A Sinfonia das Flores

A Sinfonia das Flores Luísa Ortiz

Resenhas - A Sinfonia das Flores

Ane 14/12/2020

Uma boa surpresa
A Sinfonia das Flores narra a história de Liz, uma jovem estudante de direito que está vivendo seu processo de amadurecimento e independência. Liz é cheia de inseguranças e receios e é bonita a forma com que ela vai se autodescobrindo ao longo da história e supera seus temores, para isso, seus amigos tem papel essencial, principalmente Ezra, seu novo vizinho que talvez acabe se tornando muito mais que um simples vizinho... Confesso que comecei esse livro sem grandes expectativas, foi uma leitura muito aleatória, mas fiquei feliz de ter escolhido A Sinfonia das Flores. A autora de uma forma leve conseguiu abordar várias temáticas importantes, autismo, alcoolismo, Alzheimer, depressão... Além disso, a relação de Liz e Ezra se desenvolve de maneira muito tranquila, gosto da amizade que surge entre os dois, que somente aos poucos evolui para outro sentimento. O triângulo amoroso com Hector não foi muito do meu agrado, na minha opinião não é convincente, mas entendo que faz parte da história. No geral, como disse antes, uma boa surpresa.

skuser02844 24/06/2021

Uma grata surpresa
Comecei despretensiosamente e me surpreendi. A história é fluida e leve, mas os personagens são carregados de temas importantes: ansiedade, alcoolismo, autismo, bipolaridade, Alzheimer,?
Apesar de não conter extrema profundidade nos temas, gostei por eles fazerem parte da história e por tornarem os personagens e situações mais reais. Gostei de como a autora conseguiu abordá-los sem retirar a leveza da história e, ao mesmo tempo, sem deixá-los superficiais. Os personagens são cativantes e dá gosto de acompanhá-los e vê-los sendo desenvolvidos.
Ao meu ver, o foco não é o romance, mas como a protagonista vê e lida consigo mesma e com os outros ao redor dela; como cada personagem lida com as dificuldades e/ou com os problemas familiares. O romance se forma aos poucos e acompanha o crescimento das personagens.
O livro começa sem muitas emoções, mas assim que você decide dar uma chance e continuar a leitura, você acaba descobrindo o real propósito do livro e o que ele carrega.
Enfim, foi uma grata surpresa.

Dai ;) 19/08/2022

Leitura boa
Eu geralmente tenho muitas coisas para julgar em obras literárias, mas esse livro é realmente legal, além de que, não achei a leitura cansativa, apesar de ter mais de 300 páginas. A única coisa que eu senti falta foram os detalhes, por mais que tivesse, ainda eram poucos para caracterizar lugares e pessoas. Em resumo, é bem divertido acompanhar a trajetória e o crescimento da maturidade de Lis. Apesar da obra girar em torno de romance, não havia apenas isso a toda hora, deixando claro que a personagem também tinha outros relacionamentos a cuidar. É bem clichêzinho, mas não deixa de ser divertido, e o melhor: É obra nacional!!!Recomendo!

VitAria 11/05/2021

Contagiante e incrível
Esse livro me cativou logo no começo, tudo é tão incrível que te faz ficar viciado desde a primeira palavrinha, a leitura é tão leve que você nem sente o tempo passar. Os personagens carregam uma história linda, te fazem se sentir como se fossem seus amigos mais antigos. A escrita é boa e te prende demais (apesar de ter me sentido meio confusa em certos pontos, como se estivesse no passado), a autora criou uma história muito linda, interessante e contagiante. Levarei esse livro para a vida, me deixou com o coração bem quentinho em todos os momentos!.

Danyelle22 19/10/2022

A vida é simples, a gente é que complica...
Este romance é narrado em primeira pessoa, principalmente do ponto de vista de Lis, mas há alguns capítulos com o ponto de vista de Ezra e Hector.
A história traz muitos temas sensíveis como vícios, autismo e alzheimer, mas não aprofunda muito nestas questões.
Gostei do livro, a autora conduziu um estilo de narrativa muito legal, as descrições são detalhadas sem serem excessivas.
Quando cheguei na metade do livro, estava fascinada com a complexidade dos personagens e como suas histórias se conectavam, porém senti um certo incômodo com a forma como o livro foi encerrado, senti falta de um epílogo ou mesmo de um gancho para outro livro.
Romance gostoso de ler, muito bem escrito. ?

