As Três Marias

As Três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

Araujo20 29/03/2024

Três destinos
Essa história de Rachel me pegou bem mais que O quinze. Me impressionou pela simplicidade da narrativa e pela profundidade das reflexões. Três jovens que têm seus destinos ?brevemente? cruzados, mas que são tão naturalmente diferentes. Diferentes e amigas?
Uma narrativa sobre o destino de várias mulheres, suas relações e escolhas (e muitas vezes a falta delas).

Paula 14/03/2024

As três Marias
O livro possui influências da história biográfica da autora com alguns elementos ficcionais elaborando o enredo. Marquei algumas partes do livro, especialmente aquelas em que Rachel de Queiroz fala sobre o cotidiano das mulheres, questionando-o sem se prolongar, conseguindo misturar frieza, racionalidade e poética aos sentimentos.

Beatriz 10/03/2024

Do ? #$%!&
Achei do ? #$%!& , eu li pra faculdade pra ser mais exata, leitura obrigatória e etc, e foi meu primeiro contato real com literatura classica brasileira, já havia tentando ler outros livros mas não consegui e esse eu gostei do começo ao fim, é a definição de female rage! eu adorei! recomendo! a escrita é fácil, dá pra compreender tudo, enfim aí maravilhoso, só tem alguns problematizas, o que seria óbvio, mas tirando isso eu adorei a obra e recomendo!

esse livro foi definitivamente escrito por uma mulher que sabia EXATAMENTE o que estava querendo passar para outras mulheres

Amanda2041 07/03/2024

É um livro muito falado. Eu acho que não me adaptei bem a leitura e acabei não aproveitando bem.
Achei que as coisas aconteceram rápido demais - as mudanças.
Mas sem dúvidas ele tem sua importância na literatura.

marielensantanna 02/03/2024

Resenha As três Marias
Primeiro livro dessa autora, e me apaixonei pela escrita. É um livro muito bonito, que trata questões profundas de maneiras poéticas

@Matcholo 01/03/2024

O livro é tão bom que eu devorei ele kkk eu já sou um grande fã de Rachel de Queiroz, mas esse livro me pegou de jeito pela potência e pedrada que ele é. Acredito que seja uma obra obrigatória para todo brasileiro, e dos que li dela é o mais sentimental e introspectivo (talvez pelo fato de ser em primeira pessoa) mas me levou a pensar e questionar uma infinidade de temas que por vezes são tudo como banais, recomendo demais essa leitura, é cedo para falar já sinto gosto de uma das melhores do ano, com certeza um livro que marcou minha vida de leitor, leiam.

GabrielTh 24/02/2024

Clássico
Escrita simples e direta. Personagens profundos e bem dileneados entre si. Passeio pelo mapa do Brasil. Lingua portuguesa atemporal fácil de entender. Baita livro leve para se ler.
@Matcholo 29/02/2024minha estante
Estou lendo e amando esse

Giully 21/02/2024

Vendo outras resenhas daqui, considero que esse é um livro pra quem tem um coração, uma alma mais sensível ao mundo e PENSA sobre a vida, sentindo o turbilhão de emoções que vem disso.
é daqueles livros em que a gente não encontra respostas, mas encontra o conforto da semelhança, a paz desesperadora de não estar sozinho na tristeza, na inconformidade com a vida.
aos que têm medo,
aos que sentem-se sozinhos,
aos que esperam algo além do que podem ver,
aos que não entendem como a vida pode ser tão dolorida.
Larissia.Bezerra 21/02/2024minha estante
Me convenceu a ler ?

Larissia.Bezerra 21/02/2024minha estante
Quais gatilhos?

@Matcholo 29/02/2024minha estante
Comecei ontem e estou gostando demais

Kamille41 17/02/2024

Leitura muito rápida. Escrita bonita, palavreado bonito de um português que me bateu como de um(a) brasileiro(a) intrinsecamente brasileiro(a), sabe? Um jeito de falar típico de uma pessoa que sente, que tá entendendo a vida, ou mais se confundindo, se perdendo, se surpreendendo, ou ficando deprimido, enquanto a vive.
Gostei muito da escrita da Raquel, em momentos específicos do livro.

