Seara Vermelha

Seara Vermelha Jorge Amado

Resenhas - Seara Vermelha

1 | 2 | 3 | 4

Letícia 06/09/2021

Descobri Seara Vermelha em uma discussão no twitter sobre o caso Lázaro. O rapaz que indicava o livro dizia que Jorge Amado abordava a disputa de terras e o poder que os latifundiários têm no país, apesar de nunca serem retratados (pelo menos na mídia) como os verdadeiros culpados por algumas situações (o próprio Lázaro foi pintado como serial killer quando, na verdade, suas vítimas tinham relação com disputas de terras. Enfim.)

Seara Vermelha é um livro, acima de tudo, triste. Pessoas que não têm direito à moradia, não têm onde criar os filhos e apenas vivem o hoje tentando não morrer. Indivíduos que tampouco tinham dignidade.

Jorge Amado deixa nele bem explícito seu posicionamento político: enquanto existir capitalismo, existirá desigualdade, pobreza, lucro e ganância. Alguns terão demais, outros não terão nada e ninguém se importará com isso.

E os poderosos nunca levarão a culpa, por isso continuam no poder.

Fê Gaia 10/12/2009

Duro
Sem dúvida um dos livros mais tristes q já li. Toda a desgraça do povo nordestino é mostrada nessa narrativa dura, como o é a vida do sertanejo. É quase impossível não se envolver com a história dessa família como tantas outras castigada pela miséria e pela ambição desmedida q rege o mundo. Muitas lágrimas foram derramadas nessas páginas (mais minhas q dos personagens) mas a destino de Marta foi sem dúvida oq mais me despertou raiva e indignação. Se vc deseja conhecer um pouco da realidade longe do conforto e indiferença da cidade, não deixe de lê-lo.

Pedro Luiz da Cunha 05/06/2021

"A terra pertence àqueles que a trabalham"
Um livro triste e pesado. Lançada em 1946 quando Jorge Amado foi deputado constituinte, a obra reúne elementos do debate público da época sobre reforma agrária. Do problema da terra e do latifúndio nasce o drama da família camponesa de Jerônimo e Jucundina. A dura travessia da caatinga em busca de uma vida melhor no Sudeste torna-se metáfora para a seara vermelha: do sangue derramado de migrantes nordestinos nascem brotos de revolta e de luta por uma nova realidade no campo.

AleixoItalo 20/06/2022

Pelas sendas da Caatinga
O cenário seco e rubro amarelado da caatinga sempre me atraiu na literatura nordestina e desfilando em suas paisagens, uma gama de personagens malditos, pelos quais é impossível não afeiçoar-se. Caracteristica marcante desse mundo, o Cangaço me assombra pelo amálgama de misticismo e horror que o compõe. Quando li o excelente 'Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço' quis encontrar obras literárias que tinham o Cangaço como pano de fundo e dessa forma cheguei até 'Seara Vermelha'.

Eu conhecia Jorge Amado de suas letras sobre a Bahia, com o mar sempre onipresente e foi uma grata surpresa encontrar tal vivacidade em 'Seara Vermelha'. Assim como suas outras obras, a paisagem é viva e a caatinga é um personagem que pulsa e respira em seus humores, porém é muito mais inclemente que o Oceano.

Acompanhamos os destinos de diversos personagens pelas sendas do sertão: uma família expulsa de suas terras, que se lança a aterrorizante viagem para São Paulo enquanto sucumbe pelo caminho (agonia de tantos retirantes); o banditismo dos cangaceiros e o Messianismo (comum no interior do Brasil); a luta comunista; e a corrupção dos personagens que se quebram no caminho.

Acima de tudo, 'Seara Vermelha' é um manifesto pela Reforma Agrária (mais forte que 'Torto Arado'), onde Jorge Amado expõe seu posicionamento político através da tragédia de personagens proibidos de fincar raízes em lugar algum, uma vez que mal tem direito à terra onde perecerão (cabe aqui Aquele Maravilhoso Verso de 'Morte e Vida Severina').

É um livro essencialmente triste, não espere brandura. A Fome, a grande mazela do sertão, assola a todos, inclusive a Caatinga, que tal qual um abutre, se alimenta um a um dos personagens que ousam desafiar seus mistérios e fraquejar pelo caminho.

Everton 18/08/2021

Devastador
Q livro devastador, história triste. Porém preciso ler tudo q esse homem escreveu!
Q obra maravilhosa ??????????

Felipe 17/03/2023

Desde que li Capitães de Areia, no colégio para o vestibular, fiquei impressionado como a leitura de Jorge Amado é fluida e cativante. Ainda não encontrei nenhum escritor comparável.

