Ponte das Lembranças

Ponte das Lembranças Eliana Machado Coelho

Resenhas - Ponte das Lembranças

Rêh 14/12/2010

Não sou boa com resenhas :S kkk
Mas vale a tentavia ne galera?!

De tantos romances espiritas que eu li, esse com certeza está na lista dos meus preferidos :) É um romance muito fácil de ler,que te prende horas e horas pra descobrir o que vai acontecer ou até mesmo por ser uma história tao bem contada. Dá vontade de 'matar' alguns personagens.. mas ao mesmo tempo você se diverti e encanta com outros,posso dizer que foi o que aconteceu comigo. E o final,bom..deixa aquele gostinho de quero mais e que a história continue :D Indico com certeza, é um livro ótimo.

Sandra.Aguzzoli 06/09/2022

Ótimo romance! Com um profundo dizeres. A Bondade de Deus está em nós dar a Vida eterna para nós nos corrigirmos passo a passo dia a dia!

Moitta 15/10/2015

Belo livro. A história de 2 amigas que se reencontram com a ajuda dos filhos. Inicialmente Nancy e Edwin, depois Will e Danielle. Will que era casado com Desireé, que é muito vaidosa e morre no atentado de 11 de setembro. Danielle era casada com Raul, e filha de Maria Cândida antes da atual encarnação, onde é filha de Belinda.
Durante o desenrolar do romance vemos o peso do ciúmes, que é mais um indicador de insegurança e posse do que de amor. A influência de espíritos na vida do casal, mas que só acontece pois eles de alguma forma o permitem. A sabedoria de não se lembrar de vidas passadas exceto em raros casos, como do Raul, e a importância de se viver a atual. Como muitos traumas têm suas explicações em vidas anteriores, como o da Danielle de andar de carro (pois morreu em um acidente), e o medo de Will de agulhas, sangue e dor (pois foi torturado na inquisição). Mas que também esses traumas devem ser enfrentados para se levar uma vida sem bloqueios. O peso de se separar um casal agindo com más intenções, e é comentado a ideia de se viver em pares, não nascemos com almas gêmeas, mas é permitido encontrar e viver em par. Como quem ama liberta, de uma forma nem um pouco clichê, pelo contrário, bem profunda e bem fundamentada. Fala da importância do Evangelho no Lar, e de orações reais, e não apenas ritualísticas.

Guilherme Ramos 05/04/2020

Aborda vários temas dentro do romance.
Ponte das lembranças trás inicialmente a estória das amigas Belinda e Maria Cândida, onde a narrativa se dá por conta de Belinda à uma de suas filhas rememorando as aventuras da mocidade com sua melhor amiga e demonstrando a intensa saudade que sente de Maria Cândida, que já não tem notícias há aproximadamente 40 anos.

Com o avanço da tecnologia sua filha Nanci encontrará a tão falada Maria Cândida nas redes sociais e fará uma surpresa para a sua mãe unindo novamente as almas amigas e ela também contará com a ajuda de Edwin um dos filhos da amiga de sua mãe nessa missão.

A partir daí a estória muda seu rumo, as famílias de Belinda e Maria Cândida irão se misturar, mas, basicamente o enredo girará em torno de Danielle a filha caçula de Belinda que é muito semelhante à Danielle filha desencarnada de Maria cândida em um acidente automobilístico uns bons anos antes, da qual Belinda sequer conheceu. Ironicamente, a Danielle encarnada tem fobia de veículos. Será que há alguma correlação entre as duas Danielles? Seria uma a reencarnação da outra?

Esse é um livro que amplia um leque de temas como obsessão, mediunidade ostensiva, ação e reação, pânico, fobias e depressão, aborto, ambição, traumas, suicídio, ciúmes, vaidade, amor verdadeiro, resgate, reencarnação e etc, onde através dos mesmos vamos observando e acompanhando o desenvolvimento dos personagens e como é a ação espiritual por cima dos temas expostos.

Esse é o livro da autora que li que mais tem diversidade de cenários, sem confundir a cabeça do leitor, algumas partes são passadas no Brasil e outras em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha e Canadá e outros cenários como o plano espiritual e o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 também serão apresentados. O livro também fornecerá conhecimento de como é importante manter mente e coração limpos de pensamentos de autossabotagem, pessimismo e autodestruição e sentimentos de orgulho, raiva, ciúmes, ódio, inveja e vingança, a fim de não atrairmos companhias indesejadas.

E a ponte das lembranças não se limita apenas as lembranças da mocidade de Belinda e Maria Cândida, através da vivência dos demais personagens, vamos conhecer a ligação de um com o outro em existências passadas, que ocasionou no reencontro de almas afins na existência atual. É um lindo romance, recomendo muito!

