A máquina do ódio

A máquina do ódio Patrícia Campos Mello

Resenhas - A máquina do ódio

Literalmente Sarah 22/04/2024

Sad & Brazilian
Bizarro ler sobre a situação que o Brasil estava há poucos anos atrás. Neste livro, Patrícia compartilha as calúnias que sofreu por exercer sua profissão, sendo mulher em um momento em que a arma do governo era desinformar a população e deslegitimar os principais meios de jornalismo profissional. Difícil falar que gostei do livro pois o tema é pesado, triste e recente, mas a forma que a autora traz os fatos, analisa, compara com outros países é excepcional para o entendimento do assunto.

Leandro.Santana 15/04/2024

A Máquina do Ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital
Patrícia Campos Mello é uma experiente e premiada jornalista, que construiu sua carreira cobrindo relações internacionais, guerras e epidemias mundo afora (Síria, Afeganistão, Serra Leoa etc), mas que teve seu trabalho e sua honra atacados em território nacional justamente durante a “festa da democracia”, isto é, nas eleições.

O livro parte de uma situação específica, os ataques sofridos pela autora após publicar matéria investigativa que revelava o uso de robôs e bancos de dados irregulares para disparo de mensagens em massa via WhatsApp com objetivos eleitorais.

Para uma situação geral, o uso de fake news e robôs para destruir e espalhar ideologias duvidosas e atacar opositores o uso da máquina estatal para enfraquecer e alijar a imprensa independente, visando perpetuar populistas no poder.

Para ilustrar essa situação a autora apresenta os casos da Hungria, Turquia, Índia, Venezuela e Nicarágua, alertando para as semelhanças desses países com o Brasil atual.

Juninho 26/03/2024

A jornalista que escreveu esse livro, recebeu diversos ataques devido a reportagem sobre disparo de mensagens no whatsapp. Nesse livro, ela descreve os tipos de ataques que os jornalistas vêm sofrendo ao redor do mundo. Além de descrever como a internet vem manipulando a opinião pública a partir de dados coletados pela mesma.
No livro destaca como a democracia pode se tornar uma ditadura com essas manipulações e atitudes de certos políticos. Essa descrição me lembrou o livro 1964.
No geral, achei um livro bem informativo, o qual cita as referências utilizadas.

Raquel.Kirst 01/01/2024

????????
Não fazia ideia da extensão da perseguição que a Patrícia sofreu, o livro é um compilado de absurdos ocorridos durante a campanha e o governo Bolsonaro, que deveriam causar pausa à qualquer brasileiro. Pela coragem, muito obrigada!

Ana Brison 19/12/2023

Cheguei até o título a pedido de um professor, para apresentar um seminário na faculdade, com a correria somente agora pude concluí-lo, mas não esqueci durante todo o ano sua mensagem, suas palavras.
Patrícia apresenta um relato indigesto do que foi vítima e do que muitos outros jornalistas enfrentaram durante o (des)governo Bolsonaro, o impacto dos discursos de ódio e como o mundo vem passando por essa avalanche de informações que na verdade não encontram fontes ou respaldo para se garantirem como tal.
Que o jornalismo sério e comprometido sempre encontre forças para continuar cumprindo sua missão!

Carol851 07/07/2023

Livro necessária para entender o problema das fakes news
O livro A Máquina do Ódio de Patrícia Campos Mello é uma obra necessária para todos que desejam começar a se aprofundar no problema da desinformação. O livro não aborda toda a problemática com total profundidade, mas é uma porta de entrada muito necessária e bem realizada. Visto que acredito que esse livro foi escrito para o público em geral e não especialistas no tema.

Eu li o livro por motivos acadêmicos e me surpreendi com a escrita do livro. A obra não usa termos muito complexos e explica para todos os públicos como a desinformação acontece. Por isso, o livro é perfeito para todos os leitores.

A leitura desse livro e a compreensão sobre os problemas causados pela desinformação é importante e necessária para todos os membrosda sociedade.

Greice.Aguida 14/02/2023

Ultra informativo!
Tratando do tema disseminação de notícias falsas, Patrícia procura compartilhar experiências que vivenciou como jornalista em meio ao caos pandêmico. Não tão somente sua história, como também de muitos colegas. Além disso, continua explorando seu profissional expondo o papel que cada chefe de estado e demais autoridades assumiram em meio ao tamanho dilema.

