O Sofá Estampado

O Sofá Estampado Lygia Bojunga

Resenhas - O Sofá Estampado

1 | 2 | 3 | 4

Rafa.Dulce 27/03/2024

"a Dalva e o sofá eram um só"
Um livro recheado de metáforas, que mostra os vícios e virtudes das pessoas através dos animais. A obra me lembrou muito "A revolução dos bichos"!

evrdenchantd 02/03/2024

O sofá estampado
Fala sério, esse livro não faz sentido nenhum e por isso ele é tão legal!
bla bla bla bla bla bla bla

Sha 29/01/2024

Quero ler todas as resenhas sobre esse livro
Leitura super gostosa!

O livro conta a história de Vitor, um tatu que desde filhote sente muito medo, desconforto e ansiedade em algumas situações. Um dia, Vitor descobre uma forma de lidar ou, pelo menos, aliviar esses problemas.
História profunda, escrita com muita delicadeza, atinge todas as idades! ?

Pieri 05/01/2024

Adorável
Eu amo livros infantis e amei essa história.

Foi o meu primeiro contato com a autora e estou louco por mais.

O sofá estampado nos traz Vítor, um tatu, que depois de atingir a vida adulta se nega a assumir a empresa da família e decide viajar.
O intuito era ir para o litoral, ele possuí um desejo de ser que nem a sua avó, uma exploradora.

No meio da viagem, em Rio de Janeiro (não posso falar com exatidão, não me recordo), ele acaba esbarrando com a Dalva, uma gata angorá.
Neste encontro, o tatu acaba se apaixonando pela gata.

Dalva deixa cair a sua medalha, ela venceu o concurso de quem mais assiste televisão, Vítor avista a medalha e corre para entregar a ela.
No meio da multidão, ele não consegue alcança-lá, mas consegue o endereço dela para levar a medalha.

Ao entregar a medalha A dona da casa (humana) convida o Vítor para tomar café, ele aceita e pede a gata em namoro, iniciando um ?romance?.

Dalva não dá a mínima para Vítor, ela realmente só fica deitada no sofá estampado assistindo a televisão.

Vítor então decide ir a algum programa para chamar a atenção de Dalva.

Ele entra em contato com uma agência para realizar alguns comerciais.

Durante a realização desses trabalhos ele conhecerá outras ?pessoas? e suas histórias.

O livro infantil nos traz muita reflexão, aborda temas como desmatamento, extinção e amor próprio.

Laura.Julia 28/12/2023

Da querida Lygia
A Lygia tem um jeito muito bom de escrever que dá vontade da gente ler o livro do começo ao fim sem parar. É um jeitinho coloquial bem brasileiro, faz o livro ficar mais divertido, mais engraçado e mais gostoso de ler. Sem contar que ela tem uma criatividade imensa pra criar suas histórias, uma mais maravilhosa que a outra. Os personagens são tão legais que dá vontade de chamar eles para sair passear e virar amigo.

Laissa31 24/11/2023

Que obra incrível e sensível. Lygia tem se tornado uma das minhas autoras preferidas com sua escrita. Engana-se quem pensa que suas obras são apenas pra o público infantil porque mesmo as que são, nos trazem reflexões sobre o mundo que nos cerca. No personagem de Vítor, vi medo, repressão, angústia, descuido, despreocupação. Dá pena de quantas vezes negligenciam suas vontades. Além disso, nos parece que nossos sentimentos e emoções que são negligenciadas na infância, nos acompanham nas outras idades. Vitor acaba aceitando um amor que lhe machuca, que não lhe escuta, que pouco lhe cuida acreditando que aquilo é amor.
Fiquei maluca em como Lygia insere tantas figuras, tantos contextos diferentes mas que se cruzam, perpassam uns pelos outros sem que isso seja previsível. A obra também toca nos temas de exploração da floresta, exploração capitalista, privilégio de classe ao mesmo tempo em que toca em assuntos de ordem existencialista até e que são mais relacionados à psiquê. Não sei nem resumir essa obra!! Nunca li algo parecido, que me parece original mesmo sendo de assuntos em voga ou que, atualmente, já são muito discutidos.
nambookclub 24/11/2023minha estante
te amo laissaaaa

Laissa31 25/11/2023minha estante
Te amo bioncaaaaaa

Gabriella587 10/11/2023

O sofá estampado
O livro conta um pouco da história de Vitor, um tatu e Dalva, gata sua esposa, eles tem uma competição que é de quem fica mais tempo sentado no sofá em frente a TV, com isso Dalva se vê muito ocupada e sem tempo para seu marido, com isso Vitor começa a cavar buracos quando se vê perdido lá ele começa a lembrar de seu passado, nos mostrando uma visão mais nova de Vitor. Vemos o quanto ele precisa de aprovações e como lida com a dor e com ele mesmo, quando ele viaja no tempo vemos que seus problemas tem origem no passado a leitura é agradável e simples mas cheia de ensinamentos, com isso vemos Vitor superar seus próprios desafios. Vale a pena a leitura!

Luana 09/10/2023

Livro para prova!!
Fiz uma prova sobre esse livro, que me surpreendeu bastante, achei que ia ser pior, é beeeeeemmm confuso, mas eu gostei de como
foi escrito, e fiquei em choque no final, me
perdi um pouco nessa de passado e presente, mas deu para acompanhar.

Malu108 09/10/2023

2022 - 2023
Não lembro muito bem do livro, porque comecei num ano e terminei no outro. Mas não posso reclamar, porque mesmo tendo passado tanto tempo consegui entender tudo que aconteceu.

Eu gostei de todos os livros dessa autora até agora e esse não foi diferente.

Gosto de dizer que nos livros dela não existe só uma história, porque ela conta uma história para cada personagem que aparece e eu acho isso muito interessante.

Todos os livros dela tem uma mensagem por trás, mas nesse eu achei a mensagem bem clara e sinceramente, quase chorei kkkkk.

Enfim, eu recomendo esse e todos os outros livros delas.

Ipê 15/08/2023

Simplesmente o livro mais tocante do mundo. Li quando era adolescente e reli recentemente tendo a confirmação de que, definitivamente, não é livro pra criança.
Chorei em vários momentos. É muito tocante, muito sensível e NECESSÁRIO! Aborda questões difíceis de serem tratadas com crianças e é um livro infanto-juvenil, com a linguagem acessível mas muito marcante, íntimo e doloroso...
Simplesmente perfeito.

Elysaaaa 04/06/2023

O livro e incrível, maravilhoso, e tem uma narração ótima!! Todos deveriam no máximo conhecer a Lygia Bonjuga, ela escreve tão bem na literatura infantil!!

Gabriela.ts 23/04/2023

Resenha: o sofá estampado
Bom...
Não achei lá uma maravilha, mas também não achei um ruim, só a história não me interessou muito.

1 | 2 | 3 | 4