Anne de Avonlea

Anne de Avonlea L. M. Montgomery

Resenhas - Anne de Avonlea

laiscunhaf 19/01/2024

"A vida é sempre uma grande surpresa, não importa o quanto você a planeje."
"Anne de Avonlea" continua a encantadora saga de Anne Shirley, agora com 16 anos, que retorna a Green Gables e assume a Escola de Avonlea. O livro explora suas experiências como professora, trazendo à tona desafios e momentos cômicos enquanto ela molda a vida das crianças da região.

A história destaca o desenvolvimento da relação entre Anne e Marilla, proporcionando momentos emocionantes. A introdução dos gêmeos Davy e Dora Keith adiciona uma dimensão adorável à trama. Anne permanece radiante e cativante, com sua imaginação vibrante, enquanto Gilbert Blythe emerge como uma figura significativa em sua vida, preparando o terreno para um romance potencial.

A trama aborda temas de amadurecimento, amizade e educação, capturando a essência bucólica de Avonlea. O estilo poético de L. M. Montgomery continua a brilhar, tornando "Anne de Avonlea" uma leitura envolvente e encantadora.

[2022]

lizz greenbriar 14/10/2023

Anne
é um pouquinho parado pq não curto muito livro de época, mas acaba sendo bem interessante em algumas vezes e vc não quer parar mais

Heloisa198 01/08/2023

Esperar não precisa ser ruim ??
Até já fiz um vídeo falando como esse livro me ensinou sobre o processo de espera e como a Anne não usou esse tempo para reclamar por não ter ido para a faculdade, de ter renunciado as experiências que teria. Ela simplesmente foi feliz onde estava! Uau!

Por mais que goste muito desse livro e tenha carregado bastante ensinamentos ele do começo para o meio é um tanto monótono, talvez para apresentar todos os novos amigos da Anne. Por esse motivo às vezes tive a impressão que a história não ia para lugar nenhum, mas final é bombástico!

Os finais dos livros sempre dão aquele gostinho de ?quero mais? e esse não foi diferente porque já não vejo a hora de ter a continuação em mãos e viver as novas experiências com ela.

E por último porém não menos importante: tive que engolir muito seco com algumas falas totalmente incoerentes sobre maus tratos de animais, machismo, criação de crianças totalmente antiquadas. Mas sei que isso era normal para a época, porém não me senti bem lendo.

Paula1735 04/01/2023

Leitura morna, sem grandes acontecimentos.
Terminei de ler esse livro antes do ano novo, porém estava esperando dar tempo para vir comentar sobre, visto que estava viajando.
Bom, já haviam me avisado que esse livro da Anne não era dos melhores, e realmente não é. É gostoso acompanhar o desenvolvimento dela, entretanto acho que poderia ter alguns acontecimentos mais relevantes. Anne se torna professora de Avonlea, e segue a filosofia de não castigar seus alunos para educá-los. Marilla adota um casal de gêmeos, de sua prima que falece. Um dos gêmeos é bastante genioso e mal educado e confesso que fiquei esperando por algo acontecer com ele, mas é bem abstrusa a mudança. No meio para o final da história entra uma história de romance entre uma senhora de Avonlea com o pai de um dos alunos da Anne, que, sinceramente, é bonito o desenrolar, porém sem grande importância para o crescimento da Anne. Para finalizar, ela e outros colegas criam um grupo de melhoramento da cidade que achei interessante mas também sem muita empolgação. Continuarei lendo a saga, pois acredito que o próximo livro, Anne da ilha, que conta a história dela como Gilbert seja boa e melhor que essa de avonlea.

Clube do Farol 02/09/2022

Resenha por Danii @danisuellen
Oi, serzinho! Hoje dei o ar da graça para falar sobre o segundo livro da série que conta a história da ruiva mais amada e cheia de imaginação da literatura. Comecei a ler Anne de Avonlea com expectativas bem altas e sinto alegria em dizer que elas não foram frustradas, na verdade foram superadas.

Depois do triste acontecimento do livro anterior, que tentou acabar com todas as lágrimas do meu corpo (quase conseguiu), e de a Anne ter desistido da bolsa de estudos (que havia ganhado para cursar a faculdade) para ficar em Green Gables, a Srta. Shirley, com "dezesseis anos e meio", começa uma nova aventura sendo agora professora na escola de Avonlea. E, claro, ela começa cheia de ideais, planejando métodos de ensino diferentes dos usados na época (lembre-se que esse é um livro clássico, não contemporâneo), querendo usar o afeto como algo essencial para lidar com seus alunos. Mas no livro, como na vida, nem tudo que idealizamos na teoria, funciona 100% na prática. E com a Anne não é diferente. Ela percebe que os desafios em uma sala de aula são inúmeros e que lidar com seus alunos pode ser mais complicado do que esperava, mas nem por isso se desanima e além de ensinar as crianças e conquistá-las, ela mesma irá aprender várias lições.

