O Árabe do Futuro

O Árabe do Futuro Riad Sattouf

Resenhas - O árabe do futuro vol. 4

leststab 29/02/2024

Senti que nesse volume a história ficou delicadamente mais pesada.
O autor é genial em tornar temáticas terríveis e medonhas em tiradas irônicas ou lúdicas em todos os volumes. Mas tive a impressão de que no quarto volume, assim como ele mesmo já está mais crescido e entende um pouco mais do que acontece à sua volta, a história "disfarça" menos a intensidade dos acontecimentos.
Como os demais livros da série, é um poço de imersão cultural e aborda muito sobre construção e desconstrução da identidade do autor, perdido entre vários mundos.
Muito bom, porém fiquei com uma sensação angustiante durante a leitura, por essa atmosfera mais pesada e crua.

Victor.Almeida 31/12/2023

Excelente. Comecou morno nos primeiros dois volumes mas tem evoluido enormemente depois disso. Ansioso pelo quinto

Thalles.Haydan 16/01/2023

Bom e reflexivo
Aqui a gente tem o desenvolvimento de uma história pelo ponto de vista de uma criança/adolescente. Uma narrativa simples e uma visão complexa de uma sociedade antiga. Quem dá uma linha de contextualização narrativa é o pai do personagem principal que possui diversos posicionamentos problemáticos. É importante salientar aqui que esse quadrinho é uma visão do que aconteceu na vida real, então é importante termos essas coisas da maneira como aconteceram até para termos uma visão clara de como acontecia naquela época com aqueles personagens.
No geral o enredo é bom e faz sentido. Não me ganhou taaanto assim, mas deixa uma curiosidade para ler os outros dessa série.

Laís 27/05/2022

Gosto muito de todos os quadrinhos da serie, n vejo a hora do quinto ser traduzido.
Mais uma vez ri muito e aprendi várias coisas

Anna 02/04/2022

Quadrinho bom demais
Comprei esse livre em uma promoção relampago, nunca tinha lido nada dele ou dos livros anteriores. E que delicinha de ler, uma história que convence, conta o essencial, encanta... pena que não tem os próximos traduzidos. Não sou alguém com muita experiência em quadrinhos, mas desse eu gostei, cheio de detalhes e pequenas coisas que me encantaram demais!

Meiryland 22/01/2022

Tensão
Esse volume está bem mais pesado, conforme ele vai crescendo vai trazendo mais os problemas familiares pelos quais passou devido a esses pensamentos opostos dos seus pais. Estou torcendo para que publiquem o próximo o mais rápido possível. O fato de ser um quadrinho biográfico faz com que a vontade de saber o que acontece é muito grande, nesse ponto já estou muito envolvida no drama da família do ponto de vista do Riad.

danisteagall 06/05/2021

O melhor até agora
Melhor volume da série até agora, o autor vai contar sobre sua quando pré-adolescente e adolescente, viajando entre a França e a Síria.
Com o desenrolar do enredo, cada vez mais ficamos perplexos com as atitudes do pai de Riad, culminando num final impressionante!
Ansiosa para o vou-me 5!

Juliana 26/10/2020

Como sempre um misto de emoções
Eu amo a série de livros e sempre me surpreendo com a cultura árabe, com a estória da família e com com os finais que sempre deixam a gente com vontade de ler mais!

Juliana 18/10/2020

Essa série eh mto boa... o primeiro volume e o quarto, até o momento, são os melhores! É uma história real, vista pelos olhos de uma criança! É impactante saber que a situação narrada na história aconteceu e ainda acontece nos dias de hoje!

Lucas.Alves 03/10/2020

Que história cativante
Uma história real, cativante, muito bem contada e que faz a gente entender melhor um pouco sobre os árabes. E ainda tem reviravoltas incriveis

Julinhafox 12/09/2020

"Quando é que eu começaria a acreditar em Deus?"
O quarto volume da história de Riad segue super interessante. Assim como os livros anteriores, esse relato levanta questões atuais e profundas sobre as diferentes visões de cultura, crença, família e sociedade.
Riad é uma fofura e acompanhar seu crescimento é adorável.
O final do livro é surpreendente e aguardo ansiosamente pelo quinto volume!

Sandro 10/09/2020

O quadrinho mais importante da atualidade.
Esse é o tipo de livro que deveria estar nas escolas, e provavelmente os alunos gostariam e passariam a gostar ler. Importantíssimo, crítico, cômico e bem desenhado. Cada página é um aprendizado, uma bagagem cultural. Ansioso pro volume 5 e 6 que já estão confirmados.

Mama 02/08/2020

Melhor história em quadrinhos francesa?
O quarto volume de árabe do futuro foi um dos livros que mais estava esperando sair e assim que foi traduzido e divulgada a sua venda eu já fiquei de olho! Esse volume foi um dos mais engraçados da série e, ao mesmo tempo, um dos mais preocupantes. Riad mostra uma evolução ruim do pai, sempre mostrando de forma criativa duras críticas a pensamentos preconceituosos. Terminou com mais suspense que os volumes anteriores e eu já estou quase chorando, porque nem em francês saiu o quinto volume?
Acho que todo mundo que tem curiosidade sobre como é ou era a vida de uma criança numa família híbrida, constituída de uma mãe francesa e um pai sírio, adepto da religião árabe, deveria ler. Riad mostra se uma forma super divertida e ao mesmo tempo séria vários acontecimentos e dilemas que viveu e presenciou em sua convivência com parte de sua família árabe.
São 4 volumes que nos fazem viajar!

Pimentel 29/07/2020

O Árabe do Futuro vol. 4
Não me contive e peguei a versão e-book, claro que esta ansiedade tem motivo, esta série é muito divertida, e li num piscar de olhos, e realmente da pra viajar quando a história é de qualidade.

Não devemos ser resistentes a novas experiências, mas o prazer de sentir o papel e dar aquela cafungada na tinta não tem comparação.
Bom quanto ao quadrinho, vou te falar, criança é criança, seja na Síria, na França, no Brasil, em qualquer lugar do mundo, não há diferenças quando querem ser pentelhos, e quando querem pegar pesado com o coleguinha, pobre Riad Sattouf. Entretanto ele se sai bem com seu jeito meigo e mimado, agora com 9 anos em meados da década de 90, um novo mundo se abre a sua frente, garotas, amigos e descobertas importantes, como, Papai Noel não existir(isto não é spoiler) acho que não tem criança no meu IG.
E quando começa a perceber e ter a consciência sobre a convivência não tão amorosa e amistosa de seus pais, com culturas completamente diferentes e como isso acaba afetando toda sua vida, enfim melhor parar por aqui, acabou de sair e não quero ser estraga prazer, só posso fazer uma observação, que a coisa ficou muito séria nesta bodega!
Continua em altíssimo nível, parabéns a @intrinseca por trazer esta obra ao Brasil.
Que venha o quinto volume ....logo!