Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho

Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho Charles Bukowski

Resenhas - Pedaços de um Caderno Manchado de Vinho

Lais666 14/03/2024

Do 5 ou 6 capítulo pra frente é só pra trás
Pra uma obra de bukowiski o começo tava bom demais pra ser verdade.
Contos e cartas interessantes e sem a máxima de nojeira e repugnância que ele é capaz de produzir.
Porém, como nada que é bom dura muito o livro começa a ficar quase impossível de ler.
Se torna sujo, violento e simplesmente ruim. Tem capítulos que literalmente narram estu****.
Esse livro não acabava nunca, mds.

A carta em que ele conta sobre o escritor favorito dele é o melhor do livro mais não redime em nada todo o resto.

Fabiana 20/06/2023

Libertino
Contos maliciosos pode contar com isso, mas Bukowski sempre me tira do buraco, mesmo as vezes sendo um pouco pesado, mas vale viu.

Marcus Reis 17/05/2023

Um Bukowski diferente
Volta e meio, após outras leituras, sempre acabo voltando pro velho Buk. Depois de ter lido uma bo parte da sua obra, sinto como se fosse uma pessoa realmente conhecida, algo com um ?velho amigo?. Quando leio Buk tenho um certo sentimento de familiaridade.

O livro é um amontoado de contos, cartas e algumas notas do Buk. Muitas vezes ele mostra uma faceta um pouco diferente da que já estamos acostumados, se tornando até um pouco mais emotivo as vezes, o que não deixa de ser bom.

Gostei sobretudo do conto onde ele fala sobre como ele conheceu o John Fante (um dos seus ídolos). Confesso que conheci Fante através de Bukowski, e pra mim foi uma grande surpresa descobrir que muito provavelmente os livros do Fante só foram republicados graças ao Buk.

WAgnner.Montenegro 06/04/2023

Simplesmente D+ ?????
"A solidão era meu ás de espadas. Precisava dela para engrandecer minha realidade. Eu valorizava de verdade o ócio, era viciante. Estar sozinho comigo era o santuário."

Charles Bukowisk*

Bruno.Santos 17/11/2022

Caindo numa espiral de loucura...
É assim que dá para resumir ler Bukowski tecer entre sua vida e seus contos, esse mundo tão fodido e terrível que foi o seu. Vivemos em meia miséria, o álcool e as prostitutas e ainda assim em tanta devassidão ser mais feliz do que o grosso componente humano da humanidade, certamente da para rir de tantas passagens, se desesperar em tantas outras e não conseguir tocar na mínima fração dessa vida louca que ele teve.

Sei lá, ler Bukowski parece demais com uns colegas de trabalho falando de suas vidas pregressas de putaria e bebedeira, claro tirando o fato que eles não se importando em torna essas coisas em poesia e prosa, sequer pensam nisso e essa talvez seja a bela singular da escrita de Bukowski, trazer a tona com a línguas das ruas, do fim do poço, poesia e prosa que te socam o estômago e te deixam sentir essa dose segura de realidade cruel que fingimos não ver.

Kaliane 16/10/2022

Os textos possuem a mesma voracidade, e é direto, como Bukowski sempre escreve. Mas senti que faltou alguma coisa.

De toda forma, gostei, mas há outros melhores do autor.

Jéssica 08/07/2022

Controverso é pouco
Tive diversas reações e sentimentos lendo este livro. Comecei gostando muito, os contos As Consequências de uma Longa Carta de Rejeição, Difícil sem Música e Eu Conheço o Mestre são os melhores de todo o livro. Difícil sem Música chegou a me fazer chorar.

Porém, em outros momentos, me irritei e cheguei a ter raiva do autor, que demonstra diversos preconceitos e uma misoginia escancarada.

De toda forma, cada texto me deixava mais curiosa para continuar lendo.

esperniador 08/06/2022

leitura
é um deleite pra quem é fã.
é um mergulho intenso no ser bukowski.
de fato, é um livro pra quem é fã de bukowski. ????

Paulinha - @ladaminhaestante 19/04/2022

Pedaços de um caderno manchado de vinho...
...reúne uma variedade de textos escritos por Bukowski ao longo de sua vida como escritor.

Nele, nos deparamos com diversos gêneros a cada capítulo. O que mostra como o autor foi capaz de escrever sobre tudo, de qualquer forma. A linguagem vulgar é bem marcante ao longo dos escritos, uma marca registrada do "Velho Safado".

Percebe-se nós textos que ele conta situações do cotidiano durante os anos vividos, hora com ele, hora com conhecidos, entre outras histórias.

