Seja Mais Feliz

Seja Mais Feliz Tal ben-Shahar

Resenhas - Seja Mais Feliz

Javã 13/01/2020

Convite a crescer
Este livro é um convite à reflexão e ao compromisso com mudanças concretas e graduais na busca por ser alguém mais feliz. Não há discussões estéreis sobre o que é a felicidade. Alguns acham que conquistas materiais, profissionais ou sociais trazem a felicidade; outros acreditam que ela consiste no estado de contemplação e gozo de Deus ou da natureza; ainda há aqueles que defendem o prazer como o centro de uma vida genuinamente feliz.

O tema é complexo e filosófico, mas o autor não se perde. O livro se propõe a ser um guia prático para ser mais feliz. Possui no meio dos capítulos convites à reflexão e ao final de cada um propostas de exercícios a serem feitos para proporcionar uma melhor autocompreensão ou mesmo facilitar mudanças de hábitos. Para Tal Ben-Shahar, autorreflexoes, hábitos, rituais indutores de felicidades que trazem significado e prazer podem construir uma vida mais feliz. Escolhas que combinam ganhos de curto e longo prazo no que ele chama de ?a moeda definitiva? da vida (felicidade) é que podem trazer mais sentido e prazer à vida. Estabelecer metas são importantes pra dar direção, movimento, progresso à vida, mas a jornada é mais valiosa do que o resultado final. Nossas emoções rapidamente se adaptam às conquistas e logo elas já não nos preenchem mais (?falácia da chegada?). Esses são alguns dos ensinamos propagados no livro.

O livro tem 3 partes divididas em 15 capítulos no total. A tese central do livro é exposta na primeira parte mais precisamente nos capítulos 2 a 5. O capítulo mais rico do livro, na minha opinião, é o 2. Nele o autor trabalha os arquétipos da busca pela felicidade, as reflexões talvez sejam as mais importantes que alguém possa fazer pra entender melhor as fases de sua vida com base nesses arquétipos. As duas últimas partes são aplicações das ideia exploradas na primeira.

Recomendo fortemente a leitura! Fácil, rápida e potencialmente transformadora!