_

Quotes do livro:

"O que parece ser difícil e cruel, é o que nos faz forte, nos faz evoluir, nos liberta e nos faz caminhar para a felicidade. Deus é tão bom que não nos deixa sós. Sempre temos uma mão amiga para nos amparar, fortalecer, orientar."

"Crendo na lei de ação e reação, na harmonização, não se deve ficar feliz com uma dificuldade, mas deve-se procurar manter o equilíbrio emocional e fazer o melhor de si diante do desafio.Ficar triste, chorar faz parte da evolução. Significa que você tem sentimentos. Porém se desesperar e se entregar dizendo que não tem forças, não sabe o que fazer com aquele problema, tanto quanto banalizar a situação, significa irresponsabilidade."

jumorgensten 31/05/2023

O mesmo é um romance espírita considerado antigo e que termina atual e, inicialmente, possui Belinda e Maria Cândida como protagonistas e se passa nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York e Long Island.

Sendo assim, a história começa com as duas se reencontrando depois de muitos anos de ausência e colocando as fofocas em dia como se diz popularmente. Um ponto em comum entre as duas e um dos pontos chaves da obra é o personagem Danielle, onde a mesma é filha Belinda e, ao mesmo tempo, faz lembrar bastante a filha de Maria Cândida que desencarnou a alguns anos.

Ao mesmo tempo e paralelo a essa ligação entre amigas, outras narrativas são sendo colocadas e discorrem sobre as questões humanas sociais como vaidades, amores escondidos, desencontros, ciúmes e competições. Além disso, a obra também vai colocando situações específicas dos Estados Unidos como furacões com Danielle tendo um filho em meio aos caos e contando com o auxílio do, então, amigo William e ainda com o marido Raul doente e o emblemático 11 de setembro com a personagem e esposa de Will chamada Desirée sendo uma das vítimas.

Depois desse dia, Ponte das Lembranças entra na sua segunda parte e as questões espirituais surgem de fato e de direito com a moça desencarnada não aceitando o seu desencarne, obsediando William como se não houvesse amanhã e interferindo na sua existência no plano físico, inclusive e principalmente com as consequências da ligação do mesmo com Danielle no fatídico dia do parto dela. Pelo viés positivo tem Maria Cândida vivendo e convivendo da melhor forma possível com a questão da filha ter outra mãe na atual encarnação e de Raul pós desencarne e contando com o auxílio dos amigos espirituais.

A obra retrata muito bem quando a reencarnação de modo geral e como alguns tópicos ficam gravados no períspirito de cada indivíduo, sendo possível seu reconhecimento logo de cara quando se encontra novamente com roupagens diferentes, ainda mais para uma mãe. Inclusive, em meio a narrativa, são colocadas as explicações dos motivos do desencarne de Danielle da Maria Cândida.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e envolvente do começo ao fim. É confusa em alguns momentos por causa das várias histórias colocada simultaneamente e seus personagens, mas quando se entende todos os pontos é tranquilo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2023/05/30/ponte-das-lembrancas-eliana-machado-coelho/

Rogeria.Santos 11/01/2023

Sempre muitas lições e aprendizados nos livros da Eliana Machado Coelho, e com este não poderia ser diferente. Um livro muito bom!

laisrenata03 13/02/2024

Ponte das lembranças
Esse é o primeiro romance espírita que leio, e posso dizer que com certeza, não será o último.

O livro traz muitos temas sobre espiritismo, como a questão de obsidiação, de como devemos nos manter em boas energias vibratórias, como devemos estudar o evangelho e nos mantermos humildes em nosso ser.

Nesses últimos dias pude participar da CONJESC (Confraternização de Jovens Espíritas de Santa Catarina) e foi uma experiência incrível na minha vida, certamente foi algo memorável e me mostrou o quanto ainda preciso aprender sobre o espiritismo, e esse livro me ensinou algumas coisinhas também.

A principal coisa aprendida é que não devemos nos deixar guiar por sentimentos de raiva, ódio e ciúme, devemos entender que outras pessoas cometem erros assim como nós cometemos, mantendo a humildade para de fato, evoluir, e encontrar amor.

Além disso, o livro é um manual do bom relacionamento (é brincadeira, mas é verdade), mas, falando sério, o livro traz inúmeras lições sobre como preservar o relacionamento da melhor forma.

Pra mim a frase mais marcante do livro foi a última, quando o Will diz: "Por ter chegado aqui, o principal ela já tem: o passaporte para a vida". Me fez pensar quanta gratidão devemos ter pela oportunidade de estarmos simplesmente vivos e poder fazer melhores coisas.