O Menino Que Enganou Mengele

O Menino Que Enganou Mengele Michael (Miki) Popik...

Resenhas - O Menino Que Enganou Mengele

@stoppajoao 11/08/2022

Simples e profundo!
História completa sobre o holocausto e superação depois da guerra.

O autor, em sua caminhada de vitória, transmite toda força usada para reconstruir a vida familiar
depois dos traumas de passar pelas torturas dos campos de extermínio do regime nazista.

Ponto positivo: Uma narrativa que envolve muito facilmente qualquer leitor.

Ponto negativo: Por muitas vezes o uso indiscriminado de vírgulas deixa a leitura chata e confusa.

Vivi 26/10/2021

Michel ( Miki) Popik. Ele só tinha 13 anos e muitas atrocidades já aconteciam. Mas tudo era muito escondido . Mas sentiu não muito tempo depois na pele,no coração e na alma a mostruosidade do homem.
Acompanhamos suas perdas, as atrocidades que viu e passou e a sua luta íntima do pós guerra de seguir uma vida profissional e formar sua família. Se chegou a idade que escreveu foi graças a ter enganado Mengele junto ao seu pai. Um livro tão fino mas de um peso que nenhum calhamaço supera. Relatos de suas filhas que só depois de adultas compreenderam as atitudes do jeito de ser do pai. A necessidade de ver fartura para sua família, o excesso de ze-lo e se calar e aceitar trabalhados mesmo que pesados para dar o melhor a sua família mesmo o corpo quase não dando conta. A aceitação de ajuda mesmo com tanta idade para superar os pesadelos.
Leitura triste mas, necessária .
Digo adeus a Miki e mando meu abraço a esse grande homem guerreiro. É uma história realmente emocionante!
?Miki é um menino judeu que nasceu em Levice, na Checoslováquia. ... Logo no início da II Guerra Mundial, em 1939, a Hungria, que era aliada de Hitler, invadiu a Checoslováquia e começou a implantar leis que, gradativamente, restringiam a liberdade da comunicade judaica.

miss_sedated 09/02/2022

História do Holocausto
Miki era uma criança que teve que sobreviver ao Holocausto, Auschwitz e outras tantas coisas
Adorei o livro, chorei em vários momentos. É uma história comovente, revoltante e motivadora.

Hiberson.Donato 07/11/2021

Relato necessário
Em tempos onde vemos estes horrores esquecidos, esta é uma biografia necessária. O livro retrata os horrores e superações de um sobrevivente do holocausto e tira do leitor o grito: NUNCA MAIS! Além disso mostra um pouco do nascimento de Israel moderno e das dificuldades enfrentadas.

Bed of books - @bedofbooks 24/04/2022

Resenha Bed of Books
O Menino que Enganou Mengele, de Michael (Miki) Popik e William L. Simon, traduzido por Maeli Swift, conta a história de um menino (Miki) que sobreviveu ao Holocausto.
Miki tinha 13 anos quando sua cidade foi invadida pelos nazistas, e a partir de então sua vida, antes tranquila e feliz, se tornou um inferno.
Com a ajuda do escritor W. L. Simon, Michael Popik narra as agruras da Segunda Guerra Mundial sob seu ponto de vista adolescente, as torturas que presenciou e sofreu nos campos de concentração por onde passou, as estratégias usadas para sobreviver e sua vida no pós guerra.
Como todo relato de sobreviventes do Holocausto, a história de Miki é trágica e profundamente triste, mas ainda assim necessária. Como ele mesmo disse, "Se esquecermos o passado, a geração atual e as futuras poderão repetir os horrores que a espécie humana é capaz de infligir ao próximo."

