Mulheres de SP

Mulheres de SP Alana Carvalho

Resenhas - Mulheres de SP

mappemonde 23/06/2020

A promessa do livro me encantou mais do que o livro.
Quando descobri que esse livro seria lançado, fiquei bastante entusiasmada com o tema proposto: trazer à tona as histórias de mulheres que, de alguma forma, contribuíram com o crescimento de São Paulo. Quando comecei a ler... a decepção. Eu entendo que esse livro nasceu na internet, então a linguagem cheia de hashtags, expressões como ?se juntas já causam, imagina juntas? e clichês relacionados ao feminismo não deveriam ter me causado estranhamento. Ainda assim, causaram. Além disso, as histórias são muito superficiais, a diagramação não é interessante e a revisão foi mal feita. Como se tudo isso não bastasse pra me fazer desistir do livro (que é bem fininho), ainda me deparo com a famosa frase da filósofa Simone de Beauvoir ?não se nasce mulher, torna-se mulher? iniciando o texto sobre Brenda Lee (ativista trans), o que não faz sentido. De verdade verdadeira, o que salva são as belíssimas ilustrações e a informação de que parte da renda recebida com a venda dos livros será doada a uma organização que protege mulheres vítimas de violência doméstica. Enfim, descobri uma história ou outra que não conhecia muito bem, mas no geral a promessa do livro me encantou muito mais do que o livro de fato.
Bruna3344 27/06/2020minha estante
Partilho do mesmo sentimento! Inclusive, quando se fala da Pagu, no final da história foi colocado que há uma rua no bairro de Guaianazes com seu nome e completou "melhor do que nada". Os erros de revisão eu estava relevando, devido a história da criação da obra, mas após ler essa frase, que parecia desdenhar de um distrito que pertence a periferia de SP, me incomodou profundamente. Até mandei um e-mail, pontuando isso, mas não obtive retorno até o momento. Tinha tudo para ser uma obra prima!

amandardantas 09/10/2020minha estante
Sim! A promessa empolgou mais! Partilho da mesma opinião e, apesar de vivermos em tempos de internet, senti falta da "escrita clássica".

Marcos 28/06/2021

Boa iniciativa
A ideia é excelente, a autora, com quem pude conversar pessoalmente uma vez, é apaixonada pelo tema e muito motivada, porém a forma como escolheu escrever, com essa linguagem de internet, em textos curtos sem grande profundidade da um sabor de amostra grátis para o livro, como se fosse um prefácio da história detalhada dessas grandes mulheres. Fiquei com vontade de saber muito mais sobre elas.

Jéssica Minati 21/03/2021

Adorei demais!
Um livro gostosíssimo de ler, com uma linguagem simples e atual. Nos apresenta várias mulheres F*DAS com histórias incríveis que ajudaram a transformar a cidade de São Paulo e nos deixaram um grande legado.

Fer 29/10/2020

Livro feito com muito carinho! Uma delícia ler algo sobre mulheres, feito por mulheres e para mulheres. Diversas histórias interessantes, de pessoas muito conhecidas a outras que eu nunca tinha ouvido falar. É um livro que fica um quentinho no coração quando a gente acaba!

Daniel Teles 11/09/2020

Interessante
Um livro que você lê bem rápido.
Conta histórias de mulheres que fizeram a diferença por São Paulo.
Gostei pois nunca tinha ouvido falar delas. Recomendo para todos.

jesusa02 03/01/2021

Ilusão
Um projeto tão bonito e não desenvolvido em sua totalidade.
Mulheres de São Paulo, tinha tudo para agradar todos os leitores, no entanto, a utilização demasiada da linguagem informal (Internet) e expressões em inglês, faz o livro perder o brilho.
É uma coletânea de 18 histórias que instiga o leitor a conhecer a influência das mulheres em São Paulo, que fizeram parte de museus, hospitais, bairros ou escadarias dedicadas a um grupo específico.
Os fatos não são tão explicados, apresenta pontas soltas e muita das informações são jogadas, as vezes a introdução de cada história é mais longa que o próprio enredo. Nesse sentido, me senti enganada, porque esperava mais.
Esperava uma visão neutra e não um ataque a todo o momento ao gênero masculino. O que está descrito deve despertar por si só no leitor e essas frases de despertador "macho alfa" são desnecessárias.
Esperava ver a força e a luta de cada mulher, estampada no livro e reconhecida nas placas azuis que cruzamos diariamente em São Paulo.
Esperava mais conteúdo, porque cada mulher escolhida, tem no máximo 3 páginas, com poucos fatos e muitas frases de efeito e uma belíssima ilustração.
Conto com uma nova edição e uma pesquisa mais aprofundada.
O ponto positivo é que o livro nos deixa curiosos sobre alguns fatos e nos faz pesquisar e querer conhecer,visitar ou revisitar os locais mencionados.

