Contos

Contos Anton Tchekhov

Resenhas - Contos

Fabíola Costa 01/04/2021

Comentários sobre a coletânea de contos de Tchekhov
O conto é, para mim, um dos gêneros mais desafiadores. O autor põe à prova duas características que creio serem essenciais a quem deseja escrever: poder de concisão e observação cirúrgica do Homem e da sociedade.
Tchekhov é sem dúvida um excelente contador de histórias. Mas como qualquer outro livro organizando por terceiros, é irregular. Por vezes ele vai de um extremo ao outro: momentos de grande tédio até ao cume do lirismo e da beleza extrema.
Para mim, o ponto alto das histórias desse escritor russo está na construção das personagens. Eu finalizei a obra com algumas delas na cabeça. Pensando em suas falas e atitudes. Gastei um bom tempo refletindo sobre.
Destaques, em particular, aos contos "O malfeitor", "Angústia" (meu conto predileto desta coletânea), "A descoberta" e "A aposta". Digo que, com certeza, quero enveredar por outros textos e gêneros do autor, como o teatro, produção premiada e reconhecida como pérolas da literatura dramática russa.

Lucas.Silva 30/06/2021

Fenomenal
Tchékhov foi um grande contista russo, o qual através dessa obra, repleta de ótimas histórias, pôde provar sua genialidade.

Nessa seleção, há contos mais simples, mais profundos, mais engraçados, mais tristes... Em suma, cada um com sua particularidade. Alguns ganharam uma grande admiração minha, alguns eu li mais como um passatempo. No entanto, algo é inegável: Tchékhov é incrível. Mesmo utilizando histórias simples, do cotidiano, ele faz uma radiografia muito precisa da sociedade russa do período, e que nos traz reflexões contundentes para a sociedade ocidental atual. Um autor necessário e que diverte e nos faz refletir na simplicidade.

Rodrigo 05/01/2022

Lendo conto
Aprendendo a ler conto.
Achei interessante como desenvolver o desenrolar de cada personagem.
Ele retrata um cotidiano bem próximo do que vivemos e olha que é em uma provável longe.
Simpatinhando com Tchekov.

@Kali 06/05/2024

Magnífico
Contos (Coleção Clássicos de Ouro) de Anton Tchekhov é uma obra que me cativou desde as primeiras páginas. Com personagens complexos e uma escrita poética, o livro nos conduz por uma jornada repleta de emoções, reflexões e também descobertas.

A complexidade dos personagens é um dos pontos altos que achei da narrativa. Os personagens possuem camadas profundas, com motivações e dilemas que os tornam humanos como nós. Além disso cada história é entrelaçada de forma magistral.

A escrita do autor é fluida, cheia de metáforas e imagens vívidas. Cada palavra parece cuidadosamente escolhida para criar sentimentos e sensações na gente. Os momentos tristes são descritos com uma delicadeza que nos faz sentir a dor dos personagens, enquanto os momentos alegres nos envolvem em uma aura de esperança e felicidade.

A trama abrange várias fases da vida humana. Desde a inocência da infância até as complexidades da vida adulta, somos levados a refletir sobre nossas próprias jornadas. O livro nos mostra que, assim como os personagens, nossos caminhos também estão entrelaçados, e que cada escolha que nós fazemos molda nosso destino.

Em resumo, Contos (Coleção Clássicos de Ouro) é uma leitura que nos faz rir, chorar e pensar e eu recomendo a todos que buscam uma experiência literária profunda e significativa.