Racismo e fascismo & O corpo escravizado e o corpo negro

Racismo e fascismo & O corpo escravizado e o corpo negro Toni Morrison

Resenhas - O corpo escravizado e o corpo negro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lelê 17/03/2024

Negritude
Uma breve aula da Toni, que é sempre impecável em suas colocações. Trazendo chamadas importantes a todos que costumam classificar o corpo negro e escravizado em um só.

Evy 20/11/2023

Importante!
Esse é o terceiro livro que leio dessa autora que se tornou uma das minhas favoritas da vida. Diferente dos dois primeiros (O Olho mais Azul e Sula), este é um livro mais analítico e que explora, através do olhar perspicaz da autora, a história do corpo negro na América e como este foi instrumentalizado e moldado pela opressão.

"O racismo pode até se apresentar de vestido novo ou com outro par de botas, mas nem ele, nem seu irmão gêmeo, o fascismo, são novidades ou podem fazer algo de novo. Podem apenas reproduzir o ambiente que garante sua própria saúde: medo, negação e uma atmosfera em que suas vítimas tenham perdido a vontade de lutar".

A autora explora os aspectos históricos e sociais que permeiam a experiência negra na América, desde os dias da escravidão até as complexidades contemporâneas do racismo estrutural. Ela destaca como o corpo negro foi explorado, desumanizado e subjugado ao longo da história, não apenas como um objeto físico, mas como uma narrativa cultural que perpetua a superioridade racial para justificar a opressão e a exploração.

Morrison nos desafia a confrontar a verdade por trás de uma única história e a entender como os sistemas de poder moldaram a percepção do negro, muitas vezes reduzindo-o a estereótipos, estigmas e violência. O livro oferece uma oportunidade de repensar o papel do racismo na sociedade contemporânea e da nossa responsabilidade diante dele, principalmente da necessidade de não permitir que as estruturas opressivas continuem a afetar o corpo e a identidade do negro.

É uma obra curta, mas de imensa importância, que não apenas informa, mas também incita à reflexão e à ação na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Recomendo a leitura!

Robson.Marques 24/08/2023

Ampliador
Um livro que em poucas páginas faz você perceber como a estrutura funciona e como os métodos podem ser criados

Thainá Almeida 10/01/2023

Um livro bem curtinho, apresenta dois textos que são um soco no estômago e nos fazem refletir sobre a ponte entre racismo e fascismo, a forma como ainda perduram na sociedade e sobre a diferença entre o corpo escravizado e o corpo negro, também nos mostrando como a sociedade leva a união entre os dois sob o prisma do racismo. Muito interessante, poucas páginas capazes de nos fazer refletir bastante.

Karin 06/01/2023

As reflexões são muito pertinentes e nos dão um novo olhar sobre antigos problemas que persistem na nossa sociedade.

Viviane @resenhasdaviviane 11/11/2022

Ensaios da Toni Morrison
Esse livro contém dois ensaios introdutórios, o primeiro deles sobre "Fascismo & Racismo" e o segundo sobre "O corpo escravizado e o Corpo negro" muito necessários para serem discutidos nos dias atuais.

Uma das várias falas da Toni nesse livro mexeu muito com a maneira que eu vejo a escravidão atualmente, ela disse:
“Não há lugar”, eu disse, “aonde eu ou você possamos ir para refletir ou não refletir, para evocar a presença, ou relembrar a ausência, dos escravizados; nada que nos recorde daqueles que completaram a travessia e dos que ficaram no meio do caminho. Não há um memorial apropriado, não há uma placa, grinalda ou parede, parque ou lobby de arranha-céu. Não há torre de noventa metros de altura, nem banquinho de beira de estrada. Não há sequer uma árvore marcada, uma inicial que eu ou você possamos visitar em Charleston ou em Savannah ou em Nova York ou em Providence ou, melhor ainda, nas margens do Mississippi.” (p.6)

Eu gostei muito do livro e fiquei interessada em ler outras obras da autora mas, fiquei com a sensação de que os ensaios estão incompletos.

kath.stolze 12/08/2022

"facismo envolve ideologia, mas, no fundo, trata-se mesmo é de propaganda - propaganda pelo poder."

"...a ponto de a medida do nosso valor como seres humanos já não ser a nossa humanidade ou nossa generosidade, mas nossas propriedades."
gustavo 14/08/2022minha estante
amo uma militante

Natalia 19/01/2022

São dois ensaios retirados do livro "A fonte da autoestima".
Discordo de certo momento de "Racismo e fascismo" em que ela fala que o fascismo pode estar dentro do socialismo, já que aprendi que fascismo é anticomunista, e o que pode acontecer no socialismo são práticas autoritárias, o que não é igual a fascismo.
O segundo ensaio, "O corpo escravizado e o corpo negro", traz uma diferenciação interessante entre escravização e racismo, que pode ser usado para debatermos o papel do capitalismo nessa criação de uma estrutura racial a fim de obter lucro por meio da exploração de mão de obra barata.
Apesar da pequena discordância mencionada, gostei dos ensaios, e eles são bem anticapitalistas, na verdade, podendo ser usados para fomentar debates e formação cultural e política. São sucintos e fáceis de ler, mesmo tratando de temas complexos. Me deu vontade de ler outros ensaios dela, além de começar a ler seus romances.

Larissa 23/12/2021

Embora curto, traz uma pequena introdução a temas tão antigos e ao mesmo tempo tão atuais. Vale a leitura.

Angelo.Miguel 19/11/2021

Um texto muito bom
A visão de Toni Morrison sobre fascismo e racismo é muito lúcida e precisa! Ótimo texto, vou atrás de ler os romances do autor.

Maiara 30/08/2021

Necessário!
Curtíssimo porém extremamente esclarecedor. É uma introdução básica aos temas de racismo e fascismo. Recomendo muito!

Gabi 11/07/2021

Um livro curtinho e rápido de ser lido, mas com um grande impacto. Toni Morrison é bem conhecida por seus romances, mas essa obra de não-ficção também merece destaque. Esses dois textos da autora falam sobre a luta contra o racismo. Queria que fosse mais elaborado, mas é uma excelente leitura.

Babi 18/03/2021

Não vou dizer muito. É uma leitura de conhecimento, tive um pouco de dificuldade com a leitura por conta da escrita muito, ?formal?, digamos assim. Mas é enriquecedor no quesito aprendizagem e olhar com outros olhos uma situação pela qual eu não passo mas vejo vários dos meus passar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6