t.Alita Araujo 03/01/2021

A proposta do livro encanta mas a execução deixa a desejar
O livro conta a história de 16 mulheres que foram marcantes para São Paulo, algumas  mais conhecidas que outras, mas todas com histórias incríveis. Com ilustrações muito bem feitas o livro é bonito e rápido de ler, porém, o excesso de expressões vindas da linguagem de Internet como frases que viraram memes e uso de palavras com hasgtags me incomodaram durante a leitura. A expressão "Bela, recatada e do lar", por exemplo aparece duas vezes no livro, em histórias diferentes porém sequenciais, o que faz com que o incômodo fique mais em evidência. Outra coisa que gera desconforto no livro são os termos que povoam o estereótipo feminista, como se referênciar aos homens como "macho-alfa" e "espécimes XY" com conotação de inferioridade. Acho que em um livro onde as mulheres estão sendo enaltecidas, esse tipo de colocação é completamente desnecessária e faz com que pessoas com pouco entendimento sobre a luta feminista afirmem suas convicções errôneas sobre o movimento.
Apesar das ricas histórias apresentadas no livro, cada uma delas dura apenas duas ou três páginas, deixando uma sensação de que elas poderiam ter sido melhor exploradas. Algumas vezes os fatos são colocados e não há uma explicação posterior deixando o leitor sem entender o porquê aquilo aconteceu ou qual o objetivo do ocorrido.

O projeto que originou o livro é muito interessante e eu gostaria de ver uma continuação com mais personalidades femininas importantes para São Paulo com um aprofundamento maior na luta e na força dessa mulheres.
jesusa02 04/01/2021minha estante
Nossa, resenha melhor q essa não tem

Bru 20/04/2022

Conheça e Reconheça essas grandes mulheres!
Primeiramente fico extremamente feliz desse livro ter me apresentado mulheres tão incríveis e que eu, como muitos, não fazia nem idéia que existiram e/ou da sua importância nessa grande SP em que amo viver.
E ao mesmo tempo, fico triste de saber que se não fosse esse livro, continuaria sem conhecer elas, como muitos.
Apesar de ser um livro curto, gostaria que as histórias dessas mulheres tão incríveis que são contadas pudessem ser estendidas por mais páginas.
Senti muita vontade de me aprofundar mais sobre cada uma, conhecer mais sobre suas histórias. Porém entendo o propósito do livro já que reúne a história de 18 mulheres e não dava pra se estender tanto assim como eu gostaria (provavelmente).
Só o que me incomodou bastante foi a linguagem usada em muitos pontos do livro. Entendo que de certa forma, seja pra se aproximar do leitor e se tornar mais "atrativo", meio no estilo bate papo entre amigos.
Mas o excesso desse vocabulário não me agradou nem um pouco, ainda mais os palavrões cheios de caractéres kkk.
Enfim, apenas isso foi o que me levou a tirar meia estrela da minha avaliação.
De resto, um ótimo livro, com histórias que me sinto grata de poder ter conhecido e reconhecido.

Fernanda1605 20/08/2021

Homenagens que valem a pena
Em meio a um universo de ruas, praças, rodovias e monumentos que homenageiam, majoritariamente, homens, sendo esses, muitas vezes, ditadores e escravagistas, grandes mulheres de São Paulo veem suas histórias esquecidas e apagadas com o tempo. Este livro nasce com o nobre objetivo de dar rosto à grandes mulheres que fizeram de São Paulo a cidade grande e desenvolvida que é hoje. Mulheres merecedoras de toda a honra e de todo o nosso respeito.