Formações econômicas pré-capitalistas

Karl Marx

Resenhas - Formações econômicas pré-capitalistas

TalesVR 23/09/2019

Marx Total
''Formações econômicas pré-capitalistas'' é um texto publicado postumamente sob o nome de Marx pois o seu conteúdo não era exatamente ''publicável''. Marx utilizou essas anotações como preparo intelectual para publicar obras maiores, como O Capital e a Crítica da Economia Política. Porém sua introdução fez uma revira-volta no marxismo, tendo a teoria que se voltar ao texto para aprender coisas novas.

O livro contém uma robusta introdução de Hobsbawm e ele faz uma análise interessante: alguns querem separar o Marx economista do Marx sociólogo e alguns ainda querem criar um Marx historiador. Impossível. Só se lê Marx a partir de uma visão total da sua obra; não existe Sociologia marxista sem a Economia Política e vice-versa. Aqui de fato há um viés histórico aflorado que é apontado por qualquer historiador: a formação pré-capitalista era ligada a terra e a acumulação primitiva de capital começou nos burgos quando a burguesia mercantil se formou e mudou a lógica da circulação de dinheiro e estabeleceu seu domínio sob os meios de produção.

É um livro interessante até para a Psicologia pois Marx explora bastante o lado comunitário das formações pré-capitalistas. O homem se encontrava na comunidade e na terra, não existia um Eu. O individualismo é fruto do liberalismo e do capitalismo, para o bem ou para o mal.

Penso que esse texto do Marx é até introdutório à sua obra, fala o suficiente sobre o homem enquanto ser social que molda a sua realidade a partir do trabalho e aborda o mundo antes do capitalismo. Vale a pena.