Para Bento

Para Bento Vicent Bernardo A Santos

Resenhas - Para Bento

Felipe Trigo 19/08/2021

As palavras falam e o coração entende!
Primeiro de tudo: AAAAAAAAAAAA
Segundo: mais um pouco de AAAAAAA
E terceiro (agora falando com um pouco mais de seriedade): QUE HISTÓRIA INCRÍVEL!

Tem um bom tempo que o meu hábito de leitura anda meio afetado, fazendo com que, no caso de histórias maiores, eu demore um tempão pra finalizar a narrativa, mas livros mais curtos como esse são muito bem vindos. Apesar de termos orientações sexuais diferentes, me vi muito na pele de Bento. É muito fácil, triste e doloroso que a gente se encolha só pra que ninguém nos chute do espaço que ocupamos no mundo, e fiquei feliz por, no final dessas poucas e maravilhosas páginas, ver Bento aceitando que, às vezes, pra sabermos de fato o que a gente e o que queremos, é preciso dar tempo ao tempo, além de aproveitar o presente, pois ele é quem constrói o nosso futuro.

Então, se estiver à procura de uma narrativa tocante, dê uma chance a "Para Bento". A literatura nacional é cheia de tesouros :)

Marcelha.Leone 12/08/2023

Gosto de dar oportunidade a autores nacionais, mas esse conto particularmente não me pegou. De cara já não gostei da escrita, com excesso de informação "extra" no mesmo parágrafo (não sei como descrever). Achei que a narrativa ficou solta, jogada, não consegui nem me aproximar do drama da personagem. Talvez me seja o momento de vida, longe dessa questão mais pueril.

Tomlucitor23 13/06/2023

Legal, mas eu esperava uma história, ganhei quase um textao de internet em formato de conto pra deixar quem estiver lendo bem, caso a pessoa esteja passando pelos mesmos conflitos que o personagem, no meu caso, eu tô bem longe disso, então não era um livro pra mim, narrativa mente falando, senti falta de uma conclusão.

Grailson 26/06/2021

Uma leitura gostosa e rápida
Histórias sobre auto aceitação sempre são muito necessárias e bem-vindas. Confesso que fiquei um pouco confuso até certo ponto, por não entender o objetivo deste conto, mas quando entendi no final, tudo fez muito sentido e eu gostei bastante.
Não é uma história super elaborada cheia de reviravoltas, mas é muito boa e cumpre a proposta dela. Foge do clichê que talvez espera-se ao iniciar a leitura, e esta foi outra surpresa positiva para mim. Eu sempre gosto destas leituras rápidas e fáceis.

astry 20/09/2021

parece uma fanfic ruim
fora que pra mim os acontecimentos não tiveram lógica nenhuma com a conclusão e veio com ideias meio erradas/incompletas sobre bissexualidade

Vini87 30/07/2020

Leitura gostosinha, cheia de referências à cultura pop mundial e ao atual cenário pop e também político brasileiro...sem falar nas lindas referências a Paramore *-*

@cheiade9h 24/10/2020

Orgulhosa
Única coisa boa desse dia dos namorados sendo solteira é ter lido esse conto. Bernie conte comigo pra TUDO, sua escrita é maravilhosa.
Bento é um personagem muito fácil de se gostar pq me vi nele.

Nana Barcellos | @cantocultzineo 11/08/2022

Das desilusões amorosas e sobre se amar antes de tudo. Neste conto iremos conhecer o jovem universitário Benedito, ou simplesmente Bento. O rapaz lida com vários bloqueios amorosos, fruto das desilusões que sofrera, e o deixa muito ressabiado em se abrir para novas relações. Diferente de sua melhor amiga Yasmin, que emana good vibes e aceitação, Bento se enrola em algumas situações por causa dos receios em se abrir - em relação a sua bissexualidade também. Dizer que compreendi a ideia do conto quando finalizei, mas a conclusão tem um tom vazio. Precisei até retomar uns parágrafos, pois senti que havia perdido alguma coisa. A narrativa é fluida e tomada de referências joviais e da cultura pop - às vezes poluindo um pouco. Adorei que o cenário é Aracaju. E os dois amigos são grandes fãs da banda Paramore.

site: https://cantocultzineo.blogspot.com/2022/07/contos-del-canto-6-tocandoamor.html

Davi.Paiva 28/08/2022

Regular
Link Amazon: https://amzn.to/3KsQDEL

Eu sei que o meu lugar de fala é totalmente virtual quando o assunto é a comunidade LGBT. E também sei que a criação de obras ajuda a galera mais conservadora a aceitar que:
1 - LGBTs existem;
2 - Eles podem ser nossos parentes, amigos, colegas de classe e trabalho, bem como ídolos nos campos dos estudos, das artes e da política;
3 - Eles podem ser personagens de uma narrativa com algo além de "ser o LGBT do grupo".
No entanto, o que mais tive dificuldade na leitura de "Para Bento" foi de gostar do livro.
Ao que parece, ele é a segunda ou até a terceira parte da jornada de um personagem principal, visto que ele começa mencionando um envolvimento dele com outro homem no passado e suas consequências.

E nesta obra, vemos o personagem se assumindo, o que é bem legal.

Uma amiga do protagonista também se assume como bissexual, o que também é bem legal.

E para cada um se reconhecer, o que eles fazem? Se envolvem com o mesmo cara, que na verdade usa o principal para se aproximar da garota lésbica que era só uma "bi curiosa" até então.

Sei que a jornada para cada um se descobrir é complicada e passa por muitos obstáculos. Todavia, achei um desserviço para a comunidade lésbica e bissexual colocar uma personagem que "transita" e um protagonista cuja única recompensa no final da narrativa é saber quem ele é.

Em suma, achei "Para Bento" uma história regular onde a escrita é boa e os valores são ruins.

Sem mais.

thestarlesea 20/06/2020

para bento.
leitura gostosinha, que mostra como é difícil (e importante) aceitar a si mesmo. - 20.06.2020

@vigurjao 03/11/2020

SOU GRATA POR LER ESSA HISTÓRIA
Um conto super leve que fala sobre a aceitação da própria sexualidade. Se entender, se respeitar, antes de tudo. Se sentir bem e feliz consigo mesmo.

Foi o meu primeiro contato com o autor e eu me apaixonei pela escrita do Bernardo, e também foi o que me fez querer ler outras obras dele.