História fácil e rápida de ler.
3 meninas criadas no mesmo lugar, com a mesma base de ensinamentos e de princípios, e de religião, que mesmo assim podem ter personalidades e tomar sentidos na vida de formas diferentes entre elas.
Comecei ontem, bom demais

Adri.RMonteiro 09/02/2024

A história conta um pouco sobre três meninas que se encontraram num internato e compartilharam parte da infância e da adolescência: Maria Augusta (narradora), Maria da Glória e Maria José. Eram tão grudadas que uma das freiras chamou elas de Três Marias - comparando com as estrelas. Rachel aborda questões relacionadas a relacionamentos, dando ênfase ao amadurecimento de cada uma. Por vezes a fala da Guta parece ser da própria Rachel, contestando a sociedade, a postura das mulheres e a religiosidade.

A história tem muitas pontas soltas, principalmente na transição da adolescência para a vida adulta (como foi a saída do convento?).

Leiturascomthays 14/01/2024

Que leitura sensacional, uma obra prima rica em detalhes que conta a história de 3 amigas que se conheceram no internato e a vida de ambas foram completamente diferente uma da outra. Vale demais a leitura ??

José Ricardo 07/01/2024

Três
Neste livro, publicado em 1939, a escritora cearense Rachel de Queiroz traça o perfil de três mulheres: Maria Augusta (Guta), Maria José e Maria da Glória.

Elas se conhecem em um colégio interno, de orientação confessional católica, e aos poucos vão construindo uma sólida amizade que avançará pelos anos.

Apesar de dar mais destaque à narradora Guta (considerada uma espécie de alter-ego da autora), o romance vai deslindando também a personalidade das outras duas protagonistas e mostrando seus intrelaçados destinos.

Temas que continuam polêmicos nos dias hoje são retratados no livro. Porém, com uma leveza enorme e uma linguagem enxuta, própria do que se convencionou chamar, na história da literatura, de "Romance de 30".

Confesso que no início a leitura rendeu mais. Porém, mesmo com uma queda narrativa no final da história, saí dela com a impressão de ter lido um bom livro.

lsbelini 30/12/2023

Não me inspirou
O livro inicia sua narrativa no colégio interno em que vive as três Marias, e basicamente conta a história dessas e das outras meninas que lá vivem. É basicamente um livro de fofocas e é bem divertido e interessante saber como as meninas viviam e suas preocupações nos anos de 1920. Embora sejam preocupações ultrapassadas hoje em dia.

Depois o livro dá um pulo para a idade adulta e só fala basicamente de uma Maria. E aqui, o livro perdeu a graça para mim e nem o título do mesmo faz mais sentido. E o achei ainda mais obsoleto, com preocupações das mulheres com virgindade, de ser solteirona etc.
É engraçado que leio obras mais antigas, como Jane Austen, e não acho as personagens ultrapassadas.... Então, embora no começo do livro há um prefácio falando que Rachel de Queiroz era feminista (embora ele sempre falasse que não), eu concordo com você Rachel. Você não é feminista, e suas protagonistas não me inspiram em nada.
Adri.RMonteiro 09/02/2024minha estante
A história é cheia de pontas soltas.

lsbelini 10/02/2024minha estante
Nem o título faz mais sentido...

Henrique 29/12/2023

Meninas de convento
A história se passa entre três amigas que vivem num convento. Ali elas compartilham uma intensa amizade, dividindo seus sonhos, medos e desejos umas com as outras.

Rachel tem uma escrita agradável de ler, traz reflexões interessantes ao longo da narrativa. Muitos acreditam que a personagem principal não seria a própria Rachel, em uma obra quase autobiográfica.

Gostei bastante, recomendo a quem busca uma leitura entre autoras femininas clássicas nacionais.