História Concisa do Brasil Boris Fausto

Resenhas - História Concisa do Brasil

jwliazyb 19/12/2023

MARAVILHOSO, INCRÍVEL, LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO...
O livro é incrível e cumpre o que promete: resumir a História do Brasil desde o período Pré-Colonial até o mandato de Lula (2003-2010). Possui uma linguagem fácil de ser entendida, além de quase não serem usadas palavras tão técnicas (remete ao seu objetivo).
Creio que torna-se fácil para uma pessoa "leiga" em relação a história do Brasil conseguir entender todo o contexto.
Óbvio ele não é 100% perfeito. Achei que algumas informações foram "jogadas" no texto, o que atrapalhou o meu raciocínio em relação a uma linha histórica.
Em relação parte que foi escrita por Sérgio Fausto, a achei muito complicada e chata KKKKKK, creio que economia não dá certo para mim.
Concluo que eu, como apaixonada por História e se Deus quiser futura historiadora, me apaixonei pelo livro! Recomendo muito, e deveria ser uma leitura obrigatória para os brasileiros (principalmente aqueles que são alienados por política rsrs)!.

larissa 27/08/2023

Indicação da minha mãe
é um ótimo livro para saber sobre a história do brasil de uma maneira mais cronológica mas que mesmo assim parece que falta algo dentre os acontecimentos (provavelmente o autor já tem em mente que o leitor já sabe sobre o ocorrido e acaba não explicando

Gio 24/07/2021

para mim, não deu
meta de leitura ? mês 7: um livro com tema histórico.

eu tinha esse livro desde a época da faculdade, onde um professor de história recomendou sua leitura. ele não é um livro ruim, longe disso. traz todas as informações necessárias para se contar sobre o brasil desde a sua descoberta. eu, em especial, achei muitas vezes que todos os dados foram jogados dentro dos capítulos, sendo complicado assimilar tudo e montar uma linha cronológica na mente. ou talvez não seja o meu tipo de leitura.

Mariana.Missiaggia 12/04/2021

mesmo sendo um livro mega teórico, gostei muito da forma como o autor aborda os acontecimentos. me ajudou a entender de forma didática a consequência de atos mal planejados no Brasil atual.

Mariane 07/03/2021

Esse livro aborda a história do Brasil desde a colônia até o governo Lula. É um ótimo livro sobre o assunto.

Osvaldo 09/05/2020

História Concisa do Brasil
O livro é conciso, traz um resumo da História do Brasil, desde a sua colonização até o Governo Lula, e mostra os desafios que o Brasil ainda tem de enfrentar para que a sociedade se torne mais próspera e justa.

Gabriel 10/04/2020

Ótimo resumo.
Atende bem a proposta do título, relatar resumidamente a história do Brasil. Boris Fausto é um dos maiores historiadores brasileiros e descreve os principais acontecimentos do Brasil de forma objetiva, neutra e apartidária.

Dri 07/03/2020

História direta ao ponto
História Concisa do Brasil de Boris Fausto é um livro que vai direto ao ponto, sem meios termos nem enrolação. Sua linguagem é de uma abordagem tranquila, não tem nenhuma imagem, porém, retrata de uma forma detalhada que não precisa de fotos ou desenhos, o tempo inteiro estamos no local revivendo o período contado. Gostei muito da leitura me prendeu do início ao fim.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/01/2020

Neste livro, Boris Fausto pretende levar ao conhecimento de um público amplo as linhas de força principais da história brasileira, apresentando dados estatísticos, assim como um balanço dos anos recentes no capítulo de conclusão.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788531405921