Carol_lp 03/11/2023

“Ostra feliz não faz pérola”
É clichê? Sim! Foi bom? Sim!!
Gostei muito do livro, ele foi super bem desenvolvido e amei os personagens. A relação entre a Lis e o Ezra é muito interessante, você pode ver como é importante primeiro ter uma relação de amizade consolidada antes de tentar ser algo a mais para a pessoa.
AMO a avó do Ezra, ela é um chuchu e muito fofa! A música está presente na história de forma muito natural, mas impactante. Honestamente, o “triângulo amoroso” foi desnecessário e meio estranho, mas relevamos pq fazia parte da redenção do Hector.
Achei um livro fofo, cativante e muito gostoso de ler!

Kesramos 20/02/2022

Girassóis e pianos.
Liz, Hector e Ezra, eu não tenho palavras pra descrever o meu amor por esses personagens. Amadurecer e perceber em conjunto com Liz como seu único relacionamento era ruim é doloroso e necessário, a Liz amadurece demais ao longo do livro, assim como a forma com que ela se relaciona com as pessoas ao seu redor. Infelizmente demorei pra terminar a leitura graças a volta as aulas.
Obrigada Luiza Ortiz por compartilhar conosco essa história linda sobre amor, perdas e traumas.

PeterJohnson0 02/03/2023

Resenha de "A Sinfonia das Flores ???"
?? Mais um livrinho FINALIZADO neste ano de 2023 (esse é o SÉTIMO olha aí) e um livro ÓTIMO ?

?? É aquele Friends To Lovers acredito eu kkkk e com direto a TRIÂNGULO AMOROSO, o que tbm é BACANA DEMAIS ??

?? História BOOA, personagens BONS, não tem nenhum que eu acredito ser INÚTIL ali, rapidinho de ler, um capítulo LONGO aqui e ali mas nada que deixe CHATO ou que me fez ter PREGUIÇA d ler kkkkkkk

?? Tem comédia, tem drama, e principalmente ROMANCE, não a toa eu leio MUITO ROMANCE kkkkkk

?? 5 Estrelas, FAVORITADO e VÃO LER pq vale a pena ??

Bianca 14/03/2022

Me surpreendi com a história e adorei. Os personagens são fantásticos e o livro trata de assuntos diversos (alcoolismo, alzheimer, autismo?). O romance presente no enredo também é leve, é bonito de se ver formando e você só deseja que dê tudo certo, o que acontece.

Kath 21/02/2021

Publicação independente, escrito por escritora brasileira!
"E porque o que estou prestes a fazer é estúpido e impulsivo até mesmo para mim, o santo padroeiro das ações inconsequentes."

Finalizando uma manhã de domingo preguiçosa na cama com a parte final de "Sinfonia das Flores".
Lisbeth é uma jovem na casa dos 20 anos que vê sua vida mudar muito quando perde um emprego e é notificada de que seu namoro chegou ao fim. Filha de pais separados, mora com sua mãe Rose e com seu irmãozinho Miguel que está enquadrado no espectro autista. Nesse livro você acompanha sua jornada em busca de equilibrio pra viver seus dias com responsabilidade e leveza. Nossa futura advogada passa por muitas coisas e cresce demais nessa caminhada.
Esse livro tem no KU, é uma publicação Independente escrito por uma mulher brasileira! ??

? Cuidado com os gatilhos: violência e vício.
Saiba mais em @naopossoestoulendo.

Clara 25/08/2022

A sinfonia do meu ódio
A sinfonia das flores é um livro de 2020 escrito pela autora Luísa Ortiz. O livro conta a história de Lisbeth, ou Lis, como gosta de ser chamada; estudante de direito, recém-desempregada e se recuperando de uma desilusão amorosa, Lis segue os dias monótonos alternando sua vida entre os afazeres universitários e os cuidados com o irmão mais novo e a mãe alcoólatra. E é então que Ezra surge, o primeiro mocinho do triângulo amoroso, o qual estuda medicina na mesma universidade que Lis e cuida de sua avó com alzheimer. Em certo ponto da história surge Hector, o segundo mocinho, que balança o coração e a vida, até então tranquila e sem muitos agitos, de Lisbeth. O resto fica por conta da imaginação e leitura rs.

Esse livro começou bem morno para mim, apesar de ter gostado de como as coisas estavam se encaminhando nos primeiros trinta por cento da história. Inclusive, a escrita fluida da autora foi um fator muito importante para me fazer querer dar prosseguimento na história. O problema mesmo foi quando o triângulo amoroso começou. Eu tenho problemas com triângulos amorosos, mas sigo tentando encontrar uma história que me agrade nesse sentido; infelizmente, esse livro passou bem longe do agrado.

