Rachaduras Natalia Timerman

Resenhas - Rachaduras

Fabrício 04/12/2023

Bom. Muito bom!
Fui agradavelmente surpreendido por esse livro.
Contos que retratam o cotidiano. São recheados de alegrias, frustrações, preocupações, angústias, inúmeras situações que vivemos ou que vemos em outras pessoas diariamente. Aqui também estão agrupadas as experiências vividas nos relacionamentos amorosos, casuais, familiares, profissionais e etc. As inúmeras situações frívolas das nossas vidas serão encontradas aqui. O leitor certamente se identificará em muitos dos contos. Essa característica intimista faz o leitor terminar um e ingressar no outro e quando menos se espera já leu todo o livro.

Cilmara Lopes 08/09/2020

Tive uma conexão imediata com esse livro
É difícil explicar a conexão que tive com esse livro de 22 contos sobre cotidiano, abordando assuntos como matrimônio, vida com os filhos, incertezas de escolhas diárias que impactam muito mais do que achávamos.
Eu sei que muita gente vai ler esses contos e não vai achar nada de mais, mas eu senti tanta genuidade ali, que pra mim isso foi tudo e mais um pouco do que eu esperava.
Nessa quarentena li bem pouco, quase nada comparado com antes e pegar um livro, mesmo que curto, e devorar de tão imersa que fiquei, foi um baita acontecimento na minha singela vida de leitora.
É contemporâneo, é vivaz, é nacional e a autora é da mesma geração que eu, talvez a junção de todos esses elementos fizeram com que eu sentisse o peso e a alegria de tudo que me foi apresentado, cada nuance eu vivi, estou vivendo ou apenas reconheço, mas não passaram despercebidos os detalhes do comum que causam mais do que os especiais.
Difícil explicar, eu disse rsrs
Bom é isso, eu gostei tanto que precisava recomendar!
Valorizem o trabalho nacional, existe uma ligação que não acharemos em outros países, é simples assim!

20/10/2020

Escrita fluída mas...
tirando três contos e não gostei do resto. Acredito que os últimos contos ficaram meio soltos em comparação com o resto.

Yasmim 17/10/2020

Fiquei muito surpresa com esse livro. Acatei a indicação e ele estava grátis na Amazon. Gosto de ler contos depois de uma leitura mais pesada/intensa e escolhi bem. Natália Timerman traz nas duas primeiras partes os dilemas da mulher contemporânea, a relação com a maternidade, relacionamentos e tecnologia. A terceira parte, por sua vez, traz um pouco mais de crítica social das desigualdades, mesclando violência urbana e policial e também doméstica. Um excelente livro de contos!!!

deborauni 24/01/2021

Grata surpresa
Não gosto muito de ler contos e nem conhecia a autora. Escolhi esse livro pela estética da capa e pelo custo zero. Atirei no que vi e acertei no que não vi.
Encontrei um livro com narrativas vigorosas, repletas de sentimentos e verdade que impactam, emocionam e incomodam, tudo junto e misturado.
A divisão em três partes nos conduz num crescendo do cotidiano da mulher de classe média com seus conflitos internos e seus conturbados relacionamentos, até culminar em contos onde imperam a pobreza e a marginalidade. De várias formas se descortinam dilemas da maternidade, do ponto de vista tanto da mãe quanto dos filhos em diferentes dramas da vida,. Em todos os relatos estamos em contato com a miséria humana de forma nua e crua. Recomendo!

skuser02844 07/11/2022

Rachaduras
O livro reuni contos que abordam o cotidiano das relações sociais e afetivas, suas dificuldades e complexidades. É dividido em três partes: ?felizes para sempre?, ?príncipes e princesas? e ?outros planos?. A escrita da autora trabalha com a narração onisciente, onde o fluxo de consciência do narrador quase se confunde com a dos personagens, e em alguns momentos é até difícil distingui-los. Confesso que não foi uma leitura fluida e fácil, justamente por essa escrita mais experimental da autora. Mas se você gosta de uma leitura mais desafiadora e fora da caixa, essa é uma boa escolha.

Janaína Calmet 12/07/2020

Sinceramente?
Tirando o conto "A Casa", que realmente amei (!), o restante - para mim - não causou muito impacto não. E, para piorar, eu tenho uma enorme dificuldade com ausência de pontuação e/ou parágrafos muito longos, o que se dá em vários contos.

"Foi o descuido do jardim, sem flores, mato puro, que, depois de um tempo, me deu a notícia de que ali já não habitava ninguém."

Kelly 28/01/2024

Uma coletânea de contos que começa com fatos bem comuns no dia a dia e vai entrando em outras vidas e situações.

