O Segredo dos Abreviatos

O Segredo dos Abreviatos José Beffa

Resenhas - O Segredo dos Abreviatos

HannaBooks 24/08/2020

Tenso e viciante!
"Mas se um dia fora um adulto saudável, a humanidade hoje era um idoso moribundo, prestes a engasgar com a própria saliva e desfiar até desaparecer para sempre."

Por muitos anos, Matheus e sua esposa Amanda sonharam em ter um filho. Mas agora que descobriram a gravidez, estão com medo. O segredo dos Abreviatos é ambientado em uma sociedade distópica que por causa de um vírus a carne animal não é mais uma opção para os humanos. Os humanos só são infectados se comerem a carne do animal infectado ou se tiverem contato com a saliva, se for mordido por um cão por exemplo.

Os grãos são escassos e a vida na terra tornou-se difícil. Então qual seria a melhor opção para a alimentação? A carne humana. A primeira coisa que percebemos é que nesse cenário, a humanidade perdeu todo o sentimentalismo. Pessoas são tratadas como "Objetos" e são caçadas e enviadas para o abatedouro.

?Já se passaram tantos anos que eu mal consigo me lembrar de como era a vida antes da Calamidade. Mas a paranoia já existia, ninguém sabia de onde viria a última bala que extinguiria os seres humanos e, veja só, veio da nossa própria comida?.

Agora com um filho a caminho, Matheus precisa proteger sua família. Pois para engravidar, a mulher precisa de autorização( que precisava ser feita 6 meses antes da gravidez) e advinha, Amanda não tem uma. Matheus trabalha na Metalurgia e lá escuta sobre um local em que o canibalismo não existe. Então ele decide que não irá descansar até descobrir onde fica esse lugar e como pode chegar até lá. E para isso, ele inicia sua jornada com os Abreviatos e apesar de conseguir informações valiosas eles também serão seu maior e perigoso problema. Com várias críticas políticas e sociais, esse livro me surpreendeu muito pela semelhança com o que vivemos hoje. Não só um vírus que está causando medo e caos, mas como estamos cuidando do nosso planeta, o que estamos fazendo para cuidar?

?A humanidade viveu num conto de fadas durante muito tempo, achando que o futuro era lindo e brilhante, até ser acordada com um murro na boca e descobrir que não. É tudo sujo e escuro, e estão tentando comprar a sua alma a cada esquina."

Se você ainda não leu ou não conhecia, aconselho que se aventure nessa jornada que com certeza irá te fascinar.

Ana Terra 15/09/2020

Ok.
Eu não consegui me conectar com os personagens desse livro, não sei se era porque eram muitos ou se eles não estavam bem construídos.
A premissa do livro é ótima e a escrita do autor também! Eu real só não gostei de como algumas coisas foram desenvolvidas, mas não é um livro ruim.

Brunna Brasil 23/07/2020

E se fosse verdade?
O livro se passa entre o fim do século 21 e começo do século 22, com o Brasil (e o mundo) vivendo uma distopia onde o canibalismo se tornou o padrão de consumo alimentar. A objetificação humana, que debatemos hoje em dia em inúmeras conversas, aqui é levada ao extremo, já que as pessoas, vistas como potencial alimento, chegam a ser alcunhadas de "objetos".

Veja a resenha completa no Médium. Lá eu falo de alguns personagens, de algumas das leis mais absurdas nesse universo e de outros pontos que me fizeram amar (e refletir tanto com) essa leitura.

site: https://medium.com/@autorabrunnabrasil/resenhando-nacionais-2-o-segredo-dos-abreviatos-a-prov%C3%ADncia-dos-ursos-de-vento-jos%C3%A9-beffa-2c8a7ef9f877

Diego 28/11/2022

ENTRETENIMENTO DE QUALIDADE!!
"Essa ficção científica escrita por José Beffa conseguiu uma certa façanha: reunir em uma história curta fortes reflexões socioeconômicas e entretenimento. A trama se passa no século XXII em um futuro pós-apocalipse viral onde toda vida animal da Terra é ceifada, onde não há mais terras cultiváveis de grãos e alimentos, sobrando para a humanidade voltar-se para o consumo de carne humana comercializada por mega-corporações que controlam a ordem mundial com "mão de ferro" (robótica). Nesse caos acompanhamos uma família desesperada por liberdade, pelo direito de ver nascer o seu filho sem que o mesmo se torne alimento para classes mais abastadas. A pesada ambientação é descrita de forma convincente sem deixar o livro enfadonho, os questionamentos sobre liberdade econômica, preservação ambiental e ética dão um peso extra à obra. Quem são os Abreviatos e seus segredos fazem parte de plot-twists violentos ao final. Livro único, história fechada, que entrega tudo o que promete. Inegável que José Beffa sabe contar uma história!"