Genário Dantas 22/08/2017

HISTÓRIA CONCISA DO BRASIL
Nesta obra do grande historiador Bóris Fausto que é intitulada História Concisa do Brasil, o autor faz um resumo muito bem detalhado dos mais de 500 anos de história do Brasil, ele relata fatos desde a Colonização passando pelo Império até a República finalizando o livro no fim do governo Lula.
Sem dúvida é um livro bastante interessante e uma obra que qualquer aluno de ensino médio ou universitário e até mesmo professores de historia não podem deixar de ler ou ter em sua biblioteca. Apesar de ser um livro mais resumido do que o seu irmão maior que é História do Brasil do mesmo autor, ele não deixa nada a desejar quanto as suas informações e detalhes dos mais importantes acontecimentos que marcaram a história do nosso Brasil.
Bóris Fausto apesar de não ser um especialista quando se trata de Brasil Colônia, mas ele repassa muita informação nesta parte do livro relatando com grande sabedoria todos os passos que a Colônia deu em relação a sua Metrópole, desde o descobrimento até a chegada da Família Real Portuguesa em 1808 quando a partir deste momento o Brasil toma outros ares e começa o seu desenvolvimento a passos curtos mas que mais na frente poderá ser visto com mais ampla visão.
Este livro aponta todo o conturbado processo que culminou com a volta de D. João VI para Portugal até a independência e o primeiro reinado passando pelo período de regência até o longo segundo reinado resultando então na primeira republica. Sem dúvida que a melhor parte desta obra de Bóris Fausto é quando se trata de Brasil República, este autor tem um conhecimento incrível desta parte da história do Brasil que não pode deixar de ser lido por nenhum estudante de história, desde a primeira república o período getulista a volta da república a volta de Getúlio o período que marcou a ditadura e a redemocratização depois de 85.
Um livro com bastante informação rico em detalhes principalmente no que diz respeito a parte política do Brasil se o leitor não conhece muito bem a história política do Brasil este é um livro que não pode deixar de ser apreciado e lido com bastante atenção. Um grande autor e um bom livro muito enriquecedor para o
conhecimento, pois, o que mais se vê hoje em dia nas esquinas do Brasil são pessoas que tentam falar em política sem ter a mínima noção do que foi o passado como se formou tal processo que fez o Brasil chegar nos dias de hoje. Para se poder debater e discutir qualquer assunto precisa-se de conhecimento para poder falar de qualquer fato sendo ele de pequena ou grande relevância e este livro é um passo importante para quem quer conhecer a historia do Brasil um livro bem resumido para mais de 500 anos de história, mas, detalhista em todos os pontos uma leitura fácil e de um vocabulário enriquecedor para qualquer leitor comum ou estudante de ensino médio ou universitário e uma obra indispensável para professores.

Volnei 19/03/2017

História Concisa do Brasil
Comparada a outra nações europeias, nossa história não é muto grande mas mesmo assim não seria possível escreve-la de forma integral em um único volume . Este é o motivo pelo qual o autor resolveu coloca-la de forma resumida nesta obra, mostrando o Brasil desde o descobrimento até os últimos momentos do século XX. Isto explica de certa forma, o nome da obra.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Wilton 11/11/2014

História concisa e satisfação enorme
História Concisa do Brasil preenche uma importante lacuna. É um livro que não apresenta a sisudez dos compêndios embolorados das salas de aula. Sua linguagem é acessível, tornando fácil a compreensão dos complexos fatos abordados. É obedecida uma rigorosa linha cronológica que faz o leitor "viajar" no tempo desde a época colonial até à recente redemocratização. Não há invenções mirabolantes; apenas a exposição de fatos. O autor não escolhe determinada ideologia em prejuízo de outra. Deixa ao leitor a tarefa de julgar. No final, gráficos retratam a evolução do país em aspectos sociais, econômicos e políticos. Além disso, tendo por base o passado, o autor faz projeções a respeito do futuro do Brasil. Em suma, eis um livro que merece um lugar de honra na estante.

Tatiana (@tatianaentrelivros) 04/06/2011

Leitura recomendada
"Conciso" é, sem dúvida, um adjetivo perfeito para descrever este livro. Cobrindo desde o descobrimento até o início dos anos 90, "História Concisa do Brasil" nos dá um panorama completo da história do nosso país, não deixando nenhum evento relevante de lado e sem se prolongar excessivamente em determinados acontecimentos. Com linguagem clara e objetiva, é uma leitura recomendada para os interessados em história, bem como para estudantes que precisem revisar o conteúdo de História do Brasil.