Paralelo a isso, Green Gables ganha novos moradores, os gêmeos de 6 anos, Dora e Davy, filhos de um primo de terceiro grau da Marilla, já falecido, que ficam órfãos após a morte da mãe. Enquanto a Dora é uma verdadeira dama, cheia de bons modos, Davy é do tipo de criança capaz de dar cabelos brancos, com todas as suas travessuras e perguntas sobre tudo que “quer saber”. Ele, com certeza, arranca inúmeras risadas durante a leitura. E a Anne é quem mais sofre com as perguntas de Davy, mas nem por isso acaba o amando menos. Na verdade, acho que é impossível não amar o Davy, mesmo com tudo o que ele apronta (e acredite, é muita coisa).

Mesmo com várias responsabilidades, já mostrando certo amadurecimento, a Anne continua cativando as pessoas ao redor (e nós também) com a sua maneira única de enxergar o mundo e tudo a sua volta, e ao lado do meu amado Gilbert, da sua amiga do peito Diana, e de outros amigos, ela conhecerá novos lugares, encontrará novos espíritos irmãos e, claro, se envolverá em várias confusões, sem deixar de lado o caminho para o reino da imaginação, que faz parte dela tanto quanto os cabelos ruivos.

Ai, serzinho, preciso dizer o quanto amei esse livro? Porque eu amei e muito. A narrativa em terceira pessoa continua imensamente fluida e viciante. A descrição, como no livro anterior, continua nos fazendo mergulhar para dentro do livro, imaginando cenários super “interessantes” (só eu que estou louca para conhecer a Ilha do Príncipe Eduardo, pessoalmente, um dia?). Fui completamente conquistada pelos diálogos desse livro, assim como fui conquistada em Anne de Green Gables, praticamente marquei o livro inteiro, porque eu simplesmente não consigo não amar tudo desse livro e querer levar para a minha vida praticamente tudo que li.

Amei “reencontrar” alguns personagens do livro anterior, senti falta de outros (vou ali chorar no canto), e fiquei encantada ao “conhecer” alguns dos novos, como os gêmeos, Dora e Davy, o Paul Irving e o Sr. Harrison.

É incrível acompanhar o amadurecimento da nossa protagonista, e o mais interessante é notar que, mesmo “ficando adulta”, a Anne continua sendo a Anne, a sua essência, o seu jeito “Anne” de ser continua presente, conquistando o nosso coração, como conquistou quando estava com 11 anos. O que mostra que não precisamos “mudar” tudo em nós conforme “crescemos”. Amadurecer é uma coisa, deixar quem somos para trás é outra completamente diferente.

É esplêndida a forma como esse livro nos enche de lições para a vida e o quanto ele me fez me sentir “bem”, até quando eu não estava tendo bons dias. Gostei muito de o livro mostrar que todos nós estamos propensos a errar, mas que também todos nós estamos propensos a aprender com nossos erros, e que nem tudo e todos são perfeitos o tempo inteiro. Tem dias que vão ser felizes por causa da sua tranquilidade, tem dias que serão difíceis por pequenas coisas, ou pequenos erros que vão acabar com a nossa paciência. Tem dias que serão "dourados", cheios de aventuras e novas descobertas, tem dias em que virão verdadeiras tempestades na nossa vida, mas que manterão o que for essencial e que sempre deixará um motivo para reconstruirmos tudo e melhorarmos a nós mesmos. O que importa é sempre valorizar todos os dias, sempre levando conosco o que eles nos trazem de bom, as lições que cada um deles deixa, sejam eles dias bons ou ruins. Porque hoje podemos cometer equívocos, quebrar algo valioso, mas amanhã podemos descobrir lugares esplêndidos, cheios de flores, cores e vida, tanto em lugares "externos", quanto lugares "internos", dentro de nós.

Essa edição do Grupo Editorial Coerência está maravilhosa, a começar pela capa, que, com certeza é uma das mais lindas da minha estante. A diagramação está primorosa, com cartas “voando” em todo início de capítulo, bom espaçamento, com páginas bem “limpas”, visualmente falando. As folhas são amarelas, com fonte em tamanho bem confortável para a leitura, até para alguém meio ceguinha como eu (sério, consegui ler alguns trechos até sem óculos).

Terminei Anne de Avonlea sem nem notar, simplesmente cheguei à última página e pensei em algo como: "Ué, mas já acabou?". Estou meio órfã de Anne desde então. Preciso de Anne da Ilha logo para o bem dos meus nervos (unhas eu já não tenho mais mesmo), já que estou ansiosíssima (no bom sentido) para saber o que se passa na próxima história, principalmente porque o meu lado romântico já está todo iludido pensando no que pode acontecer. Como diria a Anne, o final desse livro me deu tanto alcance para a imaginação, tantas possibilidades! Só estou esperando os meus futuros surtos.

