Tamara Jong: A Última Flor do Paraíso

Tamara Jong: A Última Flor do Paraíso Jose M. S. Freire

Resenhas - Tamara Jong: A Última Flor do Paraíso

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 30/06/2021

Ficção científica nacional para conhecer
Tamara Jong: a última flor do paraíso é o quinto volume de uma série de ficção científica criada pelo autor José M. S. Freire. Não é preciso ler os livros anteriores para entender a história, basta ler atentamente o prefácio, crucial para o embarque nessa aventura. Ele nos dá um bom panorama do que veio antes e nos faz entrar no clima da história.

Neste livro os protagonistas estão cada um em um canto, lutando para sobreviver. E a narrativa vai, a cada capítulo, nos mostrando um desses personagens e suas aventuras. Conhecemos, assim, diversos cenários e, claro, ficamos de cabelo em pé em algumas situações, sempre imaginando que é o fim da linha para alguém. Mas será que é mesmo?

Dentre esses cenários, uma vez mais, notamos muitas similaridades com o nosso verdadeiro mundo, principalmente com relação a problemas e coisas ruins… E, ao mesmo tempo, nosso verdadeiro mundo entra “disfarçadamente” na história.

Neste volume, senti que, apesar de todas as cenas de arrepiar, a ação não esteve tão bem presente quanto anteriormente, dando mais espaço a descrições. Além disso, os capítulos são grandinhos, então se acomode bem no momento de ler e embarque nesta aventura única.

site: https://blogdastatianices.com/2021/06/30/tamara-jong-jose-freire/

@biaentreleituras 18/06/2020

Tamara Jong: A Última Flor do Paraíso é o quinto volume da série e foi o livro que mais me emocionou. O primeiro capítulo me fez chorar com os acontecimentos, foi algo tão inesperado, eu tinha certeza de que as coisas seriam diferentes, mas esse fato só aumenta a qualidade da obra. Já falei anteriormente, mas preciso ressaltar que a cada livro dessa saga o autor amadurece demais a sua escrita e nos entrega uma obra que nos agrada, nos conquista.

Os rebeldes ulianos organizaram um plano para tirar as moneras do poder, é um plano ousado e que vai contar com várias equipes para atacar simultaneamente em diferentes pontos de Úlion, e, claro, a terráquea Tamara Jong e seus amigos não poderiam ficar de fora. Em cada capítulo nós acompanhamos os personagens principais em suas equipes e vemos o plano se desenvolver, mas imprevistos acontecem e nossos personagens precisam enfrentar os obstáculos que surgem pelo caminho.

José M. S. Freire possui uma escrita muito gostosa e soube organizar cada capítulo de maneira que ficamos ansiosos para ver o que vai acontecer quando encontrarmos o personagem do capítulo anterior novamente. Ao final, vemos se formar um cenário com as históricas de cada um e vemos que elas têm ligação. E se o primeiro capítulo me deixou abalada, nada havia me preparado para os últimos acontecimentos com Tamara Jong. Essa terráquea corajosa não para de me surpreender. O último capítulo me deixou com o coração apertado. Acontecem duas situações com a Tamara, uma delas me fez temer pelo futuro da protagonista e a outra me deixou muito triste. O final do livro é triste, doloroso e lindo. Confesso que terminei essa leitura com lágrimas nos olhos.

E, felizmente, essa saga não termina aqui. Quero descobrir o que os próximos volumes vão contar!

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/