O Arco-Íris de Feynman

O Arco-Íris de Feynman Leonard Mlodinow

Resenhas - O Arco-Íris de Feynman

erivaldo4680 26/09/2023

Leonard Mlodinow é um jovem estudante que escolheu como formação, a física, influenciado pelos trabalhos de Richard Feynman. Após conseguir seu PhD conseguiu trabalhar perto do seu ídolo na universidade Caltech. Não é um livro sobre Richard Feynman, nem de física, apesar de ter muitos conceitos científicos envolvidos, é um relato de encontros que um jovem físico teve com um experiente cientista. Mas, principalmente, são relatos sobre autodescoberta, de trabalhar com aquilo que te satisfaz mesmo não se tornando famoso ou sendo contra todos. O importante é achar o seu lugar, se sentir feliz fazendo o que gosta e insistir naquilo que lhe satisfaz.

Allisson 13/06/2020

Arco-íris de Feynman
Romance que me surpreendeu,seguindo uma trajetória que não esperar e trazendo um importante aprendizado.

Luh 08/05/2013

O livro seria perfeito, não fosse o título. Ele não é sobre Feynman.

É sobre os primeiros anos da carreira do Mlodinow, no qual ele conviveu com o Murray, o Schwarz e, claro, o Feynman. Ele conta conversas que teve com o Feynman, mas também sobre as incertezas de um físico em início de carreira passando por uma seca intelectual. Além disso, conta sobre o que estava acontecendo com esses outros cientistas, como o Schwarz, por exemplo, que na época ainda não era considerado importante como hoje. ^^ Em meio a tudo isso, ele conta um pouco da história da Física, o que achei bem coerente e interessante.

Tom 22/07/2012

Feynman, o duende no fim do Arco-Íris
Leonard Mlodinow, físico e autor de vários livros de divulgação científica e de roteiros da série Star Trek. Mlodinow foi professor e pesquisador do Caltech e foi nesse período de sua vida que ele conheceu uma das lendas da física moderna: Richard Feynman. O livro conta a sua experiência no instituto. Suas dúvidas, certezas e relacionamento com o mundo da física e com Feynman, desenvolvedor da eletrodinâmica quântica.

É um livro muito bom para se ler em um momento que não se estar certo sobre o futuro. Sobre o que esperar da vida. Ao término da leitura você pode até não encontrar uma resposta definitiva, mas sem dúvida alguma dá um bom direcionamento, pois Feynman concede sua perspectivas que, muitas vezes, são tão diretas que em princípio ferem, mas procuram auxiliar.

Mlodinow, junto com Feynman, mostra em seu livro que a vida é simples como uma linha curva que se estende sobre o céu, após a chuva. E bela.... como um arco-íris.

Natascha 06/01/2011

Opinião
O livro na verdade não é bem sobre o Feynman - é sobre o período que o físico-autor Leonard Mlodinow esteve no Caltech, estudando Física Quântica/Teoria das Cordas, na convivência com Feynman e Murray Gell-Mann.
O livro cita bastante também sobre o físico Murray tanto quanto Feynman - sempre explicando sobre física quântica, mas sem muito aprofundamento, de forma compreensível ao leitor.
Resumindo: o livro conta as experiências, ânsias, medos de Leonard Mlodinow durante o Caltech, quando também descobriu ser apaixonado por escrever, onde veio posteriormente a escrever a série Star Trek e outras.
Lembrando que Murray Gell-Mann, assim como Feynman, também ganhou prêmio Nobel de Física.
Apesar de não focar tanto Feynman, vale a pena a leitura. É um livro que não dá vontade de parar de ler!