Onde estaremos em 2200?

Onde estaremos em 2200? Schwarza

Resenhas - Onde estaremos em 2200?

Gabriel A. 26/04/2021

Onde Estaremos em 2200 é um compilado da história da exploração espacial, e dá uma pincelada por todos os momentos históricos, além de citar as projeções e objetivos futuros. É um ótimo livro de entrada para quem quer começar a ler sobre ciência e astronomia.

Lili 05/07/2022

Uma grande aventura espacial ??
Amei essa leitura! O Schwarza nos leva em uma deliciosa e bela viagem pelo tempo, abordando o assunto de uma maneira bastante agradável e de fácil entendimento, mostra de forma bem didática e divertida sobre a exploração espacial e o que possivelmente será realizado daqui pra frente. Então se você se interessa por assuntos sobre a exploração espacial, recomendo esse livro!

ANDER CELES 09/09/2023

Um bom pontapé para o assunto
Gostei muito desse livro. Como eu já estudei temas relacionados a astronomia, pra mim foi como uma revisão, uma retomada do assunto. E foi muito legal lembrar das coisas e também aprender coisas novas.

Já tinha lido o primeiro livro do Schwarza, e aquele primeiro eu achei um pouco regular, nada demais. Este daqui também não é nada demais, mas é mais organizado. Segue uma linha fácil de entender, mesmo pra quem nunca estudou o tema. É gostoso de ler este livro, fiz várias marcações sobre curiosidades para depois lembrar ou falar pros meus alunos.

Só tem duas coisinhas que achei negativo no livro, não são grandes problemas, mas ainda assim existem.

Primeiro, o título do livro é um pouco mentiroso, pq quando peguei o livro, imaginei que ele falaria justamente sobre as perspectivas futuras da exploração espacial. E isso é o menor dos detalhes do livro, kkkk. Pq na verdade ele faz um apanhado da exploração espacial no último século. E isso é muito legal, mas não tem a ver com o título. O título poderia ser outro, o problema não tá no texto, mas no título.

Segundo, os temas aqui são superficiais. Nenhum dos temas tem profundidade. Acho que poderia pegar um assunto por década, por exemplo, e aprofundar em cima disso, não tentar pegar muitos temas, mas só passeando por eles.

Enfim, apesar desses dois detalhes, gostei muito do livro e acho que é um bom pontapé para o assunto.

Raphael 03/08/2020

Olhar para o céu é olhar para si mesmo!
Schwarza, com uma escrita divertida e descomplicada, nos guia pelo história da exploração espacial (1910 até os dias de hoje) e nos dá um panorama de onde estaremos no futuro. Eu espero que a humanidade evolua assim como a nossa tecnologia para que possamos alcançar as estrelas.

Gabrielle 20/12/2021

Divulgação científica
É um bom livro de divulgação científica, de linguagem acessível e boa didática. Como professora de física, pretendo utilizá-lo com a minha próxima turma de 9° ano, pois astronomia é o assunto que mais desperta interesse nos alunos, além de funcionar como porta de entrada para facilitar a aprendizagem de conceitos chatinhos no ensino médio.

Astronomia é interessante mesmo e serve para aproximar qualquer pessoa, de qualquer idade, da ciência. Quem nunca se perguntou se existe vida fora da Terra? [Só precisamos urgentemente acabar com as pseudociências (oi, Astrologia), mas isso é assunto para outra hora.]

Eu só não consigo me conformar com todo o otimismo dos astrônomos e outras pessoas que realmente acreditam que vamos conseguir colocar um humano em Marte ainda nessa década. E, mais ainda, humanos explorarem outros sistemas solares. Gente, mesmo que consigamos desenvolver uma tecnologia adequada para este tipo de exploração espacial (e estamos beeeeeeem longe disso), a física não permite que coloquemos pessoas com velocidades sequer próximas à da luz. Com 10% da velocidade da luz, já começamos a observar a contração do espaço e a dilatação do tempo (oi, Relatividade Restrita). Mesmo que tenhamos um combustível leve e eficiente para nos levar para longe, mantimentos, uma velocidade adequada,  uma nave que aguente as oscilações de pressão, temperatura e radiação do espaço, além de muito dinheiro para desenvolver tudo isso, temos as limitações corporais, caramba. Nosso corpo não aguentaria uma viagem longa (mesmo de algumas semanas) dentro de uma nave espacial. O Elon Musk é um que faz bastante marketing com viagem espacial com humanos, mas ignora o mais básico, que é justamente essa a questão da nossa resistência corporal. Ir para Marte, que seja, não é fácil como ele vende. Mesmo com todo o dinheiro do mundo. Mesmo que a tecnologia avance de forma exponencial. Ir para a Lua já foi uma conquista e tanto para a raça humana, ainda mais que isso foi realizado ainda na década de 60.

O bom desse livro é que ele aborda todas essas limitações muito bem, o que é raro de se ver. E saber que o autor é divulgador científico com formação em astrofísica já contribui enormemente para a qualidade do livro.

Recomendo!

Lylouu 07/09/2023

100% recomendável e atemporal
Eu sou apaixonada por astronomia de uma forma nada inteligente ou científica, eu simplesmente amo os astros e a exploração, e esse livro me fez querer entender mais sobre toda a parte que eu previamente teria considerado "chata" na astronomia.

O livro descomplica milhares de coisas que me afastariam do tema caso tivesse sido escrita de forma acadêmica demais, e eu fico muito feliz por isso. Tenho certeza absoluta que muita gente gostaria de se aprofundar muito mais no assunto, e simplesmente não o faz pela forma super-complicada que ele geralmente é abordado.