Rafael Nazar 26/06/2023

Triste e sublime.
Possivelmente o livro mais triste que eu já li, por outro lado, tão bom que lembra grandes clássicos da literatura mundial, como Os Miseráveis e Crime e Castigo, que envolvem sofrimentos causados pela pobreza e a desigualdade social.

Flavio.Vinicius 08/08/2021

Cangaceiros, beatos, emigrantes e comunistas
Esse livro é de 1946, quando Jorge Amado era deputado pelo Partido Comunista. O livro traz a história de uma família de emigrantes, expulsos das suas terras por um latifundiário. A família vai, então, em busca de São Paulo. O livro também traz a história de personagens cangaceiros, um beato e seus seguidores, e termina com uma luta pela implementação de um governo comunista, a partir de um levante na cidade de Natal (RN).

Gostei bastante das primeiras partes do livro, que abordam a família emigrando e todas as dificuldades, assim como a parte dos cangaceiros e do beato. A parte que fala sobre o levante comunista achei um pouco forçada e deslocada do restante da história, não parece natural como o restante do livro.

Seara Vermelha é um livro muito bonito. Para ser lido, estudado e discutido.

lizzy16 24/05/2023

??
Achei fascinante como acontece muitas coisas nesse livro, muitas informações pra processar. o capítulo do Nenen foi o meu predileto. bom demais esse livro!!

revista suja 21/01/2024

Meu Deus!
Seara vermelha não é só um livro, é uma experiência de vida, é uma obra prima que Jorge Amado nos fez a honra de apresentar. Leiam, por favor. Vale cada minuto

Lucas 17/09/2021

Assim como em Vidas Secas, Morte e Vida Severina entre outros livros que abordam questão dos retirantes do sertão nordestino, Seara Vermelha é um duro retrato da vida sofrida dessa gente, que cansados da miséria a qual se encontram abandonam o Sertão, em uma tentativa quase desesperada atravessam o caatinga, carregando consigo tudo aquilo que possui, que por sinal é muito pouca e mal da contar de garantir sua sobrevivência, evidentemente que nessa empreitada a sombra da morte se faz presente, mas é possível perceber que para esses retirantes o risco da morte iminente é mais preferível do que a sentencia de uma longa e agoniante na miséria em que vivem. E para aqueles que de alguma maneira co

ciliane.ogg 17/10/2023

Justiça social, liberdade, pão,terra. Apenas alguns assuntos tratados nesse livro que mostra a crueza do ser humano com seu semelhante, bem como com a doação de sua vida em prol de melhorias para todos.
Um retrato brasileiro de seu povo explorado pelos mais ricos , onde vemos os vários caminhos traçados pelos personagens, demonstrando que somente com organização política conseguiremos avançar e melhorar a sociedade como um todo.
Dê a ordem camarada Jorge Amado.

Rodrigo 17/04/2023

Uma saga
Que forte a saga de uma família em busca de sobrevivência. Contada em detalhes, esse êxodo rural passa por todos os membros que compõem e que aos poucos foram se desfazendo e de uma família grande, passou a ser pequena. As descrições são marcantes. As personagens são interessantes e o enredo sensacional.

Elineuza.Crescenci 09/03/2021

Término da leitura: 09/03/2001
Livraria Martins Editora 1946
15/100 2021 #desafiodos100livrosemumano

O Autor
Nascido em Itabuna, Bahia em 1912 e morreu em Salvador em 2001.
Casado com Zelia Gatai , também escritora.
Teve a maior quantidade de obras adaptadas para o cinema, teatro e televisão. Sua obra foi traduzida para mais de 40 idiomas.
Foi membro da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira número 23 cujo Patrono é José de Alencar.

A Obra
Recebeu em 1951 o Prêmio Stalin.
Retrata a saga dos sertanejos migrando de sua terra natal, onde explorados pelos latifundiários, seguem a pé, através da caatinga do nordeste até alcançarem um meio de transporte que os conduzisse até a “terra prometida” , neste caso São Paulo onde toda a dor e sofrimento acabariam após a colocação em um posto de trabalho.
Famílias inteiras seguiam em busca desse sonho. Só que durante o longo percurso, as agruras da seca, da fome e de toda a sorte de obstáculos faziam com que muitos morressem antes de conquistarem o sonho.
A dor. A morte. A fome. A doença tudo ia ficando pelo caminho e em alguns casos seguiam para sempre na nova morada.

Considerações
1. Já li diversos livros do autor. Nenhum tão impactante.
2. A realidade do sertanejo, do flagelado nua e crua.
3. Recomendo a leitura.
Livros de Cabeceiras 09/03/2021minha estante
Gostei da resenha, mas Jorge Amado morreu em 2001 e não em 2021

Elineuza.Crescenci 09/03/2021minha estante
Obrigada. Vou corrigir. Me descuidei.

Elineuza.Crescenci 09/03/2021minha estante
Valeu. Já corrigi.