Degugelmin 16/01/2023

Gostei muito da leitura, a autora traz muitos dados e narra fatos que aconteceram nas eleições de 2018 e na pandemia, especialmente relacionados à imprensa e as redes sociais. Recomendo para quem quer ter uma visão mais clara dessa era de fake news e violência digital em que estamos vivendo.

Davi Oliveira 12/01/2023

Leiam este livro!!!
Com certeza uma leitura necessária para entender o cenário pelo qual passamos. Uma coisa que esse livro me mostrou é o quanto o ser humano é influenciável, não que isso seja uma coisa desfavorável e pejorativa. O ser humano é influenciável, desde a ideologia na qual fomos condicionados desde criança a absorver e replicar até o estilo do tênis que compramos em uma loja. Isso é uma consciência básica que qualquer um tem, ou ao menos deveria ter. Mas esse livro me mostrou o quanto nós somos influenciados e quanto somos ingênuos quanto a isso.
É como um cenário de filme, onde há golpe atrás de golpe, manipulações, a compra e venda de pessoas e opiniões para influenciar um determinado resultado. É óbvio o papel que as mídias sociais desempenha na sociedade atual, mas não imaginava todo esse potencial que foi descrito pela escritora que, aliás, merece todo o reconhecimento por esse trabalho e por tudo que foi feito de sua parte para combater esse governo de genocídio, de crime, de perversidade, algo há muito tempo não visto desde a redemocratização do Brasil. A jornalista Patrícia Campos Mello realizou um trabalho árduo e fundamental para o mantimento do nosso direito de poder de escolha, da nossa liberdade, algo tão defendido por essa turma reacionária e totalmente lobotomizada, mas que na prática, através de seus atos, mostra algo totalmente oposto. Ela foi ameaçada de morte por realizar seu trabalho, assim como sua família e seu filho. Foi ridicularizada, difamada, acusada de mentiras como fornecer sexo em troca de informações. Felizmente ela não se deu por vencida e continuou lutando. Não faço e nem nunca vou fazer ideia pelo quê ela passou, mas não sei se eu teria a resistência que ela teve para se manter firme perante toda a enxurrada de absurdos que foi derramada em cima dela com o objetivo de silenciá-la, assim como foi feito com vários jornalistas e comunicadores que simplesmente informam o quão ruim estava e ainda está o cenário social brasileiro.
Como é um livro informativo, de estudo, diferente de uma literatura fantástica ou fictícia, seu ?modus operandi? de leitura será diferente, com um tempo diferente para se processar as informações inseridas. Apresenta uma linguagem de fácil entendimento, sem toda aquela coisa de rebuscamento, de palavras difíceis de entender. É óbvio que existem termos, mas eles são constantemente explicados pela autora. LEIAM ESTE LIVRO!!!

footsal 07/01/2023

os dois lados de ler esse livro
lado bom: entender mais do que aconteceu/e está acontece no br

lado ruim: entender mais do que aconteceu/acontece no br

Laricazimiro 02/01/2023

Bem informativo
É um livro que traz de forma bem abrangente como a fake News se comporta no nosso país e o quanto está ligada com a política de uma forma geral.
Gostei. Achei bem interessante, embora alguns momentos achei a leitura bem cansativa com tantos dados.
Acho que valeu a leitura

Karen 28/12/2022

Tema atual e relevante
O livro é fácil de ler, mas traz informações muito relevantes para os dias atuais onde infelizmente muita gente acredita em muita coisa que lê na internet e quase sempre de fontes totalmente não confiáveis.
Mostra como é simples manipular, adulterar e criar narrativas para influenciar comportamentos e opiniões.

Alan Alves 26/12/2022

O bolsonarismo, assim como o fascismo, precisa contornar a verdade e só sobreviverá de mentiras. Aqui Campos Mello conta seu relato pessoal, mas também a forma sistémica de como a máquina de desinformação e assassinato de reputação funcionam e fizeram o Bolsonarismo ganhar a eleição em 2018 e tentar destruir o Brasil.

Felipe770 10/11/2022

Excelente livro para entender um pouco da relação de Bolsonaro com a mídia, e porque essa é uma estratégia de diminuir a oposição ao seu governo - estratégia essa usada por autoritários de direita e esquerda, seguindo a mesma cartilha. Essencial para entender um pouco a importância de uma mídia, ainda que imperfeita, essencial para a democracia.

João 31/10/2022

O livro é extremamente interessante para entendermos os mecanismos que levaram ao poder o governo Bolsona** e, além disso, todos os métodos utilizados para enfraquecer o jornalismo real.