Recomendaria esse livro pra toda e qualquer pessoa, não importa o gênero favorito de livro ou se realmente é fissurado no assunto ou não. Além disso, é um livro completamente atemporal. Eu poderia ler ele daqui a 200 anos e me encontrar igualmente interessada em saber do passado e ler o que as pessoas achavam que iria acontecer no futuro.

Genial, infitinamente!

joaoaranha 16/09/2020

Move a curiosidade
Pela primeira vez, ganhei um livro nas promoções de cortesias do Skoob. Então, me sinto quase um blogueirinho com seus recebidos, hahahaha.

E, ao receber "Onde estaremos em 2200", do Schwarza, pela Planeta, desconfiei, até porque não sou o lado do casal que é o maior fã de assuntos referentes à astronomia, corrida espacial e afins (minha esposa ama esse tema).

Fiquei positivamente surpreso por ser um livro bom, fluido, fácil de ler e que te instiga a pensar sobre os próximos passos da humanidade na conquista do espaço. Sem falar que até alguém com pouco conhecimento no tema, como eu, consegue ler, compreender e mergulhar no tema, gerando uma reflexão interessante.

Aos que gostam e/ou tem curiosidade no tema, tá aí uma pedida interessante, para todas as idades. Recomendado.

Guiih_Leal 06/09/2020

Onde Estaremos em 2200?
Bom,
Não sei por onde começar,vamos pelo começo.

Temos uma retrospectiva incrível de toda história da exploração espacial até os dias de hoje com direito aos divertidos trocadilhos do Schwarza,coisa q infelizmente parecia diminuir conforme este caminhava ao seu fim.

Todavia a projeção até 2200 é muito "nhé", diria que ele foi muito cuidadoso e acabou não falando o q podia ter falado;além da projeção ao futuro ser extremamente pequena,com apenas algumas dezenas de folhas.

O livro em si também é extremamente minúsculo e com letras pequenas diferente do último livro dele,Do Átomo ao Buraco Negro, acredito que a qualidade decaiu bastante

Minha conclusão é:

O livro é bom; porém poderia ter uma qualidade melhor,ser mais bem humorado e se aproveitar mais da imaginação humana

Eu poço ter sido um pouco duro, porém o último livro dele me introduziu a leitura, então esperava mais

Renan.Menchik 24/01/2021

Retrospectiva da exploração espacial e um pouco sobre futuro
O Autor inicia sua obra propondo uma retrospectiva da história da exploração espacial, oferecendo reflexões bem interessantes, levando o leitor a refletir como era a mentalidade do homem e sua evolução nas últimas décadas.

A medida que a leitura avança, aumenta a ansiedade do leitor para a resposta do autor para a pergunta que fez no título da obra e, é justamente aqui que peca este livro e desqualifica de patamares mais altos, tornando-o um "livro bom", porém seu potencial era maior.

O Autor de debruçou muito pouco sobre o tema principal, foi cauteloso demais, e é compreensível, pois estabelecer previsões concretas sobre o futuro requerer tal cuidado, mas o cuidado excessivo o faz ser muito sussinto, ocupando poucas páginas para falar do tema principal. Se fosse empregado o mesmo esforço que foi desempenhando para construir a retrospectiva da exploração para falar do tema principal (futuro desta) , esse livro voaria em altos patamares, bem acima do "bom" ou "muito bom"

O livro é bom, bem humorado, uma leitura bem prazerosa e leve, uma retrospectiva da história da exploração espacial e algumas reflexões sobre os caminhos futuros da exploração espacial.

Recomendo a leitura!

Ofcvitto 09/01/2024

Um livro bastante didático com a linha temporal dos acontecimentos. Cada descoberta, e busca pelo espaço te deixa mais animado em continuar a ler.

André 18/09/2022

Espetacular
Gostei bastante do livro, para quem gosta de estudar sobre o espaço é muito interessante e tem uma linguagem bastante acessível.

fe.sofia 15/10/2023

Compilado da exploração espacial ao longo da história
Livro muito bom, já li "Do Átomo ao Buraco Negro", do mesmo autor. Gosto muito da forma que ele condensa as informações para quem é leigo conseguir entender, divulgação científica muito boa.
O que eu tenho a acrescentar para quem quer ler esse livro é que de uma passada pelo livro anterior antes, caso seja muito novato no assunto, pois ajuda a construir uma base boa e até para entender alguns dos conceitos que ele aborda nesse livro.

Miti 23/11/2020

Incrível
Trabalho incrível, didático, bom humor, com pesquisa e cheio de respostas às muitas das perguntas que fazemos dentro do próprio livro. Recomendo muito! Leitura rápida e prazerosa. Obs. Chorei no final com a dedicação e as fotos... O espaço sempre me dá essa leveza e alívio existencial.

Tay 01/05/2021

Seremos os antepassados daqueles se espalharão pelo Universo
O tema de exploração espacial me encanta, e esse livro trás um panorama de onde chegamos até agora e onde podemos chegar nos próximos anos.
Como uma linguagem super acessível e toques de humor, esse livro é uma excelente pedida para os fãs do espaço

Vai ser o ultimo 14/06/2022

O quao grande é bela é a exploração espacial?
A humanidade ja conquistou marcos históricos merecidos de serem lembrado quando falamos de exploração espacial, mas onde sera que poderemos chegar no futuro? Será que nos humanos podemos sonhar em visitar locais fora da nossa via láctea?

Me fez pensar o quao vasto é o universo, na teoria a gente ja sabe disso, mas é muito complicar o quão pequeno somos no meio de tudo isso, isso te faz pensar nas coisas, na vida em tudo?