Tempo de Tempestade

Tempo de Tempestade Andrzej Sapkowski

Resenhas -

@tigloko 16/05/2022

Voltando a The Witcher
Mesmo não gostando do desfecho da série, foi bom reencontrar personagens tão cativantes nesse prelúdio. E como me diverti com esse livro. Não lembro de dar risada nos volumes anteriores. Acho que muito pela situação em que Geralt se encontra nesta história: Sendo preso por malversações financeiras. Acusado de super faturar os trabalhos que foi contratado para fazer em Kerack. E depois suas espadas são roubadas, só derrota kkk. Além da parceria com Jaskier que sempre rende momentos bem engraçados.

É claro que quando chegam os momentos de ação, o livro não decepciona. Como sempre naquele ritmo frenético mas que dá para entender o que está se passando nas lutas.

Eu gosto muito dos momentos políticos tanto quanto os momentos de ação em The Witcher, já cansei de falar isso. Mas acho que a história da série se sobressai quando foca nas quests do Geralt. Nos trabalhos que ele faz, nas características dos monstros, os momentos diante do inesperado, coisas de fantasia clássica no geral. E esse livro trouxe um equilíbrio entre esses aspectos de forma mais que positiva.

É uma pena ser o último que faltava para ser lido. Vou sentir falta desse universo.

Luis361 10/10/2023

Harrison Ford is irradiating our testicles with microwave satellite transmissions!
Essa frase descreve perfeitamente a bagunça que esse livro é.
Eu amo The Witcher, a ponto de tatuar algo para sempre me lembrar do carinho que sinto pela franquia, seja referente aos livros, aos três jogos e tudo mais.
Mas como meu querido amigo Lucas definiu, é um livro pro autor pagar a festa de debutante da filha dele.
Lançado anos e anos após o ótimo final da saga, a narrativa do livro se passa na época dos contos dos dois primeiros livros, antes mesmo do conto da Estrige.
Ele é caótico, tenta amarrar diversos acontecimentos e locais em uma única narrativa para resolver o mistério das espadas e no fim, não consegue. Em alguns momentos no meio da pra esquecer qual a motivação inicial de tudo, de tão distante que a trama vai.
Toda hora surge algum personagem mais importante que o anterior e não é feito nada sobre isso, além de colocar o protagonista e personagens já estabelecidos em algumas decisões bem questionáveis que não fazem sentido algum.
Do nada a Nimue aparece??? Bagunça até o final da saga anterior, levantando muitas dúvidas que dificilmente terão resposta.
O último capítulo existe só para localizar esse livro no tempo da franquia, além de fazer referência a uma HQ dos anos 1990 que quase ninguém liga ou leu.
A leitura é válida, mas só como um "extra" razoável.
O Sapkowski já deixou claro que pretende voltar para a franquia, só espero que disso surja algo melhor que esse livro.
Digo e repito, se isso aqui fosse feito no formato de contos e no final um que tentasse amarrar tudo em um desfecho satisfatório, seria perfeito.
QUAL A RAZÃO DE DAR UM NOVO SINAL DE BRUXO PRO GERALT? SE NOS OUTROS LIVROS ANTERIORES, QUE SÃO O "FUTURO" ELE NUNCA USOU, MESMO SENDO MUITO ÚTIL?

Maressa 21/11/2022

Essa história se passa antes do conto da estrige, creio ter sido uma tentativa do autor de tirar um pouco do peso do livro A Senhora do Lago.

Durante a leitura do primeiro livro eu peguei um spoiler de qual seria o final de Geralt e Yen, então eu sabia o que aconteceria, mas não fazia ideia de como... Sinto que isso me influenciou negativamente, e acabei me arrastando pela leitura de Tempo de Tempestade durante meses.

Bit 06/03/2023

De tudo um pouco
É aqui que a jornada de Geralt chega ao fim, um fim e um começo, como o livro nos ensina: o tempo é como a Serpente de Oroboros que morde o próprio rabo, eterno, sem começo e sem fim.

Aventuras infinitas, pessoas e seres dos mais diversos que cruzam seu caminho, um companheiro pra vida, amores e um amor que não acaba, maldições, guerras, monstros, política de reinos, impérios, feiticeiros, preconceitos, atrocidades do ser humano, a natureza pagando o preço, um mundo complexo e muito bem feito, o destino que descobrimos ser nada menos que a esperança, o passado, o presente e o futuro entrelaçados e uma jornada de combater o Mal, a escuridão eterna, - sempre haverá alguém para ser salvo e sempre haverá necessidade de um bruxo; é isto que Geralt nos deixa, durante sua longuíssima jornada que pegamos aqui e ali, fragmentos do tempo.

Brenda Rafaele 31/05/2023

Sentimento de vazio.
Tempo de tempestade é um Prelúdio, fiquei meio perdida até descobrir esse fato.
Em meio a isso, ao leitor é apresentada uma trama em que a todo momento você não sabe o que de fato está acontecendo, as reviravoltas vão acontecendo e em cada núcleo temos uma grata surpresa ao ser surpreendido por um evento novo, por algo que era bem como foi apresentado na primeira vez. Gostei muito desse livro tem muitas aventuras e somos instigados pelo passado de Geralt, porém o meu livro continua sendo A Espada do Destino.
contudo adiante o livro prende pois a escrita do autor continua fantástica, não foi o melhor livro da série, más atendeu minhas expectativas.

Matheus 26/02/2022

Tempo de Tempestade
Os momentos anteriores ao início da verdadeira jornada do bruxo Geralt de Rívia, em que diversas tramas se entrelaçam.

Andre.Gbur 30/09/2022

Leitura deslumbrante
Uma história desconexa da saga principal contando acontecimentos anteriores ao encontro com Ciri e após a separação com Yenefer.

Alan.Simao 03/04/2023

Um bom livro, não achei tão bom quanto os livros da saga principal, mas mesmo assim me agradou bastante.