Brenda 23/02/2023

Mais um horror da guerra
Que livro espetacular!! Conta a história de um sobrevivente dos campos de concentração com objetividade e com detalhes dos horrores vividos naquele tempo. É simplesmente SURREAL que isso tenha existido e o pior: que até hoje há admiradores.
Como o autor diz: "se esquecermos o passado, a geração atual e as futuras poderão repetir os horrores que a espécie humana é capaz de infligir ao próximo. Numa escala menor, essas tragédias ainda se repetem todos os dias, em diversas partes do mundo"

Pelo jeito, não aprendemos tanto assim

Flor5 22/05/2021

Miki foi um garoto muito corajoso e forte. Sua história é muito comovente e sua força para retomar a vida é surpreendente.

Bina 28/12/2021

Que história
Histórias a respeito de sobreviventes do holocausto sempre são muito impactantes. A história de Miki não seria diferente, de uma leitura fácil (mesmo com os horrores dos acontecimentos com ele) você não consegue parar de ler até saber o final do livro onde tudo teoricamente fica bem para uma pessoa que sofreu e superou tudo o que aconteceu de pior em sua vida.

Adri Crivelaro 05/02/2022

Já li vários livros sobre a segunda guerra, especialmente o holocausto e não tem um deles que não tenha trazido uma forma diferente de maldade realizada pelos nazistas/facistas. É triste demais saber que seres humanos são capazes de coisas tão horríveis.
São histórias para serem lidas e nunca mais repetidas.

Stefania Matinha 14/02/2022

Durante e pós guerra
Alguns meses participando daquela vida cheia de crueldade proporcionada pelos nazistas, pareceu uma eternidade. Fome, medo e desespero... Solidão! Separado da família ele precisou lutar para continuar vivendo.
Com o fim da guerra, as coisas continuaram difíceis na vida dos sobreviventes. Sem família e sem lugar para morar, Miki precisou sair em busca de qualquer tipo de trabalho para se sustentar. Casou, teve filhas, e descobriu que o preconceito existe em todos os lugares. Velados ou não, o preconceito estava presente. O antisemitismo o obrigava a manter uma importante parte da sua vida escondida.
Embora tenha perdido seus estudos, sua infância e juventude por causa da guerra, conseguiu aprender muitos ofícios, foi bem sucedido no trabalho e proporcionou felicidade e uma vida digna a sua nova família.
Uma linda história de superação!

Juliana.Medeiros 07/03/2022

O livro conta a historia de Miki? e ele passou por cada coisa e msm sendo tao jovem na epoca ele conseguiu passar por tudo.

Carolline 04/09/2022

Como sempre, quando se fala em Auschwitz, muito sofrimento, tristeza, falta de respeito e de amor, intolerância e ao mesmo tempo linda história de superação, de luta pela sobrevivência, superação do passado e de reconstrução. Leitura rápida com escrita simples e envolvente.

Ednaldo.Samuel 12/12/2022

A história de Miki Popik é muito envolvente.
O menino que enganou Mengele é livro curto, que relata os horrores vivido por Polik no campo de concentração. Nele o autor descreve diversas barbáries que aconteciam frequentemente.
Além disso, o livro também mostra um pouco da história de superação de Miki Popik.
Uma leitura rápida, envolvente, difícil e necessária.

Maria7609 09/01/2023

O Menino Que enganou Mengele
?Nota: 4,5??

?Protagonista: Mikki Popik

?Sinopse: Mikki era mais um garoto feliz na Chekslovakia até o começo da Segunda Guerra Mundial, quando ele e sua família tiveram suas casas, bens, amigos, nomes e vidas arrancados. Em inúmeros campos de concentração o menino de apenas 13 anos viu cada uma das pessoas que amava morrer. Nesse livro acompanhamos o trágico relato do sobrevivente durante os anos de Holocausto e como ele conseguiu suportar a dor psicológica e física para continuar sua vida.

?Impressões: Além de realmente me interessar pelos anos da Segunda Guerra, sinto que é uma necessidade e um dever ler os relatos sofridos dos sobreviventes dessa época, que sem dúvidas a pior marca na história. A cada página eu queria desacreditar no que Mikki vivenciou. É cruelmente desumano. Mas a superação, construção de uma família, um futuro e a força em descrever as atrocidades do Holocausto são inspiradoras. Recomendo!

?Idade Indicativa: +14