Anne de Avonlea é uma continuação cativante, inspiradora, que me conquistou completamente e que me fez amar ainda mais a escrita da Lucy Maud Montgomery e a história que ela criou da ruiva cheia de imaginação, que com certeza é uma das minhas personagens favoritas entre todos os personagens de todos os livros que já li, que protagoniza, sem dúvida, os livros mais bem escritos do mundo, para mim, e que quero reler sempre, até quando estiver uma velhinha gagá. Então, serzinho, não deixe de ler essa linda história (depois de ler Anne de Green Gables, obviamente, porque não quero que você perca nada da história da Anne), por favor, para que você possa ter o seu coração conquistado, como o meu, com certeza, foi.

site: http://www.clubedofarol.com/2020/09/resenha-anne-de-avonlea.html

Geice kelly 24/08/2022

Amei
Descobri que meu maior sonho, é ter a Anne como minha professora. ?

Amei acompanhar essa dedicação dela como professora. Amei como ela trata os alunos, é como os alunos a tratam ela.

Muitas pessoas dizendo qual é a forma correta de tratar uma criança (aluno) e a Anne surpreendendo a todos com seu jeito carinhoso, fez os alunos se tornarem o melhor da turma. INCRÍVEL.

E o Gilbert???? QUANDO QUE VAI CRIAR CORAGEM PARA SE DECLARAR????
SEJA HOMEMMMM!!!!

Eu não vou ficar esperando o dia todo não.
VAI LOGOOOO!

Lipe 13/05/2022

Se tem uma personagem da literatura que sou apaixonado, sem dúvidas é Anne Shirley!! É sempre um prazer ler as histórias de L. M. Montgomery.

Luiz 06/12/2021

Anne de Avonlea
Assim como o primeiro livro, é ótimo, possuindo uma leitura tranquila, leve, que te leva a reflexões e te diverte bastante.

Anne tem 16 para 17 anos, está cada vez mais próxima da vida adulta. Sempre em busca de ser uma pessoa melhor, sem deixar suas essências encantadoras de lado.

O distrito de Avonlea está cada vez mais movimentado, com muitos espíritos irmãos que gostei bastante de conhecer!

Eu dei muita risada com o livro e o final foi emocionante!

Lady5 07/09/2021

Cansativo
Abandonei esse livro duas vezes na metade, não conseguia terminar de jeito nenhum.
Ele me trouxe para a ressaca literária duas vezes, é uma leitura repetitiva, muito detalhada e cansativa.

_isa.swift4 23/08/2021

Anne Shirley
Anne Shirley agora tem 16 anos, e agora é professora de Avonlea.
Como sempre Anne ajuda Marília, porém com um trabalho a mais...os gêmeos Dora e Davy, Dora é uma menina doce e educada já o Davy é um menino levado e curioso.
Anne acaba fazendo uma bela amizade com seus alunos, principalmente com o menino Paul, q ela fiz ser um espírito irmão, e de fato é um espírito irmão.

_isa 23/08/2021

Anne moça
Anne Shirley agora tem 16 anos, e agora é professora de Avonlea.

Lari490 28/05/2021

O livro não é ruim, porém é muito cansativo parei ele na metade e comecei a ler outros livros para depois voltar pq não aguentava mais.A história não me prendeu nem no primeiro e nem no segundo livro, então eu não pretendo continuar a série.

DanS. 05/05/2021

Eu li esses dias e esqueci de marcar aqui no Skoob aaah
Anne de Avonlea é o segundo livro dessa série de contos sobre uma menina com uma grande imaginação chamada Anne Shirley.
Eu me arrisco a dizer que esse livro é mais bonito e mais delicado que o outro (e olha que o primeiro eu AMEI), a introdução de novos personagens deixou tudo mais interessante e belo (quero dar um espaço nessa resenha para um dos meus mais novos personagens favoritos: Srta. Lavendar, da qual me identifico um pouco).
Pelo que estava pesquisando, há muito da autora na Anne, e isso é incrível, é tão tocante.
Ansioso para os próximos livros.

dudawznk 01/05/2021

Mágico!
Até o momento é o meu volume favorito da série da Anne! Gente... Que obra sensacional. Divertidíssimo, com cenários deslumbrantes (pelo menos, de acordo com as descrições haha) e emocionante demais! Uma pausa também para essa capa incrível que conversa muito com a história, a escolha de cores transmite muito o sentimento que a história me trouxe... Alegria, conforto, aconchego.
Aqui vemos a Anne mais moça como professora de Avonlea, e junto dos personagens que amamos as aventuras da Anne continuam nos deixando com o coração quentinho e querendo ler mais!
Cinco estrelas muito bem merecidas!

Evany Campos 02/04/2021

Poesia e Prosa
Quando comecei Anne de Avonlea imaginei que não poderia gostar tanto desse livro quanto gosto de Anne de Green Gables e estava certa.
Porém não posso deixar de dizer que me diverti com a continuação das aventuras de Anne, apesar de aqui ela já ser uma jovem muito mais madura e menos propicia a desastres hilários quanto no primeiro livro.
Agora, o que realmente me empolgou com esse livro, sem dúvidas, foram as histórias dos personagens secundários. David, Paul Irving, sr. Harrison e srta. Lavendar esse livro é todinho de vocês.