O tribunal das almas

O tribunal das almas Donato Carrisi

Resenhas -

LER ETERNO PRAZER 04/12/2022

Bom gente, começo relatando como foi meu mês de novembro literariamente falando, não foi um mês muito produtivo, iniciei dois livros e não consegui conclui-los. Novembro foi um mês onde experimentei pela primeira vez atual da "ressaca literária", já não posso afirmar que essa danada nunca me atingiu rsrsrs.
Mas, iniciei dezembro finalizando este Thriller polícia de Donato Carrisi.
Já havia ouvido falar do mesmo mas com relação a outro título seu: "O aliciador", que foi o seu romance de estréia, geralmente faço assim nunca leio o romance de estréia prefiro sempre ler os livros pós estréia, motivo, para mim há sempre uma supervalorização em cima de estreias.
Vamos emp frente não.
"Tribunal das almas" em seu primeiro momento vamos conhecer Marcus. Este um misterioso investigador que sofre de amnésia após sofrer um ferimento na cabeça. Ele então é chamado por um colega para entrar em um apartamento, sem contar muitos detalhes. Marcus tem uma grande capacidade de enxergar detalhes que outros investigadores não têm. Mas ele é um investigador clandestino. Ele e seu amigo trabalham para uma organização secreta chamada de Tribunal das Almas.
Em paralelo a Marcus, vamos sendo apresentados também a história de Sandra, uma fotógrafa da polícia científica que ficou viúva recentemente. Seu marido, David, disse que estava viajando a trabalho, pois era fotógrafo, mas na verdade ele nunca saiu da cidade. Sandra nunca entendeu a mensagem que recebera dele no celular e que nunca apagou para poder ouvir a voz dele sempre que possível. A única coisa que ela sabe é que David investigava algo chamado O Tribunal das Almas e aí parte em busca das pistas deixadas por ele!!
Enquanto Marcos investiga o que houve com a dona do apartamento, que ele havia visitado como o colega, e como ela pode ter sido retirada de lá sem ser pela janela ou pela porta - trancada por dentro - a história dele e de Sandra se cruza. Paralelamente a tudo isso - com cenários sombrios e ótimas descrições - um homem infarta e a médica do resgate descobre que ele é um conhecido assassino serial de mulheres. E ela descobre que ele foi o assassino de sua própria irmã. Ela deve salvar sua vida?
Junto a tudo isso, um investigador misterioso persegue uma pessoa ainda mais misteriosa que veio diretamente da tragédia de Chernobyl. Este caso é contado ao contrário, o que fará total sentido no final do livro. Mas precisamos ficar bem atentos, se não nós perdemos um pouco, tive que voltar algumas vezes...rsrsrs
MEIO CONFUSO NAO É? RSRSRS
Bom, sou fã de um Thriller polícia, no entanto, para mim, um otimo Thriller polícia precisa ter um enredo claro, sem fazer muitas misturas de trama e sub-tramas, não deixar muitos fios soltos que muitas vezes não se juntam 100% no final e muitas vezes nos deixa meio que com aquele sentimento: E AÍ?...
No caso de "Tribunal das almas" achei a forma como o autor lidou com todos esses sub-tramas bem engenhosa. Temos aqui personagens muito profundos, com dilemas e demônios pessoais, muitos sentimentos envolvidos e cenários sombrios que realmente dão um frio na barriga durante a leitura.
Mas, aí é que vem o "X" da questão, esses sub-tramas paralelos e o excesso de personagens tornam o livro um tanto cansativo. São tantas pessoas, nomes, lugares e personagens secundários com tantos outros detalhes sobre suas próprias vidas que vai se tornando uma leitura um pouco morna. Temos grandes momentos de tensão entrelaçados à vida de Marcus e Sandra, mas que esfria um pouco, para dar lugar à uma misteriosa dupla de gato e rato pela Europa. Não sei. Senti que isso poderia ter sido menos, que poderia ser melhor trabalhado, sem tanta ponta para atar depois. Por si só o "Tribunal das Almas" seguraria a obra até o final.

(Não sei se meu estado de espírito (Ressaca literária) prejudicou um pouco a leitura!!)

Bom, para os fans de um bom Thriller polícia, sim, recomendo "Tribunal das almas", mas com uma pequena ressalva, mas apenas se você estiver com tempo e disposição. A leitura prende, o mistério também, mas esse monte de gente e nomes e lugares e mistérios podem ser excessivos para quem não tem tanta paciência. Três corujas para o livro de Carrisi.
Boa leitura para aqueles enfrentarem esse desafio!!??
Maria13823 04/12/2022minha estante
Eu adoro esse livro

LER ETERNO PRAZER 04/12/2022minha estante
Também gostei bastante, excluindo os detalhes que mencionei na resenha!????

Angelica155 10/04/2022

O tribunal das almas
Comecei a leitura confusa e sem entender bulhufas, mas quando comecei a engatar na mesma tudo foi ficando claro, isso eu que pensava né ? o Plot final é mais reviravolta que njnca nem siquer cogitei foi bombástica, nunca ia pensar oq foi, mas esperava mais do final, achei aberto(N sei se tem alguma continuação) mas ficou muito corrido.

Andrea 05/03/2024

Amei o livro, mas ele tem o mesmo problema que o outro romance do mesmo autor (O Aliciador): excessos. Muitas tramas ao mesmo tempo, muitos personagens, fica meio lento inclusive, mas no final, esse bololô todo fica tão arrumadinho, que vale a pena enfrentar a morosidade do meio.

Patricia 26/11/2023

Amo a escrita desse autor, os personagens são de uma riqueza absurda e me intrigaram e estimularam a leitura. Termino ele ansiosa pela continuidade. Marcus é de longe um dos meus personagens favoritos da vida.
O enredo bem construído, com plots que me deixaram ansiosa e muito empolgada, amei cada página que li e mais ainda em saber que terei mais dois livros para me alimentar, já que é uma trilogia.

Glau Anjos 28/03/2021

"Diz-se que, se Deus é bom, então não pode ser onipotente, e vice-versa." O Tribunal das Almas. Donato Carrisi.

Um baita suspense, o livro oferece muitas reviravoltas e thriller que angústia. Muito bom isso.
Achei a leitura um pouco arrastada, em alguns momentos. Mas não atrapalhou a leitura no geral.
Gostei bastante.

Kah 08/04/2024

Vi tanta resenha positiva sobre esse livro no YouTube que fiquei muito interessada ao ler. Mas, conforme ia lendo, fiquei muito confusa e no final achei "Ok" nada demais não.