Foi meu primeiro contato com o autor e apesar de ser um livro curto, demorei longos oito meses para concluir (boa parte deles por negligência minha mesmo rs). Achei uma leitura válida, como qualquer outra, afim de conhecer a escrita, o estilo de um novo autor.

Não indicaria para quem tem problemas com palavras, expressões e situações mais "apimentadas" pois os textos são cheios delas.

Agnes.Camargo 15/03/2022

Meu primeiro Buk
Não sei se deveria ter começado por outro, mas a ideia de serem contos muito me agradou - apesar de só descobrir que era dessa forma, lendo - pois permitiu-me ver a versatilidade do autor.

Não em questão de temas, mas em questão de construção textual. Bukowski sabia como colocar as palavras, mesmo que deixando transparecer, ou muitas das vezes claramente, que não é algo pré pensado.

Escrever pra ele se liga ao viver e fica claro a perturbação que era estar na sua pele, tá tudo ali, em cada um de seus textos de ?Pedaços de um caderno manchado de vinho?.

Letticia.Goncalves 28/12/2021

Bukowski ao vivo e a cores.
Textos cirúrgicos e ácidos, abordando temas polêmicos até os mais banais.
O bêbado mais objetivo e sem floreios.
Ler Bukowski é sempre único e surpreendente.
Recomendo.

Brenda 21/08/2021

Notas de um velho safado
?Eu passara por um longo e fodido processo de aprendizado.
Eu queria resistir a todas as armadilhas, para morrer junto à máquina de escrever, uma garrafa de vinho à minha esquerda e o rádio, tocando, quem sabe, Mozart, à direita.?

Esse foi meu primeiro contato denso com Bukowski. Eu já conhecia seus poemas, mas nunca havia lido seus contos, e conhecê-lo um pouco mais através deles foi uma experiência visceral. As visões críticas do próprio tempo o tornavam, de fato, um hippie antes dos hippies, um beat antes dos beats, mas mais do que isso: um talento incompreendido pela mídia. Ele era louco? Sim. (Mas, afinal de contas, o que é normal?) Porém, possuía um grande tato para a literatura. A mídia o rejeitava porque sentia medo dessa verdade nua e crua (literalmente) de suas palavras grosseiras e tão, tão absolutamente reais da pobreza de Los Angeles.

A sensibilidade de Bukowski era um aspecto do qual eu não imaginava encontrar, porque sempre o imaginei como um ?durão? boa parte do tempo. E ele era. Mas também poderia ser bastante sensível, e essa foi uma surpresa positiva. Além de tudo, dotava de uma sensatez sóbria, ciente de si mesmo, ciente da política. Poderia se tornar, claro, orgulhoso e um pouco vaidoso por vezes, mas na maioria deles era sensato e crítico. Não era influenciável.

Além disso, alguns contos foram realmente divertidos, outros sensíveis, outros estranhos, outros safados, mas todos trazem alguma forma de reflexão, o que é extremamente positivo pra mim. Recomendo demais a leitura, principalmente se for seu primeiro contato com Bukowski. Achei uma boa introdução.

Pomper 08/08/2021

Buk ??
Excelentes textos daquele que foi, é e sempre será o maior dos maiores, crú e espetacular, Buk sendo Buk.

estoulendo1 21/04/2021

A MORTE ANTES DA MORTE É UMA COISA DOENTIA- CHARLES BUKOWSKI
MEU PRIMEIRO LIVRO FAVORITADO DO ANO! ??

??Muitas pessoas não gostam de Bukowski como pessoa e como escritor.
Eu discordo em algumas atitudes, mas como escritor ele definitivamente não tem defeitos.

? Pra início, ao ler Bukowski, o leitor tem que ter a mente aberta, Bukowski é bem cretino em alguns momentos porém, uma escrita clara e crua com muitas reflexões de momentos que aconteceram e acontecem nos dias atuais. Nesse livro conseguimos ver todos os lados de um velho alcoólatra/safado com muito sexo, álcool, pornografia, seu vício por jóquei... que complementam a leitura da biografia escrita por Howard Sounes. Esses dois livros são leitura obrigatória pra qualquer fã assíduo de Bukowski (ou não).
Leitura super descontraída que vão tirar muitas risadas do leitor.

-- "Eu queria resistir a todas as armadilhas, para morrer junto à máquina de escrever, uma garrafa de vinho à minha esquerda e o rádio, tocando, quem sabe, Mozart, à direita" - Charles Bukowski