Em primeiro lugar, a coisa que já me deixou com o pé atrás da orelha foi a caracterização da Lisbeth. A personagem não foi bem descrita e sua caracterização foi rasa, mas o que realmente não pude deixar de notar foi o típico estereótipo de garota “diferente” por não gostar de certas “futilidades típicas de jovens”, introspectiva e que gosta de coisas “adultas” para alguém de 20 anos, como música clássica e ficar em casa lendo um livro clássico da literatura russa. Detesto quando a personagem feminina é descrita desse jeito, porque faz parecer que existe uma certa superioridade em ser “diferente” das outras garotas que têm outros interesses. É como se existisse um tipo certo de garota, o que apenas alimenta uma rivalidade feminina que acaba surgindo implicitamente. Mas isso também não significa dizer que uma personagem feminina não pode ser como a Lisbeth, mas é que a forma como ela foi descrita me deixou realmente incomodada por esbarrar em estereótipos de gênero que já estão pra lá de batidos.

Agora com relação aos protagonistas masculinos: o primeiro mocinho, o Ezra, é o típico personagem galã de novela da Globo que sente uma necessidade absurda de salvar a tudo e a todos, sempre querendo ser o herói da bagaça toda. Não preciso nem dizer que, apesar de preferir ele em relação ao Hector, esse personagem passa bem distante do tipo que eu costumo gostar. O Hector, por sua vez, é uma figura controversa, que é meio galinha e tem problemas com o álcool, mas que é bem humorado (às vezes). Como o Hector só veio aparecer lá pros quarenta por cento do livro, sinto que algumas coisas ficaram muito superficiais em relação ao passado complicado dele com a mãe e outras questões. No geral, não simpatizei dos mocinhos, e em muitos momentos eu só quis que a protagonista colocasse o nome de ambos na boca do sapo rs.

Os outros personagens foram pincelados bem por cima, e seus problemas também foram tratados de modo muito superficial. O autismo do Miguel - irmão da Lis -, o alcoolismo da mãe da protagonista, o transtorno borderline do Hector, o alzheimer da avó do Ezra… tive a impressão de que esses aspectos foram colocados na história apenas pra dizer “olha, aqui têm transtornos mentais e pessoas com uns problemas aí”. As questões levantadas não foram bem desenvolvidas, o que apenas me passou a sensação de superficialidade.

Por fim, o final. Além de extremamente apressado, o plot twist foi muito sem sentido pra mim, sem contar que o que rolou foi muito aquele meme das interrogações kkkkk não vou entrar em detalhes para não dar spoiler, mas me estressei muito lendo os últimos quinze por cento. Parece que tudo aconteceu certinho pro casal ficar junto e pronto, o resto foi deixado meio que lado. No geral, achei o livro bem mal desenvolvido e muito preso a certos padrões esperados em livros de romance.
Luísa 06/09/2022minha estante
Meu Deus, moça. Eu sinto muito. ?

Helo 31/05/2021

Leitura leve e gostosa!
História que conforta o coração, apesar do início do livro ser um pouco devagar, quando chega em 40% a leitura flui muito bem!
Amo esse tipo de livro, é aquele livro que faz você descansar e sonhar com uma vida mais leve!

luizavianna 19/10/2021

Um clichê fofinho, leitura leve, com ressalvas
É muito fácil se identificar com a personagem principal de A Sinfonia das Flores. Lisbeth, Lis, como ela assim prefere, é uma estudante universitária de Direito, que acaba de se encontrar desempregada e com um coração partido, fruto de uma desilusão amorosa. Lis gosta de tudo que uma pessoa introspectiva e sem muitos amigos ou sem ser exatamente popular, adora: ler muitos livros, passar o dia vendo séries e maratonando Star wars, apreciando música clássica como hobby.

E é nesse contexto que ela conhece o seu mais novo vizinho, Ezra (por favor, alguém mais notou a referência à Pretty Little Liars?), um rapaz que desde o começo cativa o leitor, e assume o que diriamos a expectativa de romance do livro, isso até sermos introduzidos a um novo personagem, Hector, que divide o coração da Lis.

Acho que o fato do livro ter sido bem parado no começo, pelo menos até a introdução de Hector e Amanda, foi o que mais me incomodou no livro. O final, apesar de mais agitado e interesse para saber onde ia, pareceu um pouco desconexo quando a autora muda a narrativa para os personagens de Ezra e Hector, o que até
então ela não tinha feito durante o livro todo, que sempre foi a perspectiva de Lis. Para mim perdeu 2 estrelas por conta dessas coisas. Ademais, vale a pena dar uma chance, mas sem altas expectativas, é uma boa história.
Plícela 19/10/2021minha estante
Não li, mas Ezra sempre vai me lembrar PLL ahahahahahah

luizavianna 20/10/2021minha estante
Mana pra vc ter noção, o nome do pai do Ezra é CALEB hahahhaha

Plícela 20/10/2021minha estante
A não ahahahahahah só faltava uma Spencer

luizavianna 20/10/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fiquei: OXE MULHER ISSO É UM JOGO?