Cyntia 03/02/2024

Gostei
A escrita da autora me agradou. Gostei bastante de alguns contos. Os meus preferido foram:
Nossa casa
Casamento
Café da manhã
Sábado

Luc 28/01/2023

Frenético e interessante
Os contos dispostos nas três partes desta coletânea possuem enredos envoltos de diversas temáticas, tais como: incertezas, certezas equivocadas, preconceitos, (in)justiças, abandono, tecnologias. Enfim, tudo o que permeia as relações sociais interligadas no nosso acelerado cotidiano. Isso permite um exercício de leitura criativa muito massa.
"Uma história real" é, certamente, uma das histórias mais legais que já li na vida! Recomendo!

Ana Carolina C. Crescencio 12/09/2023

Um livro muito poético, mas que vai perdendo força ao longo das páginas
Muito bem escrito e com temáticas interessantes, o livro reúne contos breves sobre as relações humanas, sejam elas com os outros ou consigo mesmo. A ideia é analisar as rachaduras que cada um de nós carrega, nossas marcas e imperfeições e como elas afetam as relações interpessoais.

Alguns contos me agradaram muito mais do que outros, gostei especialmente daqueles que abordavam maternidade; mas senti falta de uniformidade entre os contos, que em alguns momentos me pareceram serem escritos por pessoas diferentes. Essa ausência de cadência, fez com que o livro, para mim, fosse perdendo um pouco de força.

Ainda assim, uma boa leitura.

Adriana854 10/11/2023

Rachaduras
Excelente opção para que é fã de contos.

*Disponível para assinantes do Kindle Unlimited.

TÍTULO: Rachaduras

AUTORA: Natália Timerman

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Rachaduras elenca 22 contos que falam dos dilemas do desejo em uma sociedade marcada por insatisfações, medos inconscientes, impasses sociais e pela agitação dos acasos cotidianos. Os textos da autora apresentam uma escrita ao mesmo tempo segura e experimental, por meio de uma prosa límpida e permeada de oralidade.
O livro é dividido em três partes. ?Felizes para sempre?, a seção de abertura, traz histórias de casamentos, vida com os filhos, noites atormentadas pela insônia e pelo ímpeto de mudança, pela aposta de, uma vez mais, alcançar o prazer incerto da vida diária. A promessa de felicidade duradoura se esvai nos meandros do cotidiano atarefado, no desgaste e nas pequenas fissuras das relações.
O teor irônico do nome da primeira seção se repete na segunda parte, ?Príncipes e princesas?, onde personagens em busca do amor romântico, ou simplesmente de satisfazer suas ilusões de paixão e interesse pelo outro, terminam por se desencontrar ou se desinteressar mutuamente. Em alguns dos contos a interferência das novas tecnologias indica que ? além de facilitar a comunicação ? as redes sociais, o celular e outros canais de informação também contribuem para os descaminhos dos desejos.
A terceira parte, que fecha o volume, intitula-se ?Outros planos?. Os contos ganham um alcance temático mais amplo e se abrem para experiências da conflagração do espaço urbano, da desigualdade e das diferenças agudas. A linguagem e a estrutura dos contos também se deslocam para uma elaboração mais tensa. Sobressai o uso de uma linguagem das ruas, das gírias e de falas involuntárias. A experimentação também atinge a própria estrutura do conto, que tende a outras formas, como a do prontuário, da crônica e do diário. Algo da experiência pessoal da autora como médica psiquiátrica também avulta nessa seção sobre o descentramento do eu em um mundo de fortes contrastes, diversidade e sofrimento emocional.

Gabis 19/01/2021

Uma leitura que faz o coração palpitar
O livro é repleto de boas histórias.
O que mais gostei é que autora conta essas histórias como se ela estivesse escrevendo a partir do pensamento (e não das palavras) dos personagens. Embora alguns contos sejam desconfortáveis de ler por parecerem sem pé nem cabeça, é possível entender 100% da maioria das histórias. Algo que me ajudou a entender melhor o contexto dos contos foi conecta-los com os títulos. Os contos ?Dos teus braços?, ?Uma história real? e ?Encosta aqui? têm um ?quê? especial pra mim. Enfim, será uma boa e palpitante leitura.

Vanessa591 10/06/2023

Gostei muito da escrita da autora, tem algumas passagens belíssimas que até me emocionaram. No entanto, achei que isso vai perdendo um pouco a força ao longo do livro.
Além disso, senti falta de uma unidade maior entre as histórias, alguns contos pareceram soltos.

Milena 25/03/2022

Rachaduras
Coletânea de contos da Natalia Timerman, que eu definiria como ?tudo junto e misturado?. Contos independentes, ora amenos, ora provocativos, mexendo com a situação de conforto do leitor.