13/03/2022

Interessante
Livro para ser lindo em um dia e nada mais! Escrita obviamente difícil, mas com uma história certamente "cativante". Vale a pena, ou não....

giovanna 01/11/2023

"Mais vale asno que me leve, que cavalo que me derrube."
Mais uma peça que li por conta de uma disciplina, e apesar de ser uma leitura rápida é bem arrastadinha. Confesso que tenho muita dificuldade em gostar de Farsas, prefiro muito mais os Autos, mas enfim, acho que é isso, não é uma leitura que costumo gostar muito.

Li 06/06/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JUNHO - PEÇAS TEATRAIS *LIVRO 2*
Sinopse: A farsa de Inês Pereira é ao mesmo tempo uma comédia de costumes e de caráter. De costumes porque retrata situações comuns da vida doméstica, através do exagero, o que é próprio da comédia. De caráter porque retrata o modo de ser de personagens bem delineadas, dentre as quais se destaca a própria Inês Pereira, uma das personagens mais humanas e individualizadas da obra de Gil Vicente.

Não queria ler Gil Vicente porque vi uma adaptação do auto da barca do inferno que me deixou traumatizada, de ruim! Enfim, era o que eu tinha, mas...

...Tenho que admitir, gostei muito da farsa de Inês Pereira! E sabe um detalhe que embalou a leitura? Os versos! Eu sempre dizia que não gostava de textos de peça teatral principalmente pelos versos, porque não gosto de poesia, mas não é que esta característica me ajudou?! Talvez se não fosse por isso eu nem tivesse gostado... As rimas ajudam!
E no mais, a história também é ótima, fala de ambição e do que a pessoa faz para ter o que quer, e é muito divertida, apesar da linguagem em português medieval e de várias partes em espanhol, mas dá para levar!

Este trecho exemplifica bem o provérbio que deu corpo ao texto “mais quero asno que me leve, que cavalo que me derrube”:
“Vai Lianor Vaz per Pero Marques, e fica Inês Pereira só, dizendo:
Andar! Pero Marques seja!
Quero tomar por esposo
Quem se tenha por ditoso
De cada vez que me veja.
Por usar de siso mero (*Para usar apenas o bom senso, a sensatez)
Asno que me leve quero,
E não cavalo folão; (*Folão = fogoso)
Antes lebre que leão,
Antes lavrador que Nero.(*Aqui ele é citado pela sua crueldade)”

E não é que este texto também tem críticas com relação à igreja católica?!
No mais, é uma boa história, gostei de lê-la!

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
Viquinha 21/06/2011minha estante
Há algo de mal-resolvido entre você e a Igreja católica...hahaha
Viu, tenho para mim que o gosto literário não está gênero. Acho que o valor linguístico, o discurso e a estética conta muito quando se trata da avaliação de uma obra.

Beijocas, flor!

Evy 30/06/2011minha estante
Também li esse!!! rsrsrs
Gostei, mas não muito pq a linguagem e aquelas partes em espanhol me desagradaram! Eu odeio espanhol :/
Mas a história é interessante e tem certos aspectos de Inês com os quais me identifico, como as críticas dela à sociedade, ao fato de ser obrigação da mulher as tarefas domésticas, o enclausuro, enfim... :)
Bjosss

Babsi 31/05/2017

Interessante
Peça de difícil vocabulário e rápida leitura. O autor nos dá - com muito sarcasmo e rimas - um bom retrato do cenário e costumes do século XVI em Portugal, como a doutrina religiosa, o assédio dos padres, que era comum na época, a figura da mulher na sociedade em meados de 1500, entre outras características interessantes para compreendermos a cultura Portugusa que veio influenciar a cultura brasileira.

lucaismaia 26/10/2022

não entendi nada. comecei lendo árabe terminei lendo grego misturado com tupi.

é isso, um beijo da Anitta! ?

Dani Ramos 18/03/2020

Mais um Gil Vicente...
Uma obra ímpar e distinta do autor. A farsa de Inês Pereira tem seu toque sarcástico e irônico ao mesmo tempo. Foi uma leitura muito agradável.